O jornalista Edson Soares visitou ontem alguns pontos culturais no Centro do Rio de Janeiro e indica que os leitores do Jornal CULTURA VIVA visitem:
*O Espaço Cultural da Marinha
A área de mil metros quadrados abriga e conta a história da navegação através de mapas, maquetes e equipamentos usados em antigas embarcações. Entre os destaques estão a Galeota D. João VI, uma embarcação a remo construída em 1808 e utilizada pela família real em seus deslocamentos pela Baía de Guanabara; e as peças recuperadas em naufrágios pela costa brasileira. No cais estão ancorados o submarino Riachuelo e um helicóptero que funcionam como museus flutuantes. Do espaço partem passeios para a Ilha Fiscal.
O Espaço Cultual da Marinha fica na Avenida Alfredo Agache, s/nº, Centro.
Tels.: (21) 2104-6025 / 2104-6879
Nessa foto, Edson está em frente a Galeota D. João VI, uma embarcação a remo construída em 1808 e utilizada pela família real.
Edson conheceu o interior do submarino Riachuelo.
Aqui, Edson Posa em frente ao helicóptero (museu flutuante).
*O Centro Cultural Banco do Brasil
Com destaque para a exposição “Parece Verdade” do fotógrafo Caio Reisewitz, que reúne uma seleção de fotografias realizadas pelo artista nos últimos anos.
Endereço: Rua 1º de Março, 66, Centro.
Tel.: (21) 3808-2020
Nessa foto, Edson está no corredor que dá acesso às salas onde as fotografias estão expostas, ao fundo como se pode notar.
*Centro Cultural Correios
Ele destaca a exposição “Material e Imaterial – As estruturas (en)cobertas”, de Tatiana Verbicario. São obras repletas de caminhos, curvas e corredores, onde as pessoas se perdem nos encantos das suas memórias. Ela forma imagens em aquarela com lápis e colagem sobre papel.
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro
Tel.: (21) 2253-1580
Nessa imagem, Edson está no Bistrô do Centro Cultural Correios.
*Casa França-Brasil
A exposição de Iole de Freitas traz uma instalção impressionante com tudos de aço e placas de polibicarbonato. A mostra está aberta ao público de terça a domingo, das 10h às 20h e termina no dia 28 de fevereiro.
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro
Tel.: (21) 2253-5366
Nessa foto é possível observar as obras expostas por Iole, atrás de Edson.
*Caixa Cultural
A exposição “Rubem Ludolf – Obra Reunida” comemora os 60 anos de pintura do artista e traz um vasto panorama de sua carreira, cujas raízes, entrelaçadas aos caminhos da arte abstrata e concreta no Brasil, fizeram florescer um rigoroso pensamento plástico.
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro
Tel.: (55 21) 2544-4080
Por fim, nessa foto, Edson se prepara para subir as escadas e chegar ao segundo piso da Caixa Cultural, onde estão expostos os quadros do Rubem Ludolf.
Convém ressaltar que todas estas exposições tem entrada franca.
Sem dúvida, vale a pena conferir tais trabalhos! E viva a cultura brasileira!
Fotos: Arquivo pessoal de Edson Soares
0 comentários:
Postar um comentário