Marlon Abboud e a experiência que semeia qualidade de vida

03 julho 2021 |

 


Sem preguiça, sem desânimo... Xô, moleza! Coragem para a qualidade de vida! Esse deve ser o dever de cada ser humano: cuidar do corpo e da alimentação, pois, assim, a mente e tudo no cotidiano será equilibrado. Claro que, cada um, dentro do seu limite e das metas propostas porque, como dizia o personagem Paulo Cintura da inesquecível “Escolinha do Professor Raimundo”, da Rede Globo, nos Anos 90, “saúde é o que interessa, o resto não tem pressa”.


 Seguindo esse lema, o Personal Trainer Marlon Abboud – o mineiro mais baiano que existe! – pautou a sua vida e levou para a carreira profissional. Com o ofício ele ajuda muita gente a chegar no peso ideal e num novo patamar: da consciência de que se cuidar é o melhor remédio. 


Em entrevista exclusiva ao CULTURA VIVA, ele falou de sua experiência e deu dicas valiosas.


 Acompanhe!

 

 

CULTURA VIVA: Há quanto tempo atua como Personal Trainer e o que o inspirou a seguir carreira?

MARLON ABBOUD: Me formei há 15 anos e, desde que entrei para a faculdade, já atuava na área como estagiário e aulas coletivas, como Spinning, Jump, etc., em academia. Carrego um trauma de infância em que, infelizmente, não me deixavam fazer as aulas de Educação Física escolar, pois tinha sobrepeso. Me recordo em uma situação durante as aulas da disciplina em que fui excluído do time de futebol por não ter preparo suficiente para o jogo. Foi a partir dessa situação o meu maior desafio. Precisei me superar nas questões técnicas, físicas e didáticas. 

 

C.V.: Como analisa o estudo da Educação Física nos Anos 80 e 90 se comparado com o de hoje, frente às novas exigências da pessoa moderna?

M.A.: Muita coisa mudou! Primeiramente, o número de faculdades de Educação Física. Além de poucas opções, o curso não era valorizado e as pessoas, em sua maioria, não valorizavam o curso e o estudo. Hoje em dia as pessoas estão mais conscientes e preocupadas com a saúde, qualidade de vida e bem-estar físico e mental.

 

C.V.: Exercício físico deve ser praticado todos os dias ou o correto é separar alguns dias da semana para descansar o corpo?

M.A.: O descanso é importante sim, porém, ele vai variar com o objetivo final do exercício físico. Se for uma prática de alto rendimento é fundamental que haja o descanso, mas se for uma prática esportiva recreativa ou um esporte de lazer com a intensidade baixa, não há problemas para que seja realizada todos os dias. O mais importante é a busca pela orientação de um profissional qualificado.

 

C.V.: No dia em que a pessoa vai praticar exercício físico como deve ser sua alimentação, geralmente?

M.A.: É importante um equilíbrio na alimentação. Fazer a ingestão de alimentos leves e saudáveis de 30 a 40 minutos antes de qualquer exercício. Além disso, o mais importante é a ingestão de água! 

 

C.V.: Para quem começa a praticar exercícios com você, qual é a primeira orientação que passa para seu aluno?

M.A.: A avaliação é fundamental para que eu possa conhecer melhor meus alunos. Por ela eu consigo verificar os objetivos e as objeções de todos os alunos. Além disso, eu sempre tenho todo cuidado com a execução correta do movimento e a sobrecarga em cada exercício.

 


 

C.V.: Cite alguns locais (externos ou internos) em que o exercício flui melhor? Há recomendações para isso?

M.A.: Particularmente, eu gosto de exercícios em lugares abertos em parques, praia, praças, etc. Acredito que o contato com a natureza proporciona a melhora do bem-estar e da qualidade de vida. Sempre que o treinamento for realizado em academia, é fundamental a ajuda do professor, especialmente aos alunos novatos para a regulagem dos equipamentos.

 

C.V.: Qual o segredo para quem deseja levar uma vida realmente saudável?

M.A.: Não perder o foco e ser disciplinado.


 

C.V.: Em sua opinião, a qualidade de vida inclui uma vida baseada em exercícios e alimentação saudável, e mais o quê?

M.A.: Sem sobra de dúvidas! A qualidade de vida, saúde e bem-estar físico e mental está ligado diretamente à atividade física. Especialmente, durante essa pandemia. Conheço inúmeros casos de pessoas em que a atividade física mudou a vida e o comportamento das pessoas.

 

C.V.: Você mora na Bahia e vive num Estado favorecido pela natureza. Isso te inspira em seu trabalho?

M.A.: Sou baiano de vidas passadas! (risos). Sou mineiro e escolhi a Bahia exatamente por me proporcionar esse contato maior com a natureza! Estar perto do mar, me faz recarregar minha energia e força para trabalhar mais!

 

C.V.: Quais são suas redes sociais?

M.A.: Instagram: @marlon.abboud, Facebook: Marlon Abboud, Youtube: Marlon Abboud e Twitter: Abboud.Marlon.

 

Fotos: Arquivo pessoal de Marlon Abboud


0 comentários: