Adrian Butterfly transforma as experiências da vida em poemas que levam à reflexão

17 março 2024 |

 


Ela traz um nome que inspira liberdade. Seus poemas conservam tons e palavras que levam à reflexão sobre as situações tristes do cotidiano, a falta de compreensão e respeito na aceitação do outro e, por vezes, também passa pela comédia. Enfim, ela é uma pessoa que inspira e, depois de tantos embates na vida, hoje exala palavras e versos que pregam a vida e expressam como é bom viver... Só poderia mesmo ser a Adrian Butterfly, de São Gonçalo (RJ).

 

Ela é uma talentosa escritora, poeta, Teóloga, professora e artesã, reconhecida por transformar materiais recicláveis em lindas peças. Além, disso, é gateira em tempo integral, mas sempre dedica seu tempo para a escrita de seus projetos literários.

 

Adrian conversou com CULTURA VIVA e contou, um pouco de sua trajetória.

 

Acompanhe! 

 

CULTURA VIVA: Seu nome de batismo é Adriana. Por que decidiu usar como nome artístico "Adrian Butterfly"? Sempre se dedicou à Língua Inglesa?

ADRIAN BUTTERFLY: Na verdade, sou péssima em Inglês. Esse nome me foi dado por um professor de Português quando ganhei um concurso no Colégio Municipal Estephania de Carvalho, em São Gonçalo. No dia não entendi, mas disse a mim mesma que, se publicasse um livro, eu passaria a usar esse nome. 

 

C.V.: Que fato marca seu início na poesia?

A.B.: As tristezas da vida. A vida é uma poesia, às vezes trágica, às vezes, comédia.

  

C.V.: Sua inspiração para escrever os poemas vem naturalmente ou algum fato te leva à escrita?

A.B.: Os dois, tanto pode ser uma reportagem, um sonho ou outra coisa que me inspire.

  

C.V.: Na poesia como seu trabalho se tornou reconhecido no mercado?

A.B.: No lançamento do meu livro "Pacto silencioso", que aconteceu num sarau na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, em Itaboraí, com a apresentação do Pedro Garrido. 

 

C.V.: Em que momento da sua vida a Teologia chegou? Ela acrescenta em que o seu trabalho?

A.B.: A Teologia chegou na minha vida num momento de reflexão. Eu estava estudando para pastora e, minha professora, sugeriu que eu fosse à faculdade de Teologia. Depois, fiz Capelania e Psicologia. Essa experiência ajuda muito no meu trabalho de professora, tanto na compreensão como na orientação dos alunos e pais. 

 

C.V.: Atua ou já atuou como professora em escola regular? Que experiência tem neste setor?

A.B.: Nunca trabalhei em escolas, mas dou aulas há mais de trinta anos. Acho que tenho alguma experiência.

 

 

C.V.: Quanto ao seu talento para o artesanato é reconhecida por utilizar peças com materiais recicláveis. Qual foi a peça que mais deu trabalho para confeccionar?

A.B.: No artesanato tudo dá trabalho: seja para conseguir a matéria-prima ou para manuseá-la para se chegar ao objetivo, como, por exemplo, confeccionar flores de saco de ração. 

 

C.V.:  E a amizade com o escritor Pedro Garrido do Sarau (Uni) Versos Livres como se deu? O que ele representa em sua carreira, hoje?

A.B.: Bom, falar do Pedro Garrido é muito fácil. Ele entrou, em minha vida, quando lancei meu livro. Depois, os saraus... A amizade foi se formando e, hoje, sou reconhecida. Pedro é um grande amigo! 


 

  

C.V.: Quais são as suas redes sociais?

A.B.: No Instagram, @butterfly; no Facebook , Adriana Monteiro, e, no Tik tok, Adrian Butterfly. 

 

Fotos: Arquivo pessoal de Adrian Butterfly

 


1 comentários:

Anônimo disse...

Muito sucesso para essa lindona, já sou fã dessa poeta.