Juka Goulart e a trajetória de quem exala arte a vida inteira

27 julho 2024 |

 


Ele tem a arte no falar. Aliás, sua presença impõe a arte, naturalmente. Sua respiração exala texto, literatura, personagens, histórias e estórias que decoram a vida e as instâncias dela. Ele é inteligente e, a cada dia, se releva um mestre na atuação, capaz de dirigir, orientar e manter vivo e permanente espaços culturais onde perpassa. Não existe mais ninguém com essas qualidades se não o ator Juka Goulart.

 

Atualmente como Presidente da Sociedade Musical e Dramática Riobonitense (SMDR), vem desenvolvendo um trabalho de peso, com ética, respeito à classe artística local e sempre driblando os problemas para manter a casa de pé. Assim, grandes tem sido as conquistas.

 

Hoje, o artista concedeu uma entrevista exclusiva ao CULTURA VIVA e relatou um pouco de sua trajetória. Acomapnhe!

 

 

 

CULTURA VIVA: Por que um dia decidiu seguir a carreira da atuação? O que te levou a isso?

JUKA GOULART: Então, essas coisas a gente não escolhe, né? A arte escolhe a gente. Só fui atrás de meus sonhos.

 

C.V.: No início teve apoio de familiares e amigos em sua decisão?

J.G.: Sempre fui muito feliz em relação a isso. Meus pais sempre me deram força para que eu seguisse a minha carreira.

 

C.V.: E o primeiro contato com o Teatro foi o esperado ou chegou a passar por algum sufoco?

J.G.: Meu início foi na escola. Então, foi bem dentro das expectativas. Depois, com o tempo é que começaram a aparecer os perrengues.


 

C.V.: Pelo talento que você tem, poderia expandir seu trabalho em outras praças. Por que escolheu Rio Bonito para sobreviver com sua arte?

J.G.: Nasci aqui, sou cria de Rio Bonito e não tenho vontade de me mudar. Contudo, como artista rodo por toda a parte; com o cinema, rodo o mundo.

 

C.V.: Quem ou quais são suas maiores inspirações na atuação?

J.G.: Não saberia dizer. Creio que, em cada trabalho, tenho uma inspiração que vai desde meus colegas até algum artista consagrado. Cada caso é um caso.

 

C.V.: E o cinema como chegou em sua vida? Já era um sonho?

J.G.: De certa forma, o que veio primeiro foi a televisão, pois é o que estava mais próximo. Porém, o teatro foi o primeiro a me laçar. Já o cinema veio de mansinho e é minha atual paixão.

 

C.V.: Qual o primeiro filme em que atuou? O resultado saiu como você havia planejado?

J.G.: O primeiro filme que verdadeiramente atuei foi “O Teste”, de Diego dos Anjos, e diria que foi bem melhor do que eu esperava. É um trabalho que tenho muito orgulho!

 

C.V.: Além de atuar, tanto no Teatro, como no cinema, você também dirige. Esse ofício aconteceu naturalmente ou precisou fazer um curso específico?

J.G.: A direção teatral veio da necessidade. Se eu quisesse atuar, eu tinha que dirigir, pois não tinha ninguém que o fizesse. Foi tudo meio no susto.


 

C.V.: Quanto à televisão, já fez algo em novelas? Tem projetos para a TV?

J.G.: Nunca fiz novela e nem estão nos meus planos, mas, não sei: se tiver um convite, quem sabe? Se for uma boa proposta, por que não?

 

C.V.: E como tem sido sua gestão à frente da Sociedade Musical e Dramática Riobonitense? Muitos desafios?

J.G.: Os desafios são diários, mas estamos chegando lá. Hoje a SMDR tem, pelo menos, dois eventos por mês, sejam atrações ou oficinas. O importante é que a casa está viva!

 

C.V.: Quais são as suas redes sociais?

J.G.: https://www.facebook.com/JukaGoulartator

https://www.instagram.com/jukagoulart/

https://www.instagram.com/somudriba/

https://www.instagram.com/smdriobonitense/

 

Fotos: Divulgação


0 comentários: