No dia 8 de abril o professor Acioli Junior lançou mais uma obra que deixa como legado de seu trabalho, como docente. Desta vez, apresentou ao público o livro “Reflexões de um Observador I: Ensaios sobre Política Volume I”. O evento foi realizado Museu José de Dome, Charitas, Centro de Cabo Frio (RJ), das 09 às 20h, com a participação de diversos convidados. Ele comentou sobre a proposta desse novo trabalho. “Estou muito satisfeito por este lançamento porque fiz a minha parte, enquanto educador e intelectual público. Fiz um livro didático-crítico e, durante o evento, fiz palestras gratuitas para alunos de escolas públicas, professores e para o público em geral, durante o dia inteiro até à noite. Trouxe temas da Ciências, Políticas, do Direito Constitucional e Eleitoral. Temas estes muito restritos aos especialistas dessa área do conhecimento”, explicou.

 

A obra vem, justamente, no ano eleitoral e tem o intuito de orientar seus leitores quanto aos assuntos ligados à política, definindo e explicando termos que a população precisa conhecer sobre algo que interessa à toda a nação. Embora o assunto do livro seja política, não havia nenhum político entre os presentes. “Escrevi um livro sobre o fenômeno político e nenhum político foi ao evento de lançamento. Eu adorei! Primeiro porque não convidei nenhum; segundo, eu não tenho partido e nem compromisso com nenhum político ou governo”, ressaltou o autor.


 

Fã declarado das obras do escritor Acioli Júnior, o pastor José Carlos Jacob, 64 anos, disse que o livro é altamente enriquecedor e esclarecedor. “Abre nossa mente para o verdadeiro sentido da política para a sociedade”, destacou.  

 

Aposentado e ciente das falhas na política nacional, ele ficou maravilhado com a palestra do professor e a considerou como magnífica, devido ao assunto ser pertinente e contemporâneo. “Foi ministrada por uma pessoa que, além de ter conhecimento de causa, é conhecedor profundo do assunto, por ser professor, diga-se de passagem, muito capacitado, portador de uma didática excepcional! É fundamental que conheçam a obra!”, opinou.

 

Da mesma forma, a professora Anne Oliveira, 49 anos, falou da capacidade do autor sobre o assunto. “Acioli é um excelente profissional, muito dedicado e sempre buscando se capacitar ainda mais. Já o conheço há bastante tempo como professor. Ele tem muito conteúdo para transmitir aos alunos e, agora, estou conhecendo-o como escritor”, contou.  

 

Ela citou o lançamento anterior do mestre, apresentado ao público em 2021. “O livro anterior, Roteiro Ambiental e Patrimonial da Cidade de Cabo Frio, é maravilhoso, revela uma pesquisa minuciosa da região!”, frisou.

 

A docente também deu ênfase à palestra apresentada no local. “Ministrada para os alunos do Ensino Médio, foi muito rica! Trouxe um apanhado geral da história da política no Brasil. Acredito que o conteúdo do livro segue o da palestra. Sendo assim, ouso dizer que o conteúdo está incrível!”, comemorou.

 

Também presente, a professora Sílvia Garcia, 57 anos, parabenizou o professor Acioli Junior pelo lançamento de mais um trabalho realizado com amor e dedicação, segundo ela. “Ele é um escritor e educador sensacional! A palestra foi maravilhosa, de grande valia para os alunos, professores e outros pessoas que estiveram ali. Ele é, extremamente inteligente, estudioso e conhecedor da História e da Política Brasileira”, grifou. 

 

Sobre a nova obra Silvia teceu um comentário. “Um livro com conteúdo muito atual e cheio de conhecimento para o leitor”, enalteceu.


Entre os adolescentes, Calebe Dutra, 17 anos, estudante do 3º Ano do Ensino Médio, que já foi aluno do autor, expressou a gratidão que tem pelo mestre. “Ele me ajudou a ter interesse em exercer minha cidadania, através de suas aulas de História e Sociologia. Essas matérias devem ser eternizadas nas escolas, sendo indispensáveis, assim como Filosofia. Ele me deu aula no Colégio Estadual Professor Renato Azevedo, em Cabo Frio”, informou.

 

Dutra opinou sobre o novo livro, com domínio do assunto. “Aborda, com lucidez, os fenômenos políticos e suas respectivas causas. Uma das pautas que mais gostei foi sobre os motivos da vitória de Jair Bolsonaro. O livro é esclarecedor sobre temas, como Direitos Humanos, que hoje é desvalorizado e, até, demonizado por parte da população bolsonarista ou de extrema direita”, afirmou.

 

Por fim, o discente deu ênfase à palestra que assistiu. “Trouxe, à tona, inúmeras coisas que eu não sabia, como, por exemplo, o motivo de um estrangeiro não poder ascender a determinados cargos nos Três Poderes. Fiquei muito satisfeito!”, discorreu com satisfação.

 

 

Sobre o livro

 

Um livro para quem...

 

... está acima da mediocridade e transcende o corriqueiro e o senso comum; 

 

... não acredita em Mito, Messias e Salvador da Pátria na política;

 

... sabe que a corrupção é ambidestra e pluripartidária; está na Direita, na Esquerda e no Centro;

 

... preserva a consciência de que os maiores assassinos da História não são os traficantes nem os bandidos comuns, mas os políticos que gatunam a saúde, a educação, as verbas da construção de estradas e do saneamento básico, simplesmente porque tudo isso gera milhões de mortes todos os anos;

 

... sabe que a polarização é uma arma para enganar os incautos, mantê-los presos aos piores grupos políticos e reféns dos mais sórdidos candidatos a cargos públicos;

 

... não negocia sua dignidade por cargos, vantagens e benesses políticas;

 

... luta pelo bem comum e o coloca acima do bem pessoal;

 

... sabe que políticos estão, temporariamente, servindo à população e o que fazem de bom não é mais que uma obrigação. Logo, o que fazem de mal deve ser passível de severa punição;

 

... não aceita de forma alguma a aliança nefasta entre religiões e igrejas com o poder político nem que templos sejam currais eleitorais e os púlpitos sejam usados como palanques políticos...

 

... luta pelos seus direitos e os de toda a sociedade, não por políticos e suas agremiações (partidos).

 

Desse modo, esta obra vem de encontro e em confronto à realidade política de um país rico em tudo, porém, pobre na condução de seu curso.... O Brasil.

 

Sobre o autor

 

Acioli Gonçalves da Silva Junior é professor das redes públicas e privada de ensino. Possui quatro graduações, sendo três Licenciaturas, em História, Geografia e Filosofia, e uma graduação como tecnólogo, no curso de Tecnologia em Gestão Ambiental.  

 

Também cursou quatro pós-graduações lato sensu, nas áreas de Filosofia e Sociologia, História e Cultura Afro-brasileira, História do Brasil e Ciência das Religiões. O autor ainda tem uma MBA em Planejamento e Gestão Ambiental, além de ser Mestre em Ensino de História pela UFF, com ênfase em Patrimônio Cultural, tema de sua dissertação.  

 

Seus dois primeiros livros são sobre o Patrimônio Cultural da cidade de Cabo Frio/RJ, um Roteiro Histórico para educadores e um Roteiro Ambiental e Patrimonial, foi o primeiro autor do Brasil a escrever um livro sobre o período de isolamento social, chamado: “Relatos de Uma Quarentena”, além de já ter lançado dois livros de sua Trilogia, “Reflexões de Um Observador”.  

 

Ele ainda desenvolve trabalhos socioculturais como palestras sobre dependência química e meio ambiente, ministra formações para professores, escreve semanalmente para dois blogs sobre História das Religiões, Política e Educação, além de participar de programas em TVs locais. É um dos criadores da Feira Inter-religiosa de Búzios, que está em quarta edição.

 

Um pouco mais do evento:
















Fotos: Divulgação

 


0 comentários: