Com
os olhos voltados para o céu e a imaginação solta entre planetas e
constelações, crianças em tratamento no Instituto Nacional de Traumatologia e
Ortopedia (INTO) viveram uma manhã diferente nesta terça-feira (22). Elas
participaram de uma visita ao Planetário do Rio de Janeiro, na Gávea, durante
atividade do Programa Fortalecer, que alia saúde, acolhimento e educação.
A
experiência foi inédita para todas as crianças e acompanhantes. Durante o
passeio, os pequenos exploraram o Museu do Universo, interagiram com
experiências científicas e participaram da sessão de cúpula "Brincando
Entre Estrelas", onde viajaram pelo espaço em meio a constelações e
planetas do Sistema Solar com a personagem Celeste e seu gato Mourão.
O
pequeno Eduardo, de oito anos, mal conseguia conter a empolgação ao sair da
sessão imersiva: “Aprendi sobre meteoritos, sobre Saturno, a Terra... vários
planetas”, contou entusiasmado o menino, paciente do INTO desde o primeiro ano
de vida.
Quem
também aprovou a ação foi a avó de Eduardo, a costureira Brenda Martins, que
destacou a importância da atividade para as crianças e para os próprios
responsáveis.
“Nunca
tínhamos vindo. Às vezes, pela distância e pelo custo, fica difícil. Mas foi
maravilhoso. A gente aprende junto com eles. Descobri, por exemplo, que
astrologia e astronomia não são a mesma coisa. São coisas que a gente nunca
teve a chance de aprender. Quando eu era criança, não havia essa facilidade”,
relatou a avó.
O
transporte foi garantido pela Viação Ideal, parceira da ação, que
disponibilizou um ônibus urbano adaptado para levar com segurança pacientes com
mobilidade reduzida.
Para
Mariana Maciel, chefe da Área de Projetos Especiais do INTO, oferecer esse tipo
de experiência vai além do lazer. “Essas famílias nunca tinham estado em um
planetário. Proporcionar esse acesso à cultura e ao conhecimento é uma forma de
ampliar horizontes e tornar o tratamento mais leve e mais humanizado”,
destacou.
Criado
em 2013, o Programa Fortalecer já beneficiou mais de 700 crianças e inclui uma
série de ações que contribuem para o tratamento de forma lúdica e educativa,
como visitas a escolas, rodas de leitura, eventos temáticos e atividades dentro
do próprio Instituto. A proposta é olhar para a saúde da infância de forma
integral, promovendo não apenas a reabilitação física, mas também o
desenvolvimento emocional, social e cultural dos pacientes.
Foto:
Divulgação
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