TRÊS MULHERES, TRÊS HISTÓRIAS

03 março 2009 |


Um ciclo de três óperas completas onde a mulher é a protagonista

Giovanna D’arco – 10 e 11/03
Adriana Lecouvreur – 17 e 18/03
Manon Lescaut - 24 e 25/03

No Istituto Italiano di Cultura , com apresentação e comentários do prof. Sérgio Casoy

Em março, mês no qual se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Istituto Italiano di Cultura se junta a essa homenagem exibindo um ciclo de três óperas completas, em DVD, cuja personagem central é sempre uma forte personalidade feminina que dá título à obra. As apresentações e comentários serão do prof. Sérgio Casoy.

A série se inicia com GIOVANNA D’ARCO de Giuseppe Verdi, visão romântica da saga de Joana D’Arc, a mítica mulher-soldado que conduziu as tropas francesas à vitória contra os invasores ingleses em 1429 e salvou seu país. Depois é a vez da dramatização da vida de uma das mais famosas atrizes da Comédie Française da Paris do século XVIII, narrada através da música de Francesco Cilea em ADRIANA LECOUVREUR. E o ciclo se encerra com a ópera que tornou Giacomo Puccini definitivamente famoso: MANON LESCAUT, personagem que inaugura, no romance literário, a lenda da menina-moça que se transforma em mulher fatal.

A mulher na ópera

A primeira ópera da história teve por título o nome de sua protagonista, Dafne, de Jacopo Peri, estreada em 1597 em Florença. Nos quatro séculos que se seguiram a maioria avassaladora das óperas recebeu de seus apaixonados compositores nomes femininos. Assim foi no barroco, com La Calisto de Cavalli, Orontea de Cesti e La Griselda de Vivaldi. Também no classicismo, com L`Italiana in Londra de Cimarosa, Nina di Paisiello e Armida de Rossini. No romantismo, Bellini, entre outras, compôs Zaira e Norma; Donizzetti, Lucia di Lammermoor e Parisina, Ponchielli La Gioconda. Verdi escreveu cinco óperas com títulos femininos. No periodo pós-verdiano, a lista continua com Puccini (de cujas doze óperas oito têm nomes de mulher por título), Mascagni, Catalani, Giordano e Leoncavallo entre outros.

Lazer e cultura gratuitos
Iniciado em janeiro deste ano, o ciclo de obras operísticas oferece aos apreciadores do gênero e aos moradores de Higienópolis, em particular, a oportunidade de assistir a grandes espetáculos, com ingressos gratuitos e a comodidade de horários alternativos e localização privilegiada.

O Instituto Italiano de Cultura, instalado num casarão dos anos 20, na Av. Higienópolis 436, oferece ao público paulistano o Salone, preparado para receber projeções, exposições, palestras, mesas-redondas, cursos e debates em torno da cultura italiana.

Gerador de eventos de altíssimo nível, o IIC produz e apoia diferentes manifestações artísticas e intelectuais nos endereços mais nobres da cidade, como MASP, Memorial da América Latina, Teatro Municipal, Mube entre outros. A partir deste ano, da os primeiros passos para tranformar sua sede num novo endereço aberto para a cultura com os eventos programados no Salone e a abertura ao público do acervo bibliográfico.

Dias: 10/03 às 19h / 11/03 às 15h

GIOVANNA D’ARCO Música de Giuseppe Verdi. Libreto de Temistocle Solera.
Intérpretes: Susan Dunn, Vicenzo La Scola, Renato Bruson, Pietro Spagnoli
Coro e Orquestra do Teatro Comunale di Bologna, dirigidos por Riccardo Chailly.
Duração: 126 minutos

Dias 17/03 às 19h / 18/03 às 15h

ADRIANA LECOUVREUR Música de Francesco Cilea. Libreto de Arturo Colautti Intérpretes: Daniela Dessì, Olga Borodina, Sergei Larin, Carlo Guelfi.
Coro e Orquestra do Teatro Alla Scala di Milano, dirigidos por Roberto Rizzi Brignolli.
Duração: 138 minutos

Dias 24/03 às 19h / 25/03 às 15hs

MANON LESCAUT Música de Giacomo Puccini. Libreto de Marco Praga, Domenico Oliva, Luigi Illica, Giuseppe Giacosa e Ruggero Leoncavallo
Intérpretes: Karita Mattila, Marcello Giordani, Dwayne Croft, Dale Travis. Coro e Orquestra do Metropolitan Opera House de New York, dirigidos por James Levine.
Duração: 130 minutos

Apresentação e comentários: Prof. Sergio Casoy
Local: Istituto Italiano di Cultura - Salone - Avenida Higienópolis, 436
Horário: 10/02 às 19h e dia 11/02 às 15h
Reservas: Tel: (11) 3660-8888
Entrada Franca
Capacidade: 80 lugares.
Legendas em Italiano

0 comentários: