'UM REI EM PAQUETÁ', MUSICAL INFANTIL

11 maio 2009 |


Quantas já contaram do Rei!

E quantas nós da Ilha de Paquetá ainda temos pra contar. Aqui D. João encontrou seu refúgio da Corte, dos protocolos e dos formalismos. Sua Ilha dos Amores. Um Rei cidadão em Paquetá, como todos nós, em sua residência não oficial.

E começou por acaso: ainda em 1808, numa de suas travessias pela Baía de Guanabara, o Rei e sua Galeota Real foram surpreendidos por uma tempestade tropical daquelas, e a salvação foi se abrigar nas calmas enseadas de Paquetá. Um primeiro encontro arrebatador, digno das grandes paixões. Daí ao Rei virar freguês foi fácil, rapidinho.

O Rei largava tudo lá na Corte e tocava o bonde pra Ilha, quer dizer, a galeota. Ficava discretinho na Casa da Rua dos Muros – que, claro, só depois ganhou o nome Solar Del Rei - nas ruas, de prosa com os paquetaenses e comemorando junto ao povo nas Festas de São Roque, o padroeiro do bairro. Até sua coroação ele celebrou por aqui. E D. João ainda teria curado uma úlcera crônica na perna com as águas milagrosas do Poço de São Roque. Muita fé e devoção.

Só que o Rei teve que partir. Levou e deixou saudades e doces lembranças. Mas Paquetá nunca mais perdeu sua majestade.

Um Rei em Paquetá, o novo musical infantil do Projeto Bem Me Quer Paquetá, mistura elementos históricos com o imaginário local, criando um mágico universo. Para compor a obra, convidamos João Guilherme Ripper e, para o libreto, a escritora Conceição Campos, orgulhosas parcerias neste espetáculo emocionante que nossas crianças e jovens abraçaram com carinho e obstinada dedicação.

UM ESPETÁCULO DO PROJETO BEM ME QUER PAQUETÁ

Bem Me Quer Paquetá é um projeto de capacitação artística e cultural por música, artes integradas e cidadania para centenas de crianças da Ilha de Paquetá, desenvolvido na Casa de Artes Paquetá.

Anualmente o projeto trabalha um tema relacionado à história e identidade cultural da Ilha. Diversos núcleos técnicos funcionam ao longo do ano e se articulam na montagem de um espetáculo.

Em 2006 / 2007 o tema foi Maestro Anacleto de Paquetá, baseado na vida e na obra desse importante compositor e regente paquetaense.

Em 2007 / 2008 o tema foi A Moreninha, baseado no romance de Joaquim Manuel de Macedo e a composição e libreto foram criados por Tim Rescala especialmente para o projeto.

Para 2008 / 2009 estamos abordando a passagem de D. João VI pela Ilha de Paquetá, sua importância para a história e identidade da Ilha e sua relação amorosa com Paquetá, seu refúgio bucólico e romântico.

Bem Me Quer Paquetá é um projeto que democratiza o acesso à cultura, capacita e gera oportunidades, promove o resgate e a preservação da memória, da identidade e da auto-estima da comunidade, estimula o turismo, beneficiando diretamente diversos prestadores de serviços locais, e promove a preservação do patrimônio cultural e natural de Paquetá.

O projeto tem diversas instituições parceiras, o apoio cultural da Barcas SA, dos Padrinhos Culturais e o patrocínio é da Petrobras e do Governo Federal através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

Mais informações:
www.casadeartes.org www.bemmequerpaqueta.org

0 comentários: