Bruna Lucchesi lança 'Energia Solar', composição inédita de Paulo Leminski

26 março 2021 |

 


A cantora, compositora e instrumentista curitibana Bruna Lucchesi lança na segunda feira, 29 de março, aniversário de Curitiba, o single e o clipe de “Energia Solar”, uma composição inédita do poeta, romancista, tradutor, compositor, biógrafo e ensaísta Paulo Leminski, conterrâneo de Bruna, que já foi gravado por nomes como Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Arnaldo Antunes e Itamar Assumpção. Link do vídeo, que vai estar público dia 29 de março:  https://youtu.be/a7sKGCWGFoA



A escolha da faixa aconteceu quando Bruna ganhou o Songbook do Paulo Leminski de presente de aniversário da Estrela Leminski e do Téo Ruiz, viu Energia Solar e não encontrou nenhuma gravação disponível na web, decidiu fazer sua versão e mostrá-la à Estrela.  



 

“Um ano depois, em agosto de 2019, Estrela me ligou me convidando para tocar a mesma canção na edição comemorativa do Sofar Sounds Curitiba pelos 75 anos do Leminski. Eu abri o show, que era um grande encontro dos amigos e parceiros do poeta, cantando e tocando esta canção”, conta Bruna. Alguns meses depois gravou “Energia Solar” em um vídeo da websérie Estufa Sessions no YouTube, e após o lançamento, o produtor Ivan Gomes viu e a incentivou a gravar o tema e lançá-lo como single. 



Ivan Gomes encabeçou a produção “O processo todo foi muito fácil e divertido. Desenvolvemos o arranjo dela juntos e chamamos o Vitor Wutzki para gravar a guitarra. Gravamos a parte instrumental ao longo de um dia de trabalho com ele num clima meio "folk lóki". Ficamos dando risada depois porque nos demos conta que ele gravou a guitarra principal em dois takes e depois fez mais uns 10 takes só de microfonia, o que é perfeito porque nós três temos um carinho especial por esse tipo de "ruído". Acabou que ficou fosforescente e radioativo, do jeitinho que o Leminski descreve na canção”, fala a cantora sobre o processo de gravação. 



O single vem acompanhado de um videoclipe dirigido por Amabile Barel. A inspiração das imagens partiu da capa do single, elaborada pela artista visual Gio Soifer. “Foram feitas imagens da gravação e depois criamos algumas outras texturas explorando a ideia da simplicidade de amar como uma criança que brinca com os raios de sol.”



Sobre Bruna Lucchesi

 


Bruna Lucchesi, 30 anos, é uma boa surpresa para os ouvidos contemporâneos. Seu primeiro EP solo “Blär” (2019, Independente) - título extraído de um dos jeitos de escrever o apelido dela, os outros são Blurs, Blãr e Blur - faz um apanhado de quatro faixas delicadamente costuradas como uma colcha de retalhos. Cada uma revela uma personalidade única, sem repetições de fórmulas.

Bruna Lucchesi é um talento que veio de Curitiba e escolheu São Paulo como base depois de cursar Música Popular na UNICAMP, orientada pela professora Regina Machado, e concluir o curso de mestrado na Berklee College of Music (Valência, ES). Durante dois anos (2012 a 2014) fez parte do grupo de pesquisa dirigido pelo cantor, compositor e pesquisador São Yantó (que antes assinava como Lineker), que deu origem ao coletivo NUA.

Lançou álbuns com bandas como Telecoteco (2014) e o Yanay (2016). Fez shows em cidades de Minas, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e pela Europa. Nos Estados Unidos, foi selecionada para representar o Brasil no One Beat, programa de residência musical baseado em Nova Iorque que reuniu 20 artistas de diferentes países para 20 dias de criação coletiva.

No show, a voz de Lucchesi atravessa o ouvinte por meio da sensibilidade. Explorando narrativas e identidades, ela cria um universo intimista que conecta voz, guitarra e público. Com canções que partem do coração e uma performance visceral, a cantora conduz uma experiência que instiga e emociona. Cores de Bruna Lucchesi, uma explosão de cores.



Paulo Leminski

 


Nasceu em Curitiba. Foi poeta, romancista, tradutor, compositor, biógrafo e ensaísta - além de faixa preta de judô. É autor de Caprichos e relaxos e Catatau, entre outros. Teve composições gravadas por artistas como Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Arnaldo Antunes e Itamar Assumpção. Em 2013, a Companhia das Letras publicou Toda poesia, uma reunião de sua obra poética completa.




FICHA TÉCNICA DA FAIXA “ESTRELA SOLAR”



Voz - Bruna Lucchesi

Guitarra - Vitor Wutzki 

Baixo, Bateria, Gravação e Produção Musical - Ivan Gomes 



Composição - Paulo Leminski 



Captação de vídeo e direção - Amabile Barel 

Edição de Vídeo - Rafaela Soli



Mixagem - Murilo Gil 

Masterização - Arthur Joly



Capa e Design - Gio Soifer 

 

Fotos: Divulgação


0 comentários: