"ESPERANÇA NACIONAL" - EDSON SOARES

24 agosto 2008 |


Num passo desafiador, a revista “CartaCapital” edição novembro/dezembro 2007 publicou uma pesquisa que aponta as principais empresas brasileiras que foram consideradas como as mais admiradas no país nesse ano. Um estudo feito pela CartaCapital/TNS Interscience. Como já era de se esperar, a Petrobras – orgulho brasileiro –, no fator-chave “Compromisso com o país”, ficou muito à frente da segunda colocada, a Vale do Rio Doce. A BR conquistou 31,11% e a Vale, 18,81%. Segundo a revista, essa diferença tem explicação pela presença da companhia no mercado nacional e internacional. No Brasil, inclusive, a empresa é líder na exploração de petróleo, na distribuição de combustíveis e na área de logística, por meio da Transpetro. No exterior, cogita planos para expansão no continente americano e em parte da África. Sem falar o peso significativo que tem na área de gás e energia.
Por isso e muito mais, a Petrobras se tornou o sonho profissional de muita gente. Quem não desejaria se tornar um executivo de alto escalão na companhia repleto de benefícios e regalias, sem grandes preocupações, afinal, seu salário é considerado um dos melhores do país? Está seguro no seu cargo porque passou por um concurso público e venceu milhões de candidatos (só esse quesito já prova: “sou bom demais, quem poderá me deter?”). Dá orgulho, satisfação, tranqüilidade: tudo o que o povo (sofrido) brasileiro precisa. O perigoso é que essa condição permite a sensação de “poder” por estar numa situação melhor que outros. Porém, apenas as mentes mais fracas dão chance para sentimentos tão ardilosos. Aqui aparece a natureza humana imperfeita: alguém tão inteligente para conquistar tal status e tão ignorante, simultaneamente, ao ponto de pensar e agir de uma forma tão mesquinha.
Para aqueles que ocupam cargos honrosos na Petrobras ou prestam serviços para a companhia... Parabéns! Façam jus a função que lhes cabe. Aos que ainda convivem com o sonho... Alimente a esperança através do estudo. Renuncie certos entretenimentos (equilibre-os) para se dedicar. Nessa vida, tudo pode acontecer. Mas, para viabilizarmos a realização de algo, precisamos estabelecê-lo como prioridade... O “resto” deixa para depois. Aliás, vai ter tempo de sobra para curtir a vida “adoidado”.

0 comentários: