Caio Lins Lima e a firmeza na vida através do Yoga

28 julho 2023 |

 


Como a vida ficou estressante e veloz com o passar do tempo! Aliás, tempo? Ninguém tem mais tempo para visitar parentes, amigos, ganhar tempo com pessoas amadas, nem que seja jogando conversa fora.... Até para falar nada com nada, tem gente especial na vida de cada um que, só em estar junto, é ganhar mais tempo para qualidade de vida plena. Enfim, o mundo ficou tão louco que chegou ao clímax do desespero. Agora, então, chegou a hora de virar o jogo e recomeçar com mais leveza, firmeza e centramento. Que os seres humanos entendam isso, urgentemente!

 

Seguindo esse caminho da serenidade, o Professor de Yoga Caio Lins Lima proporciona a seus alunos, de qualquer lugar do mundo, momentos de relaxamento que permitem bem-estar e os deixam mais fortes, corajosos e decididos para vida. Um trabalho exemplar!

 

Hoje, o jovem conversou com o CULTURA VIVA e explicou, tim-tim por tim-tim como funciona esse trabalho que pode mudar o comportamento das pessoas para muito melhor.

 

Acompanhe!

  

CULTURA VIVA: Em linhas gerais, o que é yoga?

CAIO LINS LIMA: O yoga é um sistema de conhecimento milenar que surgiu na região que, hoje, conhecemos como Índia, há mais de dez mil anos. Ele engloba posturas físicas, exercícios de respiração e meditação que restauram o corpo e a mente. Além disso, o yoga estuda os valores e princípios para uma vida ética e feliz.

 

C.V.: Quais são os principais benefícios dele? 

C.L.L.: Uma prática de yoga traz benefícios imediatos, como relaxamento muscular, alinhamento postural e sensação de paz interior. A longo prazo, a prática de yoga proporciona maturidade e objetividade diante da vida, desenvolvendo um corpo forte, uma mente serena e uma vida com propósito.

 

C.V.: É fundamental que todos pratiquem yoga?

C.L.L.: Todos podem praticar yoga e podem se beneficiar com suas ferramentas. O yoga trata de problemas universais: sofrimento, ansiedade, confusão mental, etc. Por isso, recomendo, fortemente, o yoga como uma pratica de bem-estar. E não se trata de misticismo, alguns minutos de atenção plena, alongamento e meditação podem fazer a diferença na vida. O yoga pode ser uma ferramenta valiosa para quem busca equilíbrio e serenidade na vida cotidiana. 

 

C.V.: Quando e por que você começou a se dedicar à yoga?

C.L.L.: Comecei a praticar yoga na adolescência, incentivado por um professor de teatro que via na prática uma forma de aprimorar minha consciência corporal e emocional. Essa jornada me despertou uma paixão por compreender o corpo e a mente humana, o que me levou a participar de cursos de biomecânica e movimento corporal, bem como retiros de yoga, meditação e silêncio. O yoga entrou na minha vida como uma busca pelo autoconhecimento e, para minha surpresa, tornou-se uma presença constante, proporcionando equilíbrio, propósito e determinação. Na faculdade, me formei com o tema "Yoga para o treinamento do ator", e hoje, continuo minha jornada acadêmica com pós-graduação em neurociências e comportamento, buscando desvendar ainda mais os temas do yoga e aplicá-los no contexto do dia a dia. Essa caminhada me tornou um professor de yoga com uma bagagem técnica e afetiva, que busca compartilhar os benefícios dessa prática transformadora com meus alunos.

 

C.V.: O que melhorou em sua vida, na mente e no corpo depois dessa prática?

C.L.L.: Além de ser tímido, eu sempre fui teimoso e cabeça-dura; ficava muito tempo pensando e repensando coisas na minha cabeça e achava que todo mundo estava me julgando. O yoga me ajudou a ver as coisas de forma mais objetiva, cuidando do meu corpo e da minha mente, e buscando o apoio de profissionais sempre que necessário, como psicólogos, médicos e minha família. O yoga contribuiu, significativamente, para o meu desenvolvimento pessoal, permitindo que eu enxergasse a vida de maneira mais afetiva e simples. Isso me ajudou a aprimorar minhas relações pessoais, minha ética profissional e, o melhor de tudo, a levar uma vida potente, porém, leve, sem perder de vista minha felicidade. Para mim, esse entendimento foi um ganho muito maior do que a força e a flexibilidade conquistadas pelo corpo.

 

C.V.: Para uma pessoa que tem um cotidiano muito estressante, como o yoga pode ser uma aliada? 

C.L.L.: Para quem enfrenta um cotidiano estressante, a yoga pode ser uma grande aliada, proporcionando momentos de pausa, respiração consciente e conexão interna. Inclusive, com a tecnologia de hoje, podemos praticar em casa, viajando, em qualquer lugar, a partir de um clique. Com aulas online ao vivo, temos um profissional capacitado para corrigir, motivar e orientar uma vida mais leve e menos estressante. É uma forma de recarregar as energias e encarar as demandas com mais leveza e foco.

 

C.V.: E para quem sente dores nas costas, nas pernas e na coluna, é possível praticar yoga?

C.L.L.: Sim, é possível praticar yoga mesmo com dores nas costas, pernas e coluna. O primeiro passo é consultar um médico para entender a causa das dores e saber quais movimentos podem ser executados com segurança. Com o auxílio de posturas adequadas, alinhamento e consciência corporal, o yoga pode ser uma excelente aliada para aliviar as dores e, até mesmo, preveni-las no futuro. É importante ressaltar que sempre recomendamos buscar a orientação de um profissional qualificado para garantir uma prática segura e eficaz.




 

C.V.: Yoga tem a ver com religião ou pessoas de qualquer profissão de fé podem praticá-la? 

C.L.L.: Pessoas de qualquer fé podem praticar. Apesar do yoga ter suas raízes na religião hindu, atualmente, a prática do yoga se tornou muito mais ampla e aberta a todos, independentemente de crenças religiosas. A maioria das pessoas que praticam yoga não segue a religião hindu e o yoga é visto, principalmente, como uma atividade física e mental para promover o bem-estar e o equilíbrio. Sendo assim, você pode aproveitar os benefícios do yoga sem estar vinculado a uma religião específica ou praticar mesmo sendo de uma religião.

 

C.V.: Quando a yoga virou profissão para você? Há um mercado em potencial?

C.L.L.: O yoga se tornou minha profissão à medida em que percebi seu impacto positivo em minha vida e na vida de outras pessoas. Compartilhar aquilo que me faz bem é algo que amo! Então, sempre que amigos e familiares vinham à minha casa, fazíamos yoga, meditação e exercícios de respiração juntos. Esses momentos especiais me fizeram perceber que queria me aprofundar ainda mais na prática do yoga e estudar os Vedantas, textos sagrados que tratam sobre autoconhecimento. Decidi me tornar professor certificado pela Yoga Alliance International e mergulhei nos estudos dos mantras e sutras com dedicação. Durante a pandemia, precisei me adaptar ao formato online e, para minha surpresa, esse novo caminho funcionou tão bem que, hoje, tenho alunos em todo o Brasil que valorizam a praticidade de não enfrentar trânsito ou comparações com outros praticantes. Atualmente, ministro aulas online para pessoas de diversos lugares do mundo. A busca pelo bem-estar físico e emocional tem aumentado, e percebo um mercado em potencial para a prática do yoga. É gratificante poder compartilhar essa jornada com meus alunos, ajudando-os a encontrar equilíbrio e serenidade em suas vidas.

 

C.V.: Quais são as suas redes sociais?

C.L.L.: Você pode me encontrar no Instagram @yogacomcaio e também acompanhar mais conteúdos e reflexões sobre yoga e bem-estar no meu blog www.yogacomcaio.wordpress.com. Estou sempre compartilhando dicas, aulas e insights para quem deseja embarcar nessa jornada de serenidade e bem-estar!

 

Fotos: Arquivo pessoal de Caio Lins Lima


0 comentários: