O radialista, jornalista e escritor Elias Teixeira, que lançará, no mês de agosto, o livro "O Sábado Lá em Casa”, pela Anelo Editora, traz luz a esse tema ao questionar a liberdade religiosa, considerando-a relativa sob o ponto de vista do direito. De acordo com sua análise, se um direito é conquistado por lutas segmentadas e, a partir dessas lutas, se abre uma porta, quem abriu [essa porta] também tem o poder de fechá-la.  É o Estado o concedente de tal direito e o mesmo tem o domínio das prerrogativas para alterar leis, impor normas e baixar decretos.

"Nenhum direito conquistado é absoluto, pois todo direito conquistado por ideologias e lutas de determinados grupos sempre interferem em direitos alheios", considera Teixeira.

Para o escritor, a liberdade não é ideológica, nem classista, nem seletiva, pois está relacionada à essência do ser humano.

Sob o ponto de vista cristão e religioso, o jornalista considera que todo ser humano é livre por natureza e, submeter-se à liberdade concedida por consenso e entendimento jurídico, acaba se tornando uma escravidão velada à mercê de regras impositivas para que tal direito seja mantido.  

"A Bíblia narra o episódio em que o Apóstolo Paulo e o companheiro de ministério, Silas, foram presos por pregarem o Evangelho. Eles não se abateram e foram capazes de cantar, enquanto presos, porque a cadeia não foi capaz de interferir em sua comunhão e ligação espiritual com Deus.  Esse não é o tipo de liberdade carimbada, concedida por homem algum. Nenhuma lei ou decreto pode garanti-la ou impedi-la", explicou.

No livro "O Sábado Lá em Casa", o autor Elias Teixeira conta experiências pessoais de liberdade religiosa em suas atividades profissionais e relações sociais.

"Liberdade é você estar disposto a perder a cabeça, como João Batista, e não negar a sua crença; ser jogado na fornalha para não se ajoelhar diante de homens; não trocar a sua primogenitura por um prato de guisado", ponderou.

O livro pretende surpreender os cristãos pela abordagem que chama a atenção para a prática da crença em sua essência, sem negociar princípios e valores que norteiam a vida do crente.

Fotos: Divulgação

 


4 comentários:

Anônimo disse...

Esse Jornalista é um homem que apresenta resiliência, frente às intempéries climáticas da vida, é uma pessoa que se coloca nas mãos de Deus, à fim de propiciar ao outro acolhimento , é um profissional com uma experiência e, que vem trazendo à nós, essa obra para o nosso aprendizado espiritual. Parabéns Elias, por fazer o lançar da fé publicando esse livro! Vale à pena adquirir!!

Anônimo disse...

Eta bênção ja quero o meu

Ponto a Ponto disse...

Interessante!

Anônimo disse...

Elias é um amigo querido, como profissional é admirável e como cristão um irmão confiável de jornada.