Wilka Paiva se torna uma instrutora ‘de mão cheia’ na internet

19 abril 2020 |



Usar a sabedoria conquistada em benefício de outrem. Que ser humano! Assim, como uns e outros cidadãos, a Gestora de RH, Wilka de Lima Oliveira Paiva, 36 anos, dedica boa parte do seu tempo. Criou o canal Foco no Concurso, no YouTube, e, mesmo sem ser professora por formação, ainda, instrui seus seguidores acerca de vários assuntos que caem em provas de concursos. Ela é, sem dúvidas, a salvação para muita gente!

Conhecida como Wilka Paiva, apenas, é casada, mãe de um filho com 14 anos e residente em Queimados, na Baixada Fluminense, fez MBA Executivo com Gestão de Produção e Qualidade e, assim, segue gerindo seu cotidiano com foco em auxiliar pessoas que nem conhece. Tudo pelo prazer em ser útil. 

Em entrevista exclusiva ao CULTURA VIVA, Wilka comenta suas experiências de vida e por que assumiu esse posto de instrutora, que lhe garante sucesso na web.

Acompanhe o bate papo!

CULTURA VIVA: O que te levou a cursar Gestão de RH? 
WILKA PAIVA: Eu resolvi cursar Gestão de RH porque sempre adorei incentivar e motivar as pessoas. Pensava em usar essa minha vontade nas empresas que, por ventura, viesse a trabalhar.

CULTURA VIVA: Como analisa esse mercado de trabalho? O campo, em Gestão de RH, é amplo?
 
W.P.: Acho um mercado muito fechado. Com o tempo, percebi que não foi uma boa escolha.  As empresas exigiam a experiência que um recém-formado não possui e não consegui atuar na função.

C.V.: Se não fosse gestora em RH, qual outra profissão optaria?
 
W.P.: Nunca soube muito qual profissão seguir, gosto de muitas coisas e, a principal, é ajudar as pessoas. No momento estou cursando Pedagogia para ampliar meus conhecimentos e aprender técnicas de ensino as quais serão aplicadas em meu canal.

C.V.: Em que momento de sua vida começou a se dedicar a concursos? Via ali seu
futuro? 
W.P.: Nunca almejei o serviço público, só queria trabalhar, não importava onde. Foi o meu esposo que, de certa forma, me apresentou a esse mundo, já que desde que o conheci ele já fazia provas. Porém, sem qualquer confiança em si (o maior erro dos concurseiros: falta de autoconfiança). Por perceber nele um grande potencial, passei a incentivá-lo, muitas vezes estudando junto, falando sempre que ele era capaz de conseguir e estudando através de questões de provas da banca. Assim ele obteve a sua primeira aprovação. Depois que meu esposo se tornou servidor público, percebi a importância da estabilidade funcional, poder dormir e acordar com a certeza de não ser demitida a qualquer momento. Nunca foi um sonho, para mim, mas passou a ser uma necessidade.

                                                    *Wilka Paiva em família

C.V.: Você tem um canal no YouTube chamado Foco no Concurso que ajuda muita gente a se preparar para diversas provas. De onde veio essa ideia?
 
W.P.: Eu já estava cansada de tentar, pensando em desistir de buscar a tal estabilidade. Até que, um dia, fui demitida do emprego. Uns meses após o ocorrido foi lançado o edital para o concurso do Município de São João de Meriti, em 2018. Então, resolvi fazer minha inscrição. Senti muita dificuldade para encontrar materiais voltados para o certame em vigência. Buscando no YouTube, encontrei um canal pequeno de um rapaz que fazia a leitura da Lei Orgânica do Município. Foi a partir daí que tive a ideia de criar meu canal para ajudar a mim e as outras pessoas. Com o canal eu tinha que ter responsabilidade de postar materiais, semanalmente, e, com isso, eu ia estudando, montando questões sobre a lei e outras matérias. Fiquei surpresa em vir o carinho e incentivo das pessoas que me seguiam e que ainda me seguem. Nunca imaginei que pudesse juntar mais de 30.000 inscritos.


C.V.: Qual sua expectativa a longo prazo com este canal?
 
W.P.: Atingir o maior número de inscritos e se tornar um grande ponto de apoio para os concurseiros.  Com o crescimento do canal, quero investir na qualidade de apresentação das minhas videoaulas e, assim, contribuir ainda mais para o sucesso de cada um dos meus “corujinhas”, como carinhosamente chamo meus seguidores. O meu maior prazer é saber que faço parte da vitória de cada um deles, e olha que já temos bastantes conquistas.

                  *Logo do Canal Foco no Concurso, de Wilka Paiva

C.V.: Pelo tempo que já atua como orientadora por este canal e por suas experiências em concurso, o que falta no concurseiro para alcançar seu objetivo?
 
W.P.: Estudar de maneira correta, deixar de perder tempo com assuntos que não caem na prova. Acredite, a grande maioria nem lê o edital do concurso. Outro ponto importante, é conseguir provas anteriores para “treinar” a forma e os assuntos que são mais cobrados pela banca do certame, realizando exercícios de fixação similares.  Caso isso não seja possível, optar por estudar através de questões de outros organizadores, sempre norteado pelo edital. Evite consultar vários materiais envolvendo o mesmo tema, pois isso pode gerar muita confusão no entendimento.  Recomendo a busca de um só conteúdo em que a leitura seja mais objetiva e de fácil compreensão. Autoconfiança e tranquilidade são fundamentais para o sucesso.  Por isso, eu exploro também a área motivacional, trazendo, no final de cada videoaula, uma frase de reflexão para estimular o aluno a não desistir perante as adversidades. Lembre-se de que os erros são essenciais para o triunfo.

C.V.: E quantos concursos você já fez? Qual o que mais te deu trabalho?
 
W.P.: Já perdi as contas, foram muitos! (risos). Sentia muita dificuldade em todos. Ficava muito nervosa na hora da prova, isso dificultava bastante. O mais engraçado é que eu incentivava o meu marido (e funcionou!), mas eu não me achava capaz.  Cheguei a pensar que ser servidora pública não faria parte da minha história de vida. Foi quando eu percebi que o maior segredo estava em acreditar na minha capacidade, manter uma rotina de estudos sem intervalos entre um concurso e outro.

C.V.: Dos que já fez conseguiu aprovação em quantos? Considera bom esse resultado?
 
W.P.: De 2018 até agora fiz alguns e fui classificada em apenas um deles. O resultado, para mim, é bom, tenho que valorizar minhas conquistas. Concurso Público não é um termômetro de inteligência, é um teste de superação.

C.V.: Que dica de estudo você pode deixar para os concurseiros?
W.P.: Façam exercícios diariamente focados na banca do concurso. Quando isso não for possível, estudem através de questões de provas anteriores de outras bancas. Crie uma rotina e encare os estudos como um emprego, mantenha um compromisso diário. Lembre-se de que muitas horas de estudos por dia não é garantia de sucesso.  O foco em pouco tempo pode ser mais eficaz. E não esqueça que um boa noite de sono antes da prova ajuda bastante.

C.V.: Onde o público pode te encontrar nas redes sociais? 
W.P.: No YouTube, Canal Foco no Concurso; em nossa página e grupo de estudos no facebook onde trocamos conhecimentos, através dos links: https://www.youtube.com/channel/UCjNgKYyMKlJlbWKDQ5wZcGQ (*Youtube),

Fotos: Arquivo pessoal de Wilka Paiva

0 comentários: