No último sábado (28), foi realizada a entrega do prêmio “Sim à
Igualdade Racial”, promovido pelo Instituto
Identidades do Brasil (ID_BR) - organização sem fins
lucrativos e 100% comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial
- e patrocinado pela Sony
Music Brasil pelo segundo ano consecutivo. O evento foi
transmitido pelo Multishow e teve como anfitrião o presidente da gravadora,
Paulo Junqueiro.
“Estar no prêmio foi um marco importante para
a Sony Music em 2021, que consistentemente vem se empenhando para encontrar
caminhos que reforcem a cultura interna da inclusão. E apoiar pela segunda vez,
é também uma mensagem para o mercado, daquilo que estamos fazendo internamente
há algum tempo”, comenta Paulo Junqueiro, presidente da gravadora.
A cerimônia de premiação contou com a cantora
Karol Conká, artista da Sony Music, entre outras atrações de peso, e marcou a
celebração de um ano de parceria com o instituto, firmada em maio do ano
passado, com resultados importantes, além de novos projetos e ações que
promovem soluções para a desigualdade existente.
O ID_BR vem apoiando a Sony Music em processos
de desenvolvimento dos colaboradores, através de letramentos e sensibilizações
ministradas por especialistas do instituto, o que resulta em diversos momentos
de troca para conscientização e engajamento sobre a importância de pensarmos em
equidade racial como instituição corporativa, além do papel de cada um na
promoção do tema.
Outro grande marco do ano passado foi a
realização do censo com marcadores de diversidade e inclusão, realizado em
dezembro. “Com base nos dados do censo, a Sony Music pôde elaborar um plano
para definir os objetivos e as metas dos próximos anos, levando em consideração
principalmente a inclusão e integração de pessoas negras ao ecossistema da
companhia”, explica a head de RH da companhia, Bruna Araújo.
Além do apoio no desenvolvimento de
treinamentos voltados aos colaboradores, o Instituto realizou ações junto ao
departamento de Marketing da cia, onde puderam contribuir consultivamente com o
grande sucesso do “Vozes e Tons”, um projeto amplo, liderado pelo time de
Catálogo Sony Music, que teve como objetivo destacar a importância da cultura
negra para as novas gerações e jogar luz em toda a grandiosidade e
representatividade de seus artistas. Isso foi feito por meio de uma websérie,
de grafites espalhados em pontos turísticos do Rio de Janeiro e por um
minidocumentário sobre a cultura negra.
Como fruto da parceria com o ID_BR, e apoio
consultivo de Mayara Ximenes – Especialista em Comunicação, que atua junto ao
time de RH na pauta de Diversidade & Inclusão - a Sony Music Brasil hoje
vem desdobrando planos de ações para atuação efetiva. Uma das mudanças já
promovidas e implementadas foi o direcionamento de todas as vagas de estágio de
2022 para pessoas negras.
“Percebemos que muitos dos colaboradores que
estão em posições de grande autonomia e tomada de decisão da Sony Music
entraram na companhia como estagiários, pois temos essa cultura de
desenvolvimento e promoção. Assim, nosso objetivo é que esses novos
profissionais se tornem os próximos líderes”, comenta Bruna.
Para este ano, junto com o ID_BR e a PUC-RJ,
a Sony Music também criou uma edição afirmativa do curso “Música &
Negócios”, dedicada exclusivamente a jovens negros dos complexos da Maré,
Alemão e Jacaré, todos no Rio de Janeiro, para que possam atuar no mercado musical.
A edição, intitulada “Crias da Música”, terá inscrições abertas em breve, e o
curso será ministrado em agosto.
Vale destacar que, para a Sony Music Brasil,
diversidade e inclusão vão muito além da responsabilidade social. “A promoção e
o desenvolvimento do tema é essencial para a solução de problemas, gestão de
pessoas, comunicação e negócios, para os dias de hoje e para o futuro”,
finaliza a head de RH da gravadora, Bruna Araújo.
A Sony Music Brasil está promovendo ações com
o objetivo de que todo o seu ambiente interno e profissionais possam refletir,
cada vez mais, a pluralidade do País em que atua. Por isso, a companhia acaba
de renovar a parceria com o ID_BR por mais um ano, para que seja possível criar
e colocar em prática o plano de ações de diversidade, equidade e inclusão com
os objetivos e as metas que serão perseguidos pelos próximos anos.
Sobre a Sony Music
A Sony Music Entertainment é uma companhia
global de música com vasta gama de artistas locais e grandes estrelas
internacionais. A empresa possui um grandioso catálogo que inclui algumas das
gravações mais importantes da história. É a casa de gravadoras que representam música de
todos os gêneros, incluindo Arista Nashville, Beach Street Records, Black
Butter Records, BPG Music, Bystorm Entertainment, Century Media, Columbia
Nashville, Columbia Records, Day 1, Descendant Records, Disruptor Records, Epic
Records, Essential Records, Essential Worship, Flying Buddha, Fo Yo Soul
Recordings, House of Iona Records, Insanity Records, Kemosabe Records, Latium
Entertainment, Legacy Recordings, Louder Than Life, Masterworks, Masterworks
Broadway, OKeh, Polo Ground Music, Portrait, RCA Inspiration, RCA Nashville,
RCA Records, Relentless Records, Reunion Records, Sony Classical, Sony Music
Latin, Star Time International, Syco Music, Vested in Culture e Volcano. Presente em mais de 40 países, a Sony Music Entertainment é uma
subsidiária integral da Sony Corporation of America, com matriz na cidade de
Nova Iorque. No Brasil, nossa sede encontra-se no Rio de Janeiro.
Foto: Divulgação
0 comentários:
Postar um comentário