Fausto Fawcett, Vera Fischer Era Clubber e Natália Lebeis na SIM SP

11 fevereiro 2025 |

 


O novíssimo selo carioca Palatável Records apresenta a noite Rio Apocalipse, uma homenagem à cena de dance eletrônico, post punk e spoken word do Rio de Janeiro. Na quarta feira, 19 de fevereiro de 2025, às 20 horas, no Porão da casa de Francisca, o selo convida o cronista marginal Fausto Fawcett, para apresentar o show ANIMAKINA, cheio de sonoridades incomuns, timbres inéditos e projeções hipnotizantes. Antes recebe pela primeira vez em solo paulistano a cantora e compositora Natália Lebeis e a banda Vera Fischer Era Clubber. Natália apresenta seu disco de estréia Choque Eletrostático, um emaranhado estético e poético de colagens sonoras, beats e sintetizadores. Já as Veras compartilham suas músicas ainda inéditas cheias de acidez e denúncia no mais puro suco do dance punk underground. A discotecagem fica sob responsabilidade do produtor Chico Dub. Uma noite pra quem quer furar a pistinha!



ANIMAKINA

É o ser humano contemporâneo espremido mais do que nunca entre o animal , o espírito e a máquina . Três ambições delirantes gerando propósitos , sentidos , confortos e desconfortos na mente , essa aberração da evolução cheia de imaginação , memória , linguagem, engenharia e consciência da morte nos condenando a dor ( sempre intensa) e ao prazer (sempre menor e fugaz) de viver agarrados ao colo de Grace Disgrace a Musa de Tudo.

Fausto Fawcett e sua trupe apresentam onze músicas que funcionam como crônicas dantescas totalmente dançantes sobre a comédia humana espalhada por aí.

Músicas inéditas como Animákina , Ciro Monteiro da Marvel , Bandidinhos do Himalaia ,

Pinochio Hard Core fazem companhia a outras do repertório de Fawcett com os Robôs

Efêmeros e a Falange Moulin Rouge como Shopping de Vodoos , Facada Leite Moça , Santa Clara Poltergeist , Básico Instinto , Katia Flavia Reloaded e outras.



ANIMAKINA

Fausto Fawcett

Paulo Beto

Marianne Crestani

Jodele Larcher



Fausto Fawcett (10 maio 57)  escritor e compositor formado em Jornalismo pela PUC do Rio de Janeiro .



Escreveu seis livros:

SantaClara Poltergeist           (Editora Eco 1990), 

Básico Instinto (Relume Dumará  1992 ) reeditados em 2014 pela Editora Encrenca. 

Copacabana  Lua Cheia           (Ed  Dantes 2001 ).

Favelost pela Editora Martins Fontes       ( 2012)  

Pororoca Rave  pela Editora Tinta Negra  (2015)

Pesadelo Ambicioso pela Numa Editora  (2022)



Gravou três discos: 

Fausto Fawcett e os Robôs Efêmeros ( Warner 1987 ) 

Império dos sentidos ( Warner 1989 )

Básico Instinto ( Sony 1993 )

      

Escreveu  cinco peças . Três em parceria com  Hamilton Vaz  Pereira  : Olhos ardentes  (1985 )  Amizade de rua ( 1986 )  Ataliba a Gata Safira ( 1988 ) . 

Participou como ator e escreveu  com o diretor Henrique Tavares  Cidade Vampira peça que tinha como mote o crime e a história  de Suzane Richthofen   ( 2005 ) e Salomé By Fausto Fawcett  ( 2016) encenada pelo grupo curitibano Companhia do Urubu sob direção de Carolina Meinerz. 

É autor de sucessos como Kátia Flávia a Godiva do Irajá (Fawcett e Laufer 1987) regravada por Fernanda Abreu em 1997 .  A música fez parte das trilhas sonoras dos filmes Lua de Fel de Roman Polanski (1992), O Superoutro (88)  Tropa de Elite (2007)e da peça À Beira do Abismo me Cresceram Asas de Maitê Proença (2013). Outros  sucessos : Rio 40 graus (com Laufer e Fernanda Abreu 1992)  Garota Sangue Bom – (com Fernanda Abreu)Balada do Amor Inabalável  (com Samuel Rosa).

Este ano o documentário "FAUSTO NA CABEÇA" com direção de  VITOR LOPES  da produtora TV ZERO estreou nos cinemas brasileiros. E em outubro na Globo Play.



 

Natália Lebeis

Com reflexões existencialistas sobre vida, morte, amor e desejo, a partir de uma visão singular cheia de acidez e ironia, Natália Lebeis - nome já conhecido no circuito cultural alternativo e na indústria da música nacional (C6 Fest, Novas Frequências, Music Forward, SIM São Paulo, Audio Rebel) - mergulha agora na música autoral. Seu disco de estreia, Choque Eletrostático, chegou às plataformas de streaming pelo selo Toca Discos no dia 28 de agosto. Choque Eletrostático é um disco de rock, pop e synths cheio de colagens sonoras, textura e poesia. "Queria explorar esse universo plástico e performático. Venho do teatro, a minha relação com a música antes de tudo é empírica, então, acabo sempre recorrendo também às minhas outras bagagens".

Para levar esse ambiente para o palco, Natália se juntou a musicistas de peso da cena independente: Desirée Marantes (synth e guitarra), Rai Sinara (beats, efeitos e synth) e Bianca Predieri (bateria). "Tô muito animada pra ver o disco no palco a partir do que vamos criar juntas” , revela a artista. Natália explora a plasticidade nos seus trabalhos, seja a partir da experimentação de sonoridades, texturas, timbres, ou da própria forma como a composição poética pode se construir. Ela experimenta com sintetizador de pista, faz refrão chiclete, cria letras irônicas, adiciona e brinca com barulhinhos eletrônicos em meio a nuances do funk, rock, MPB, new wave e pop.

Choque Eletrostático é, acima de tudo, um trabalho livre de convenções, sem fórmulas palatáveis. "Apesar de ser um disco super pop, ele tem uma certa estranheza e era isso que eu queria explorar" , ela afirma. O álbum foi produzido pelo Jonas Sá e Thiago Nassif, que também tocam diversos instrumentos, e recebeu participações importantes como Pedro Sá (ex guitarrista da banda Cê, de Caetano Veloso), Bianca Predieri (baterista da Jadsa), Thomas Harres (baterista da Céu e Bala Desejo), Pedro Dantas (baixista de Jards Macalé), Claudio Brito (percussionista da Martnália) e Bellacomsom (artista sonora, experimental e inventora de instrumentos).



 

Vera Fischer Era Clubber


Electro-punk-experimental-trash-pop são alguns dos elementos que permeiam Vera Fischer Era Clubber. A banda entrega performances excitantes, que fazem qualquer pista de dança vibrar! VFEC é uma síntese de atravessamentos musicais que permeiam o clube e referenciam o techno mas incorporando a ele, uma formação de banda que, junto a um eletrônico-sintetizado, abraçam outras sonoridades. Um baixo que insere na mistura elementos pós-punk, um teclado soturno, melódico que se destaca em contraste com uma bateria industrial e uma voz que, com jeitinho carioca, debocha enquanto proclama letras que descrevem um cenário de dúvida e desejo, um caminhar por um mundo noturno, de fervo, flerte e busca por satisfação.  Amigas de longa data, as Veras se conheceram no front carioca. Em um processo iniciado a partir de jams e improvisos, Malu, Pek0 e Vickluz assumiram os instrumentos, enquanto Crystal assumiu o microfone. De Niterói para o mundo, as Veras chegam para aumentar a temperatura da cena carioca. 



Bio:

VFEC é uma síntese de atravessamentos musicais que permeiam o clube e referenciam o techno mas incorporando a ele, uma formação de banda que, junto a um eletrônico-sintetizado, abraçam outras sonoridades. Um baixo que insere na mistura elementos pós-punk, um teclado soturno, melódico que se destaca em contraste com uma bateria industrial e uma voz que, com jeitinho carioca, debocha enquanto proclama letras que descrevem um cenário de dúvida e desejo, um caminhar por um mundo noturno, de fervo, flerte e busca por satisfação.




Rio Apocalipse na SIM São Paulo com Fausto Fawcett, Natália Lebeis e Vera Fischer Era Clubber

quarta feira, 19 de fevereiro de 2025 às 20 horas

Porão da Casa de Francisca: R. Quintino Bocaiúva, 22, Sé, Centro de São Paulo

Ingressos:
R$ 35 ANTECIPADO

R$ 44 PORTA

os 100 primeiros entram grátis

Vendas: https://pixelticket.com.br/eventos/25426/rio-apocalipse-fausto-fawcett-natalia-lebeis-vera-fischer-era-clubber-porao-qua-19-02-abertura-porao-20h

 

Fotos: Divulgação


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