Giovanna de Azevedo e o ‘Camarim’ que pincela gerações

12 novembro 2025 |

 


Um camarim que realiza o sonho de muitas crianças e marca gerações. Idealizado pela Pedagoga e Maquiadora Artística em Festas Infantis, Giovanna de Azevedo, o Camarim da Pintura, além de fazer a alegria da criançada, deu oportunidade de emprego para outras maquiadoras.

 

Hoje, ela conversou com o CULTURA VIVA e relatou essa história de sucesso.

 

Acompanhe!

 

CULTURA VIVA: Como foi o início do Camarim da Pintura? De onde surgiu a ideia?

Giovanna de Azevedo: Quando cheguei ao Rio de Janeiro, em dezembro de 2023, passei a morar em São Gonçalo e estava em busca de uma oportunidade de emprego. Nesse período, surgiu a ideia de ter uma renda extra, enquanto aguardava uma vaga como professora. Foi, então, que criei meu perfil profissional no Instagram, ainda como Giovanna Pinturinhas.

Comecei a divulgar meu trabalho adicionando casas de festa, recreadores infantis e enviando fotos de algumas pinturas que havia feito em duas festas, em Corumbá (MS), antes da mudança. Também procurei a escola da minha filha, que teria uma festinha de

Carnaval, no início de fevereiro de 2024. Conversei com a diretora, expliquei que estava iniciando nesse novo ramo — não como recreadora, mas exclusivamente com pintura artística facial — e ela adorou a proposta! No dia do evento as crianças amaram as pinturas. Foi uma experiência incrível, mas ainda assim, naquele Carnaval, eu não consegui nenhum contrato.

 

A oportunidade veio pouco depois, quando participei da Caravana de Arte e Lazer, um projeto lindo da Secretaria de Turismo de São Gonçalo. Foi marcante: pintar muitas crianças em um único evento me fez estudar mais técnicas, expandir meu repertório e ganhar confiança. A partir desse momento, os clientes começaram a surgir pelo Instagram.

 

No início, eu não tinha móveis — apenas um espelho pequeno e muita criatividade. Conforme os eventos foram acontecendo, fui investindo no meu sonho: comprei materiais, móveis e até confeccionei meu próprio camarim. O espelho de LED, que hoje é nossa marca registrada, foi totalmente personalizado por mim: comprei o MDF, pintei, instalei os LEDs e, depois, fiz a mesa combinando. O resultado ficou lindo!

 

As fotos chamavam a atenção das mães, e nosso camarim se tornou único e exclusivo — algo que até hoje encanta os clientes, que elogiam não só o nosso trabalho, mas também a aparência e o cuidado com toda a estrutura. Assim surgiu o Camarim da Pintura, onde realizamos pintura facial, tererê e escultura de balões.

 

Em 2025, antes dos eventos da Semana da Criança, convidei algumas maquiadoras que conheci na caravana para trabalharem comigo nas festas infantis — aniversários, eventos e escolas. Foi, aí, que, realmente, nos tornamos uma equipe de pintura facial. Nossa Semana das Crianças foi incrível: fizemos muitos eventos!

 

Um desses momentos especiais foi o Festival Infâncias, realizado pela Secretaria de Cultura e pela Prefeitura de Niterói. Foi contagiante a nossa alegria e uma verdadeira honra estar ali. Todos elogiavam nossas pinturas — foi um dia maravilhoso que jamais esqueceremos!


 

C.V.: Sempre trabalhou com artes e pintura? O que, dentro da sua carreira profissional, desencadeou a proposta do Camarim?

G.A.: Sou pedagoga e sempre trabalhei diretamente com crianças. A arte sempre fez parte do meu universo, seja nas atividades escolares, na criação de personagens e, até, em pequenas pinturas. O que desencadeou de vez o Camarim da Pintura foi a necessidade de me reinventar profissionalmente ao chegar em uma nova cidade, unindo criatividade, amor pelas crianças e a chance de transformar momentos simples em memórias felizes.

 

C.V.: Quais os principais cuidados que se deve ter para trabalhar com pintura artística infantil?

G.A.: Higiene e segurança sempre em primeiro lugar. Uso apenas tintas específicas para pele infantil, antialérgicas e à base de água. Mantenho todo o material esterilizado, utilizo pincéis individualizados para as áreas do rosto e jamais pinto crianças com irritações, feridas ou alergias aparentes. Também explico, para os pais, como remover a pintura corretamente ao final do dia.

 

C.V.: Durante os eventos, as crianças são muito exigentes quanto às cores e na escolha dos desenhos?

G.A.: Sim. As crianças sabem, exatamente, o que querem; elas gostam dos personagens do momento: homem aranha, Hulk, mas, o Stich, é campeão dos pedidos, mas, também tem os que já pedem cores favoritas e uns pedidos bem espontâneos, como uma barata e o rosto de Jesus. E eu adoro isso porque cada escolha traz personalidade para a pintura, o jeito leve de como devemos ser, assim é como as crianças.

 

C.V.: Geralmente, quais locais e eventos mais há trabalho para você?

G.A.: Hoje nós somos uma equipe de pintura facial. Eu abri essa porta para outras maquiadoras com os mesmos sentimentos que eu de levar arte, cor e sorrisos para Festas infantis em buffets e residências que são os principais, mas, também, participamos de eventos escolares, ações sociais, inaugurações, recreações em datas comemorativas e eventos empresariais voltados para famílias.


 

C.V.: Você dá cursos através deste projeto?

G.A.: Eu tenho muito interesse, mas, no momento nós fazemos treinamentos apenas com nossas maquiadoras do Camarim da Pintura, mas é um sonho próximo. Já recebo muitas mensagens de pessoas interessadas em aprender, e estou me organizando para, futuramente, oferecer cursos práticos com técnica, criatividade e atendimento profissional.

 

C.V.: Agora, chegando o final do ano como fica a agenda? Tem muito trabalho legal para desenvolver com o tema “Natal”?

G.A.: Estamos a todo vapor, graças a Deus! Nós atendemos em Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Itaipuaçú e Rio Bonito. Somos oito maquiadoras em nosso grupo de trabalho, e ainda temos uma parceira que atendo no Rio de Janeiro, já estamos com muitas ideias, temas super criativos! Nessa época, o Camarim da Pintura ganha ainda mais magia: renas, bonecos de neve, Papai Noel, árvore de Natal — as crianças amam! É um período lindo para trabalhar! Estamos fazendo eventos em escolas, encerramentos de cursos, nessa última semana fizemos uma escola de natação em Niterói. Foi lindo!


 

C.V.: Como faz para se reciclar e, cada vez mais, melhorar seu trabalho?

G.A.: Busco muitas referências internacionais, claro que não posso deixar de falar dos materiais importados que chamam bastante atenção nas festas pois são paletas de cores diferentes, e isso encanta os pais e os convidados e, com isso, estou sempre repondo meus materiais. Eu também sigo muitas maquiadoras artísticas importantíssimas nessa área da pintura facial infantil, eu, particularmente, amo a @miau.paty também sigo a Aline Borges, nossa pioneira da pintura facial aqui no Brasil; já fiz alguns cursos online pelo Youtube mesmo e, é claro, que o estudo de novas técnicas e pinceladas ajudam bastante, técnicas de detalhes a organização do espaço e acabamento das pinturas fazem nossa pintura virar obra de arte nos rostinhos dos pequenos. Além disso, ouvir os elogios e sugestões dos clientes me guia para evoluir sempre.

 

C.V.: Que recado deixaria para quem deseja seguir carreira neste ramo?

G.A.: Acredite no seu potencial e não pare de treinar! Invista em bons materiais, em atendimento com carinho e na sua marca pessoal. Cada criança é única — e você pode transformar o dia delas com sua arte.

 

C.V.: Quais são as redes sociais?   

G.A.: Instagram: @camarimpintura e o WhatsApp comercial: (21) 99865-5845.


Algumas Fotos dos eventos:













Fotos: Arquivo ´pessoal de Giovanna de Azevedo

0 comentários: