Jacyra Donato e a vida fitness que inspira seguidores nas redes sociais

03 abril 2022 |

 




Ela é a rainha da moda fitness em Cabo Frio, na Região dos Lagos (RJ), onde mora com a família. Tem uma carreira dedicada ao mundo das vendas de roupas do segmento e entende, tanto dos feitios das peças, como das cores, da alimentação adequada para quem pratica esportes e fala, com propriedade, sobre o ramo onde atua. Essa é a Jacyra Donato, 56 anos. Esposa, mãe e avó dedicada, a moça faz de seu trabalho um hobby e inspira seus seguidores nas redes sociais.


Em entrevista exclusiva ao CULTURA VIVA hoje, ela falou sobre sua experiência no ramo e concedeu orientações valiosas. Vale a pena conferir!


Acompanhe! 

 

CULTURA VIVA: Desde quando trabalha com moda fitness e o que te levou a atuar no ramo? 

JACYRA DONATO: Trabalho desde 2016. Resolvi atuar no ramo por unir beleza, conforto e saúde.

 

C.V.: De um tempo para cá, a área fitness ganhou espaço na mídia e, consequentemente, na vida das pessoas. Seria uma preocupação real com o bem-estar do corpo ou somente uma tendência que logo passa

J.D.: O mundo evoluiu e, com isso, um novo conceito de saúde se instaurou. Vai além de uma preocupação com o bem-estar do corpo, é cuidar da saúde de dentro pra fora. O físico apenas reflete uma consequência desse autocuidado. Está longe de ser uma tendência que venha passar. Acredito ser duradouro e crescente. 

 

C.V.: Você já trabalhou num estúdio de musculação e já viu, com certeza, muitos casos de pessoas insatisfeitas com seu corpo e conquistaram a estrutura tão sonhada. Como fica a auto estima com o resultado? 

J.D.: É fantástico ver como as pessoas mudam quando alcançam seus objetivos! Muda, até, a ótica de como se relacionam com tudo à sua volta. Sentem-se mais seguras, mais empoderadas, mais confiantes em si mesmas. Passam a acreditar em seu potencial e que tudo podem alcançar. A disciplina é algo fundamental para alcançarem seus resultados e reflete em uma mudança que vai muito além da estética, ou seja, a pessoa se torna mais disciplinada em tudo na vida. Quando ela se olha no espelho tem orgulho de quem se tornou  e acredita que tudo ela pode conquistar! 



C.V.: Para quem faz musculação deve se preocupar, também com a coluna e a postura? 

J.D.: São preocupações primordiais para quem pratica qualquer atividade física. Fazer atividades que fortaleçam seu core para que obtenha também uma sustentação forte para sua coluna e articulações. O alinhamento correto do nosso corpo é muito importante. Nossa postura permite que tenhamos movimentos mais precisos e mais eficientes, além de proporcionar bem-estar, uma vez que a postura correta não sobrecarrega nossos músculos e ossos. Uma má postura pode ser responsável por desencadear alterações na coluna e lesões graves.

 

C.V.: E os cuidados com a alimentação, a pessoa pode, de vez em quando, passar um pouquinho do limite? 

J.D.: A grande chave para o sucesso em qualquer meio é o equilíbrio. Precisa, como regra, ter uma alimentação balanceada e saudável. Passar dos limites na alimentação acontece, mas precisa ser uma exceção.  Equilibrando tudo se consegue ter uma alimentação saudável e comer algumas coisas que acrescentam prazer nos momentos de lazer.

 

C.V.: Geralmente, a roupa fitness tem um custo mais elevado do que uma peça comum feminina. Qual seria a explicação para isso? 

J.D.: Depende. Hoje já existe uma concorrência maior nesse nicho. Antes era limitado e o valor era mais alto. Nesse momento de muita oferta de produtos e pouca procura porque as academias ficaram fechadas muito tempo durante a pandemia fez o preço cair muito.

 

C.V.: E quais são as peças mais confortáveis, em sua opinião?

J.D.: As roupas fitness, em geral, prezam por um grande conforto durante a realização do exercício físico. Os tops de sustentação e as calças, para mim, são as mais confortáveis.


 

C.V.: Já participou de algum evento no ramo que tenha contribuído para melhor desenvolver seu trabalho? 

J.D.: Sim. Já participei de eventos de moda fitness e campeonatos de musculação.

 

C.V.: Que sugestão poderia dar para que o serviço público local (em cada cidade) pudesse disponibilizar mais trabalhos e atividades saudáveis à população de forma em geral? 

J.D.: O maior incentivo para as atividades físicas, de maneira geral, são campanhas voltadas para a importância da atividade física em todas as idades. Atividades oferecidas à população nas praias, nas praças, nos CRAS.


C.V.: Quais são suas redes sociais? 

J.D.: Instagram @jassa.donato  e, no Facebook, Jassa Donato.

 

Fotos: Arquivo pessoal de Jacyra Donato

 


0 comentários: