Alexandre Felix e a missão de levar conhecimento à juventude pela internet

19 novembro 2022 |

 


Como explicar as inspirações na vida? Não dá. Porém, elas reservam um futuro produtivo, geralmente. Pelo menos, esta é a experiência que o jovem Alexandre Felix, 23 anos, tem vivenciado. Dedicado ao estudo para concursos públicos, já foi aprovado em muitos e, graças à inciativa, certo dia, teve a ideia de criar um canal no YouTube chamado “Dica do Felix” (https://www.youtube.com/@DicaDe) para transmitir seus conhecimentos para outros jovens. Inspiração nota Mil!

 

Atualmente, como Guarda Civil Municipal em Iguaba Grande (RJ) e cursando o sexto período de Matemática, ainda encontra tempo para continuar a missão: incentivar seu público a persistir no caminho do estudo e, assim, conquistar a tão sonhada estabilidade financeira.

 

Em entrevista o CULTURA VIVA, Felix relata, um pouco, sua história.

 

Acompanhe! 

 

CULTURA VIVA: Você é nascido em Iguaba Grande? Como avalia seu município e a Região do Lagos, em si, por ter um turismo de referência nacional? 

ALEXANDRE FELIX: Sou nascido em São Gonçalo (RJ), mas fui criado em Iguaba Grande desde recém-nascido. São 23 anos de Iguaba. Considero que o atrativo turístico, em nossa região, é muito forte, principalmente devido a alguns pontos, como, por exemplo, a Laguna de Araruama. Sobre Iguaba Grande, a cidade também possui um grande apelo turístico, principalmente na época de ano novo e carnaval.

 

C.V.: Sempre foi um aluno interessado nos estudos? Já deixou de ir a algum passeio para ficar em casa estudando? 

A.F.: Sim, desde criança eu me interesso pelos estudos. Em alguns casos, nunca deixei de fazer o mínimo. Já deixei de passear várias vezes com minha família para ficar em casa estudando. Já me abdiquei de praia, shopping, dentre outros lugares.

 

C.V.: Em que momento de sua vida decidiu que faria concursos? Chegou a se arrepender, em algum momento?

A.F.: Decidi em 2018, quando eu tinha 19 anos, trabalhava de contrato no mesmo município em que hoje sou concursado. As condições de vínculo empregatício me fizeram tomar essa decisão, uma vez que me identifiquei com o serviço público. Não me arrependo em nenhum segundo do esforço que fiz; do contrário, valeu e vale muito a pena!

 

C.V.: Em quantos concursos já passou? Hoje atua em algum deles?

A.F.: Vários! Vou citar alguns dos concursos que passei dentro do número de vagas previstas no edital: município de São Pedro da Aldeia (para o cargo de Monitor de Alunos. Esse foi o primeiro concurso que passei. Fiquei muito feliz por saber que não ia ficar mais desempregado!); Araruama para os cargos de Inspetor de Alunos, Monitor de Transporte Escolar, Oficial Administrativo e Guarda Civil; Iguaba Grande: Guarda Civil Municipal e Oficial Administrativo. Atualmente, exerço o cargo de Guarda Civil Municipal de Iguaba Grande.

 

C.V.: Qual a parte do estudo para um concurso que mais gosta: legislação, Língua Portuguesa, Matemática ou assuntos específicos da função a que se pretende concorrer?

A.F.: Matemática. Inclusive, é a minha principal área de estudo. Estou no sexto período de licenciatura em Matemática. Mas, também tenho apreço por disciplinas de Direito que, normalmente, são as específicas e Informática. Não gosto muito de Português, mas fazer o quê? Tem que estudar, né? (risos)

 

C.V.: E como surgiu a ideia e a oportunidade para lançar o Canal "Dica do Felix", no YouTube? Teve alguma influência?

A.F.: Eu estava no meu quarto estudando para o concurso de Iguaba Grande. Lá tinha um quadro branco de 2m x 1,2m; peguei meu celular e resolvi fazer uma graça: criei o canal e compartilhei um pouco do meu conhecimento de concurso com a galera. Algumas pessoas me incentivavam a dar aulas particulares ou em cursos, mas não no YouTube. O canal foi ideia minha.

 





C.V.:  Qual seu principal critério para gravar suas aulas?

A.F.: Fazer o aluno entender o conteúdo e não apenas decorar, buscando sempre o viés do concurso público (marcar o “x” na questão correta).

 

C.V.: No início de sua iniciativa teve alguma dificuldade quanto às gravações?

A.F.: O meu estúdio era totalmente improvisado. No momento, estou em processo de profissionalização.

 

C.V.: Para manter um canal na internet somente a desenvoltura e a boa dicção bastam?

A.F.: Negativo. Precisamos buscar mais e mais conhecimento a cada dia. Ensinamos e aprendemos muito na produção de conteúdo educativo.

 

C.V.: Por tudo o que tem vivido nessa fase da sua vida, a quem agradeceria?

A.F.: Deixo meus agradecimentos a Deus por iluminar meu caminho; à minha mãe Danielle Correa, que é um exemplo no serviço público e diretora do maior IDEB da Região dos lagos; ao meu pai Alexandre Gomes, meu grande companheiro e amigo; à minha linda avó Elma Gomes – a melhor avó do mundo; ao meu irmão Pedro Monteiro, que será o futuro lutador de jiu-jitsu!, e à minha namorada Mylena Neves, uma mulher honrosa e valorosa! 

 

C.V.: Quais são suas redes sociais?

A.F.: Youtube: https://www.youtube.com/c/DicaDe/playlists

Facebook: https://www.facebook.com/alexandrefelix13/

Instagram: @dicadofelix

 

***Na Foto 2, Felix durante a gravação de uma de suas aulas para o canal “Dica do Felix”, no YouTube.

 

Fotos: Arquivo pessoal de Alexandre Felix


0 comentários: