ESTUDO SOBRE OS EFEITOS DO CAFÉ E O CORAÇÃO

15 maio 2009 |


Por JOSE LELIS GUIMARÃES
UPCC – INCOR)

A importância da boa alimentação e repouso, já era recomendada por Hipócrates ( o pai da medicina ) há mais de 2.500 anos. Atualmente, sabe-se que seis das principais causas mundiais de morbidade e mortalidade possuem relação com a alimentação: desnutrição, infarto do miocárdio, neoplasias, acidente vascular cerebral, diabetes e obesidade.
As alimentos mais importantes na dieta do ser humano, são os cereais(trigo, arroz, milho e centeio), carne vermelha ( vaca, porco e ovelha), aves ( galinha, peru e pato), hortaliças, frutas, leite e seus derivados, cana de açúcar, beterraba e café.
Muitas são as informações sobre a relação do café com a saúde. A começar por sua ação estimulante da secreção ácida e de pepsina no estômago, o que leva à contra indicação do seu consumo por portadores de úlcera ou gastrite em atividade.A crença antiga de que o café poderia ser um produto cancerígeno, hoje é refutada por criteriosas pesquisas. Descobertas recentes mostram que tomar café todos os dias pode prevenir o aparecimento do diabetes melito (DM) tipo2 e diminuir o risco de cáculos de vesícula.
Seus efeitos no SNC (sistema nervoso central) em especial no combate à depressão, são motivadores, não havendo comprovação do aumento da morbimortalidade por AVC com o seu uso.foi observado por Klatisky et.col. que o uso de café e chá, leva à proteção contra eventos cardiovasculares.
Ficou confirmado o aumento da mortalidade por DCV em homens devido uso associado com tabagismo e colesterol elevado.Esses efeitos foram atribuídos à cafeína, mas trabalhos mostram que mesmo em uso de café descafeinado, as conseqüências são as mesmas.
A maneira como é torrado e seu preparo, influenciam no ser humano, pois existem substâncias como os ácidos clorogênicos e os compostos quinídeos que atuam no SNC, com relevantes funções biológicas. É o caso do café turco ou grego ( o pó é fervido a 100º mas não é filtrado antes de ser bebido) tem relação com aumento de infarto do miocárdio. Mas se o café é filtrado em filtro de papel após sua fervura, não há nenhuma relação com problemas do coração ou infarto do miocádio.

Visite o site: www.cafeesaude.com.br

*JOSE LELIS GUIMARÃES é CARDIOLOGISTA E GERIATRA

*Foto: Arquivo pessoal de José Lélis Guimarães

0 comentários: