5ª edição da MAX, realizada pela primeira vez em formato virtual, bate recorde de participantes

20 novembro 2020 |

 


5ª edição da MAX – Minas Gerais Audiovisual Expo, realizada entre os últimos dias 16 e 19 de novembro, teve número recorde de projetos audiovisuais inscritos para as Rodadas de Negócios e de participantes das palestras. O evento, inteiramente on-line e gratuito, foi realizado pelo Sebrae Minas, Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

A MAX 2020 teve 1265 pessoas inscritas na programação de conteúdo, que ofereceu 15 horas de debates com a participação de quase 50 convidados de destaque. A curadoria foi feita pela BRAVI - Brasil Audiovisual Independente, associação que reúne 670 empresas produtoras do país. O gerente de projetos da entidade, Lucas Soussumi, que está à frente da programação desde a primeira edição, em 2016, acredita que, neste ano, foram superadas as expectativas.

“Hoje a MAX é uma das protagonistas nas ações de mercado voltadas para as produções brasileiras independentes e acredito que essa tenha sido a melhor de todas as edições. Tivemos colaboradores de altíssimo nível e, por ser totalmente virtual, conseguimos internacionalizar o evento e trazer pessoas muito importantes do mercado global. Esses palestrantes deram verdadeiros shows e trouxeram novas visões e possibilidades para a produção audiovisual brasileira”, declara Lucas.

Entre os convidados estrangeiros de destaque, estavam Maurício Kotait, vice-presidente sênior e gerente geral da ViacomCBS, o produtor executivo da Dynamo, Diego Ramirez Schrempp e o vice-presidente sênior da inglesa DUBIT, DavidKleeman. Além disso, um painel exclusivo sobre o mercado chinês trouxe representantes do governo do país e de empresas chinesas de conteúdo e games.

Vale destacar ainda, entre as dezenas de nomes dos audiovisual brasileiro, a participação comemorada de Luis Carlos Barreto. Aos 92 anos, um dos diretores mais premiados do país, com mais de cinquenta filmes no currículo, ofereceu uma aula sobre a história do cinema no país e declarou seu otimismo sobre a recuperação e o crescimento da produção brasileira.

 

Rodadas de Negócios


A programação de negócios da MAX teve participações de 37 players de destaque nos mercados nacional e internacional, entre eles, distribuidoras, canais de TV paga e TV aberta, plataformas de vídeoondemand, agregadores e produtoras.

As empresas realizaram, ao todo, 342 reuniões virtuais com produtores independentes, para conhecer melhor os projetos que foram previamente selecionados. A expectativa de geração de negócios,a partir dos encontros, chega de R$ 427 milhões.

Em 2020, a MAX recebeu um número recorde de projetos inscritos para as Rodadas: foram 741, de 14 estados, o que representa um crescimento de 55% em relação à última edição. Foram selecionados para os encontros 279 propostas de 170 produtoras de todo o país. “Mesmo em um formato virtual, a Rodada de Negócios da MAX cumpriu o seu objetivo de gerar oportunidades de negócios e ampliar o network e a aproximação entre grandes players do audiovisual com pequenos produtores. Esperamos que o encontro seja o pontapé inicial para a retomada desses negócios no mercado”, explica a gerente da Unidade de Indústria, Comércio e Serviços do Sebrae Minas, Márcia Valéria Machado.

Para o curador, Lucas Soussumi, os resultados alcançados dificilmente seriam atingidos em um evento presencial e há muitas chances concretas de viabilizar as produções. “Tivemos a participação de grandes players como Amazon, Netflix, Warnes Bros, Viacom, Discovery, GNT, Mais Tela e canais Globo e muitos outros. Plataformas com possibilidade em investir, grandes produtoras como a Boutique Filmes e a Academia Filmes, que estão dispostas a fazer coproduções com os independentes e também distribuidoras como a Boulevard, Pandora, Vitrine e Olhar. Cobrimos todo o ciclo de produção – produzir, vender, distribuir e exibir”, explica Lucas.

 

Pitching


Uma das atividades mais concorridas da MAX foram as sessões de pitching, em que os produtores têm apenas sete minutos para apresentar seus projetos a uma banca de players interessados. Foram selecionados 12 projetos, quatro para cada uma das categorias: ficção, documentário e conteúdo infantil.

Este ano, a MAX recebeu ao todo 459 inscrições de propostas, o que representa um aumento de 58,8% em relação a 2018, quando foram inscritos 289 projetos. Eles vieram de seis estados: Minas Gerais (3), Rio de Janeiro (3), São Paulo (2), Bahia (2), Espírito Santo (1) e Santa Catarina (1). Em 2020, se destacou a participação feminina entre os representantes dos projetos, com oito mulheres e quatro homens.

“As sessões foram muito interessantes com os pitchings gravados previamente e as dúvidas e questionamentos feitos ao vivo. Temos grandes expectativas pelos resultados pós-rodadas e estamos na torcida para que a MAX tenha cumprido seu papel no fomento a novas produções e na difusão de conteúdos prontos, mas que precisam ter seu lugar nas telas para gerar novas receitas para a indústria, novos empregos e uma nova representatividade do Brasil no mercado global”, finaliza Soussumi.

A MAX 2020 se provou novamente como um importante espaço para reflexão e caminho para viabilizar a produção, coprodução e distribuição de projetos. Os participantes receberão certificados e todas as palestras e painéis ficarão disponíveis por um mês no sitewww.max2020.com.br.

Minas Gerais Audiovisual Expo – MAX 2020
www.max2020.com.br

Foto: Divulgação


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