O Museu
do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria
Criativas do Estado de São Paulo, acaba de lançar a segunda edição da Arquibancada,
revista criada para discutir temas relacionados ao futebol e as práticas
museológicas. O novo número tem como tema central a renovação de exposições em
museus, partindo da experiência do Museu do Futebol com a renovação de sua
própria exposição principal, finalizada no ano passado. A revista está
disponível integralmente para download e para retirada gratuita e
limitada de exemplares físicos na Biblioteca do Museu do Futebol.
A edição
Nº 0002 dedica-se ao compartilhamento de premissas, processos e experiências
para a revitalização de exposições em diferentes instituições museológicas.
Além da experiência do Museu do Futebol, os artigos e ensaios tratam também do
processo de renovação do Museu do Ipiranga, do Museu Paraense Emílio Goeldi, do
Museu Nacional da Colômbia, Casa Mário de Andrade, a revitalização do Museu
Histórico do Instituto Butantan e o relato de musealização da memória no Clube
de Regatas Flamengo.
A
edição apresenta, ainda, artigos sobre a experiência do Museu da Língua
Portuguesa com oficinas de escritas de cartas e uma entrevista com o time de
criação da renovação do Museu do Futebol. Na entrevista, Leonel Kaz, Marcelo
Duarte e Marília Bonas (curadoria), Daniela Thomas e Felipe Tassara (direção
artística e expografia) e Jair de Souza (comunicação visual e direção de arte
das peças audiovisuais) conversam com a museóloga e arqueóloga Camila Wichers
(MAE-USP) e Clara Azevedo (Tomara! Educação e Cultura).
Nos
artigos sobre o Museu do Futebol, há textos das equipes que atuaram na
renovação, onde foram abordados desde os desafios que envolveram a renovação do
parque tecnológico e a atualização do sistema de gerenciamento das interações,
pesquisa iconográfica, a reafirmação do compromisso com a acessibilidade,
espaços e tempos em que o museu se renova. O material revela os processos
que fizeram com que o Museu do Futebol reabrisse em julho de 2024 para ser mais
diverso, inclusivo e divertido, com novos conteúdos e salas, mais recursos de
acessibilidade, objetos, vídeos, fotos e experiências.
Entre
as 244 páginas e às vésperas da Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino a
ser realizada no Brasil em 2027, um dos destaques é o texto “Impactos
simbólicos visuais no futebol de mulheres: uma ponte entre memória e presença”,
de autoria da cientista social Andrea Ladvig e a museóloga Sibelle Barbosa da
Silva. O texto fala de resistências e conquistas, da proibição e as
consequências até hoje vividas pelas mulheres que jogam e vivem do
futebol.
A
revista tem a direção editorial de Renata Vieira da Motta e Marília Bonas,
Diretora Executiva e Diretora Técnica do Museu do Futebol,
respectivamente. O projeto gráfico e diagramação é de Lucas Blat, que
também é o ilustrador da capa, uma aquarela que retrata a comemoração de
mulheres que fizeram história no futebol feminino.
A
revista Arquibancada foi lançada em 2024 e a edição Nº 0001 foi focada nos temas e debates do
futebol, mesclados com as práticas museológicas de forma diversa e
inclusiva.
SOBRE
O MUSEU DO FUTEBOL
Localizado
numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o
Pacaembu, o Museu do Futebol possui salas expositivas que instigam o visitante
a experimentar sensações e compreender por que, no Brasil, o futebol é mais do
que um esporte: é nosso patrimônio, parte de nossa cultura e de nossa
identidade.
O
Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e
Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação
Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social
de Cultura responsável pela sua gestão.
PATROCINADORES
E PARCEIROS
A
Temporada 2025 do Museu do Futebol conta com patrocínio do Mercado Livre,
Arkema, Goodyear, Farmacêutica EMS e Itaú Unibanco; apoio da Adidas, Grupo
Globo, Pinheiro Neto Advogados, Grupo Zanchetta e Sabesp; conta ainda com a
Evonik Brasil como empresa parceira e dos parceiros de mídia Revista Piauí,
Rádio Transamérica FM, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux. O
Museu do Futebol é realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Ministério da
Cultura – Lei Rouanet.
Foto:
Lucas Blat
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