ESG vem de Environmental Social and Governance, em
português, ambiental, social e governança. Um tema atual e importante para as
empresas e para a sociedade. Baseado neste contexto, o casal Taiana Jung e Rui
Marcos realizaram a primeira edição do Experience, uma nova forma de harmonizar
vinho, cultura e conteúdo, no Museu Janete Costa de Arte Popular, em Niterói.
O tema foi debatido de forma leve e descontraída,
com exemplos de casos de sucesso sobre ESG em vinícolas, associados ao livro da
dupla “Contos de Vinho, histórias e curiosidades por trás dos rótulos, lançado
em 2021. A inciativa teve como objetivo juntar pessoas, oferecer
conhecimento e provocar novas formas de entender um conteúdo.
“O encontro é uma maneira de sair um pouco da
caixa, perceber com um olhar diferenciado a composição desse conteúdo. ESG é
quando o propósito da empresa e sua cultura têm princípios e práticas ancoradas
na sustentabilidade”, disse Taiana.
Ela também falou que há uma mudança no
comportamento do consumidor, no qual o valor, para algumas pessoas, não
justifica por si o consumo de uma marca. As pessoas estão mais atentas aos
princípios ambientais, sociais e de governança.
A diretora do Museu, Daniela Magalhães Moraschini,
acrescentou que a ocasião é uma ótima oportunidade de expandir o conhecimento
sobre ESG e aumentar a visibilidade do museu. “O perfil do museu segue uma
linha voltada para projetos, eventos, atividades educativas, além das
exposições”, explicou.
“Uma proposta inédita para gerar novas formas de se
relacionar por meio de um conteúdo relevante com discussões que possam trazer
transformação. Acredito que juntos podemos potencializar ações e unir forças em
prol do ESG”, comentou Thaís Garcia, da Gráfica Printmill e patrocinadora do
evento.
Na apresentação, o primeiro destacado foi sobre
ações de ESG na vinícola Casa Valduga, do Rio Grande do Sul, que possui
certificação por uso de energia limpa e adoção de modelo sustentável para a
movimentação de produtos. Em seguida, foi a vez da vinícola VIK, no Chile, que
faz uso de energia 100% de fontes renováveis e tem pegada de carbono negativa.
Por último, Taiana e Rui mostraram como a Bodega
Trivento, subsidiária argentina da Família de Vinícolas Viña Concha y Toro,
certificada como empresa B, que visa como modelo de negócio o social e
ambiental, aderiu ao Pacto Global da ONU e tem uma visão integrada em ESG
utilizando todas as siglas, com práticas no cuidado com a terra, o ambiente; na
educação, o social; e de integridade, a governança. Também foi a primeira
vinícola a apresentar o relatório de sustentabilidade.
“É cada vez mais urgente começar a incluir e
priorizar as práticas de ESG em todas as ações e também fazer com que as
pessoas se conscientizem dessas questões. Tem que começar de dentro para fora das
empresas, para o público final começar a perceber que é possível aplicar ESG
também no dia a dia de cada um”, enfatizou Thiago Britto, da Enel.
Para Rui Marcos, curador do evento, mostrar a contribuição do mundo do vinho na área de ESG para outros segmentos é uma ótima oportunidade. “Hoje, existe uma demanda grande de aprendizado sobre práticas de sustentabilidade e poder contribuir com informações sobre o assunto sempre é muito bom. A ideia do Experience é continuar propagando exemplos de práticas de ESG e de como empresa e sociedade podem se relacionar melhor com o meio em que vivem”.
Foto1: Thaís Garcia, Taiana Jung e Daniela Moraschini
Fotos: Adriana Oliveira
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