Uma importante solicitação de cidadãos de São Gonçalo, em especial da classe artística da cidade, entrará em audiência pública na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro nesta quinta, dia 17/03. Na ação será debatida a requalificação da Fazenda Colubandê, em São Gonçalo, em parque estadual. A iniciativa é da Comissão de Esporte da Alerj, presidida pelo deputado estadual Ronaldo Anquieta, autor do Projeto de Lei 5113/2021, que trata da pauta.
A Fazenda Colubandê é um monumento histórico localizado no 2º distrito de São Gonçalo. Suas instalações ficaram sem uso e abandonadas desde a saída do Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente da PMERJ, em julho de 2012. O espaço é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e é um importante exemplar da arquitetura rural brasileira, além de ter sido a maior produtora de cana-de-açucar do século XIX.
“Esta audiência pública será um passo importante na luta para a aprovação deste importante projeto que trata da requalificação deste espaço como parque estadual, por meio de práticas culturais, esportivas e de educação ambiental. A proposta partiu de uma demanda dos cidadãos gonçalenses, em especial da classe artística da cidade, que compreende a importância do espaço como patrimônio de relevância histórica, arquitetônica e ambiental, não só da cidade, mas do estado" , explica Ronaldo Anquieta.
A Fazenda Colubandê faz parte de um dos espaços históricos mais importantes do Brasil, e é um dos únicos imóveis do Brasil com arquitetura setencista preservada localizada em área urbana, além de ser um marco cultural de construção do povo e da cidade de São Gonçalo.
"É
nosso dever fazer deste lugar um santuário histórico, ouvindo o clamor da
sociedade civil e dos ativistas artísticos locais que cuidaram do espaço por
nove anos, durante a ausência do poder público", conclui Ronaldo
Anquieta.
Audiência pública Fazenda Colubandê
Dia
e horário: 17 de março, 10h
Local:
Alerj - Rua da Ajuda, número 5, Centro, Rio de Janeir
Foto: Divulgação
0 comentários:
Postar um comentário