Os autores Taiana Jung e Rui Marcos, do livro
“Conto de Vinho, histórias e curiosidades por trás dos rótulos”, realizam a
primeira edição do Experience, uma nova forma de harmonizar vinho, cultura e
conteúdo. O encontro acontece na próxima quinta (19/01) em Niterói.
A iniciativa, inédita no setor, surgiu justamente
da necessidade constante de aperfeiçoamento, inovação e desenvolvimento de
habilidades importantes para a vida pessoal e profissional como a compreensão e
prática dos temas que envolvem ESG, liderança, inovação, responsabilidade
social, diversidade, empreendedorismo, entre outros.
O evento abordará o tema Environmental, Social and
Governance (ESG), em português, ambiental, social e governança, no mundo
corporativo de uma forma descontraída, sempre associado aos casos de rótulos de
vinícolas presentes no livro, e de outros casos trazidos pelos escritores e
especialistas no assunto.
Na ocasião será feita uma degustação de vinhos para
ativar as sensibilidades visual, olfativa e gustativa. Neste mês, o projeto
“Contos de Vinho” completa três anos e fortalece a valorização da enocultura. O
livro conta 50 histórias e curiosidades sobre rótulos, de 15 países diferentes,
incluindo o Brasil. Os autores participaram da Bienal do Livro, no Rio
Saiba mais sobre o livro “Conto de Vinho, histórias
e curiosidades por trás dos rótulos”
Resultado de uma pesquisa inédita, o livro “Contos
de Vinho, histórias e curiosidades por trás dos rótulos” está na sua terceira
edição.
A história de uma marca, diferenciais e curiosidades
de um rótulo torna tudo ainda melhor com histórias que deixam a experiência de
uma degustação muito mais complexa e prazerosa. Rótulos que são verdadeiras
obras de arte, outros são icônicos e reconhecidos de longe. Contos de Vinho tem
um texto leve sobre rótulos que estampam não só a identidade do vinho, mas
também revelam rótulos inusitados, escritos em braile ou código morse,
produzidos num lendário vale dos dinossauros, e tem até os que
homenageiam estrelas do mundo da arte, como Frida Kahlo e Villa-Lobos.
Os autores Taiana Jung e Rui Marcos são casados e
sócios na Logos Consultoria. Atuam há mais de 15 anos na área de
sustentabilidade e responsabilidade social corporativa.
Atualmente, trabalham com grandes organizações de
âmbito nacional e internacional, fomentando as agendas 2030 da ONU e ESG.
Taiana, a mediadora do EXPERIENCE, é referência na área de ESG e professora da
pós-graduação Master ESG na ESPM. Integra o grupo Somos Empreendedoras, voltado
para empreendedoras mulheres que moram em Niterói.
No mundo do vinho, o casal se considera enófilos,
sendo que Rui Marcos se especializou em cursos da Associação Brasileira de
Sommelier (ABS) e é responsável pela curadoria do Experience.
Taiana e Rui já viajaram por mais de 25 países, por
todas as regiões do Brasil, são geógrafos de formação, mestres e engajados em
ações voluntárias.
Sobre o mercado de vinho:
Entre 2010 e 2020, o número de consumidores de
vinho cresceu de 22 milhões para 39 milhões. E, nos últimos dois anos, o Brasil
ganhou 12 milhões de novos apreciadores da bebida, segundo a consultoria
britânica Wine Intelligence. Durante a pandemia, o consumo de vinho no Brasil
aumentou para 28%, de acordo com o estudo “O Mercado do Vinho”. A pesquisa
indica que 20% dos brasileiros passaram a beber em diferentes ocasiões, e 15%
costumam consumir sozinhos.
Dados de mercado apontam também que o consumo da
bebida per capita saltou de 2 litros para 2,8 litros entre 2020 e 2021. Os
números mostram que os consumidores estão abertos para experimentar a bebida e
também buscar informações sobre o produto.
Foto: Adriana
0 comentários:
Postar um comentário