Elildes Fonseca e a decisão que concedeu novos rumos em sua vida ministerial

03 março 2022 |

 



Ele é um exemplo de homem e ser humano. Certo dia, entendeu o chamado para a maior missão de sua vida e não hesitou: aceitou o desafio e seguiu carreira. Em meio a um mundo com tantas ofertas e contratempos, para um rapaz inteligente e bem afeiçoado como é, centenas de outras portas se abririam. Mas, havia um plano e a decisão era divina. Ou seja, inevitável não obedecer.

 

Enfim, esta é a realidade da vida do Elildes Junio Macharete Fonseca, 40 anos. Pastor da Primeira Igreja Batista de Cabo Frio (RJ), segue sua trajetória conduzindo seu rebanho com carinho, amor, compreensão e aconselhamento. Um ministro do Evangelho que serve de modelo para muitos outros, dedica seu tempo integral à obra de Deus.

 

Mesmo com a correria do evento de comemoração dos 60 anos de sua igreja, a ser realizado a partir do dia 3 de abril, além de ouros compromissos diários, separou um tempo e concedeu entrevista exclusiva para o CULTURA VIVA. A gente agradece a gentileza.

 

Acompanhe esse super bate papo! 

 

CULTURA VIVA: Como aconteceu o chamado para ser um pastor? Teve influência familiar? 

ELILDES FONSECA: Desde criança nutria, no coração, o chamado, mesmo sem compreender plenamente. Mas, houve um dia específico da minha resposta a Deus. Foi no dia 7 de fevereiro de 1998, na celebração de aniversário da Terceira Igreja Batista em Cabo Frio. O pregador, Pastor Elton Rangel, lançou o desafio e ouvi, claramente, a voz de Deus através dele confirmando o chamado ministerial. Não resisti. Fui à frente dizendo Sim ao Pastor dos pastores. Minha família sempre me apoiou no caminho vocacional. Louvo a Deus pelos meus pais, Elildes e Maria, pois não mediram esforços diante dessa abençoada jornada. Também louvo a Deus pelos pastores que me acompanharam neste tempo de "lapidação", especialmente o Pastor. Vanderlei Marins.

 

C.V.: De quando começou seu ministério para cá, já pensou em mudar de ocupação, no meio evangélico? 

E.F.: Não. Amo ser pastor e espero que Deus me conceda a graça de permanecer no ministério, honrando-o. 

 

C.V.: Qual frase marcaria sua trajetória de vida? 

E.F.: Deus é bom! Em tudo, em minha vida, vejo a bondade do Senhor!

 

C.V.: Quem ou quais são suas referências no pastorado? 

E.F.: Jesus é a referência perfeita. Humanamente falando, há uma lista considerável de pastores que são referências para a minha vida. Seriam muitas linhas, se fosse citar um a um e fazer um resumo sobre o que eles representam para mim. Para não cometer injustiça vou me limitar a citar apenas um que já está na Glória, o Pastor Edelto Barreto Antunes. Sempre me emociono quando lembro dele, seu jeito peculiar de ser, seu amor à família e dedicação ao rebanho. Esse homem de Deus me marcou profundamente.   

 

C.V.: E como surgiu a oportunidade para pastorear a Primeira Igreja Batista em Cabo Frio?  

E.F.: Creio que quem põe um pastor no ministério de uma igreja local é o Senhor. Assim aconteceu com a PIB Cabo Frio. Depois de um tempo abençoado sob a liderança do Pastor Roberto Carvalho, Deus disse a ele que o momento chegou. A igreja entrou no que chamamos de "sucessão pastoral" pedindo a Deus um novo pastor. O Senhor, em sua soberania, através de um processo democrático-congregacional (prática histórica dos batistas), disse à igreja quem seria o pastor e disse ao pastor que essa seria a igreja para este tempo. Recebi o convite, orei e aceitei o desafio divino, na certeza de que estava cumprindo o plano do Senhor. Assim aconteceu, para a glória de Deus!    

 

C.V.: Como tem sido a experiência junto aos membros da igreja atual? Tem novas metas de trabalho a traçar? 

E.F.: Tem sido dias maravilhosos! Como amo essa igreja de Jesus! Dois anos são passados (a posse aconteceu no dia 28 de fevereiro de 2020) e a satisfação de conviver com uma igreja alegre, fiel e acolhedora só aumenta. Pela bondade divina, a igreja completará 60 anos de organização no próximo dia 21 de abril. Estamos trabalhando com metas ministeriais e patrimoniais. No patrimônio, o alvo é deixar a casa bem bonita para a celebração do aniversário porque Deus e o povo Dele merecem. Nos aspectos ministeriais as metas se distribuem em curto, médio e longo prazos, organizadas em 14 áreas. Tem muito trabalho pela frente! 

 

C.V.: Em sua opinião, qual o maior desafio que um pastor evangélico enfrenta hoje? 

E.F.: O desafio se mantém: a luta contra o pecado. Como machuca o coração de um pastor vir vidas preferindo o caminho da perdição, rejeitando a mensagem de salvação em Cristo. Não podemos desanimar. Com amor e fidelidade a igreja precisa continuar pregando a Palavra.

 

C.V.: Embora não tenha muito tempo, considera importante que um pastor sempre busque novos conhecimentos e também cresça na vida acadêmica? 

E.F.: Para um pastor, o preparo continuado é fundamental. Crescimento acadêmico não atrapalha, muito pelo contrário; o que atrapalha é a vaidade, é se achar "alguma coisa" por ter determinado título. Conhecimento nunca ocupa espaço. É sempre bem-vindo!

 

 

C.V.: Que recado deixaria aos membros de sua igreja hoje?

 

E.F.:  Continuemos fiéis à Palavra, amando a Jesus e ao próximo, e cumprindo a missão.


 

C.V.: Ainda haverá, neste ano, algum evento especial em sua igreja? Será aberto ao público?

 

E.F.: Sim. Vou citar alguns que acontecerão, se Deus permitir, no primeiro semestre de 2022:

03/04 (10h e 19h45min) - Celebração dos 60 anos da igreja com a presença do Pr. Vanderlei Marins (PIB Alcântara. Ex-pastor da PIB Cabo Frio, 1994 a 2001)

10/04 (10h e 19h45min) -  Celebração dos 60 anos da igreja com a presença do Pr. Celso Ribeito (PIB Petrópolis. Ex-pastor da PIB Cabo Frio, 1986 a 1989)

17/04 (19h45min) - Musical "Experiência Com Deus" (Coro e Orquestra)

21 a 24/04 (quinta a domingo) - Celebração dos 60 anos da igreja com a presença do Pr. Tércio Souza (PIB Maceió)

01/05 - Celebração dos 60 anos da igreja com a presença do Pr. Roberto Carvalho (ex-pastor da PIB Cabo Frio, 2001 a 2020)

20 a 22/05 (sexta a domingo) - Congresso da Família, tendo como preletor o Pr. Irland Pereira de Azevedo (SP)

27 a 29/05 (sexta a domingo) - Recepção da Assembleia da Associação Batista Litorânea

19/06 (10h e 19h45min) - Celebração dos 60 anos da organização Mulheres Cristãs em Missão, tendo como preletora a irmã Esmeralda Augusto (RJ)

 

 

C.V.: Quais são suas redes sociais?

 

E.F.: Instagram: @elildes.fonseca

Facebook: Elildes Fonseca  

 

Fotos: Arquivo pessoal do Pastor Elildes Fonseca

 


0 comentários: