'O Campo e a Cidade' nas plataformas digitais

24 agosto 2020 |

 


No próximo dia 28, chega às plataformas digitais  "O Campo e a Cidade" a  mais recente canção do cantor, compositor e instrumentista  Ronaldo Barcellos - um dos maiores hitmakers da música brasileira. Sem exageros mesmo porque  fica até  difícil  mencionar algum dos grandes artistas nacionais que não gravaram pelo menos uma de suas músicas. De Tim Maia, Simonal, Elza Soares, Alcione, Emílio Santiago, Maria Rita, Zeca Pagodinho, Diogo Nogueira, Xande de Pilares, Cláudio Zolli, Arlindo Cruz, Fundo de Quintal, dezenas de grupos de samba, e até Julio Iglesias. Isso sem falar nos incontáveis temas que embalaram romances nas trilhas sonoras de novelas e  estrondosos sucessos gravados por diversos artistas como, por exemplo, "A namoradeira". Também vale registrar sua luxuosa participação  em "Iracema, a virgem dos lábios de mel", samba de enredo da Beija-Flor que faturou o "Estandarte de Ouro".

 

"O campo e a cidade", composta em parceria com Luiz Cláudio Picolé, é uma toada romântica, brejeira que remete ao encantamento com as coisas simples da vida. "- Quando Picolé me mostrou a melodia, revisitei a pacata adolescência, a praça, o coreto, a pequena lavoura, a banda, a igreja e os riachos de Imbariê...Impossível não lembrar da primeira namorada...Quando parei pra escrever, a letra parecia pronta. Organizei as palavras que traziam lembranças à mente como se fossem vídeos da alma. É uma das composições mais gratificantes que pude compor, retratando a rara beleza e o deslumbramento com as coisas simples da vida. Primeiro amor, banho de rio, fruta no pé, pular fogueira, brincar na chuva, rolar na grama ou contar estrelas", resume Barcellos

 

Interpretada pelo autor, a música ganhou arranjo  de Luiz Flávio Alcofra (violão e viola de 6) e a participação dos músicos Kiko Horta (sanfona), Tutuca Borba (tecladista "do Rei), Ivan Machado (contrabaixo), e  os vocais de Sarinha e Jussara Lourenço (as irmãs que fizeram parte do "Trio Ternura" original).

 

Resumo biográfico

 

Ronaldo Barcellos tocou trompete e cantou na noite dos 12 aos 25 anos,  estudou música na Assembleia de Deus de Imbariê, na Escola Nacional de Música da UFRJ e no curso de harmonia do maestro Guerra Peixe. Atuou como trompetista nos conjuntos de baile Lincoln Olivetti, Lafayette, O Rancho, Os Devaneios... Formado em jornalismo pela UniverCidade em 2006, pai de 4 filhos (três deles sócios no grupo "Ronaldo e os Barcellos", que teve sucesso no final da década de 90 com a música "Feliz Aniversário" ). Barcellos  também trabalhou como vocalista de inúmeros espetáculos e artistas famosos como Gilberto Gil, Roberto Carlos, Raul Seixas, Sergio Mendes, Glória Estefan, Julio Iglesias, Milton Nascimento Maria Bethânia, Chitãozinho e Xororó, Gal Costa, Alcione, Marina, Barão Vermelho e  Lulu Santos,  entre outros. 

 

Só para recordar alguns dos hits do compositor, que teve sucessos nacionais e em gravações internacionais: "Black Coco" (Ronaldo Barcellos/Lincoln Olivetti - trilha de "Te contei"), "Kitch zona sul" (Robson Jorge/Ronaldo B - trilha de "Dancing`Days), "Eva" (Ronaldo B./Robson Jorge/L.Olivetti - trilha "Elas por Elas"), "Lindo amanhecer" (Ronaldo B./L.Olivetti - Trilha "O pulo do gato"), "Cada um, Cada Um (A namoradeira - Ronaldo Barcellos - várias gravações), "Amei você" (Robson Jorge/Ronaldo B. , gravada pela Fat Family) , "Cilada" e "Paparico" (ambas em parceria com Délcio Luiz e gravadas pelo Grupo Molejo) e "Marrom Bombom" (também com Délcio Luiz, gravada pelo grupo Os Morenos), dentre centenas de outros sucessos. 

 

Foto: Anderson Matta

 


0 comentários: