O Santinho Desconfiado no palco do Municipal

27 março 2010 |


O Milagre do Santinho Desconfiado, de Marília Gama Monteiro, acontece nos dias 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de abril, às 16h no Teatro Municipal de Niterói.

No elenco, Lúcia Coelho, Marcelo Dias (eleito o Melhor Ator e ganhou o Prêmio Zilka Salaberry de teatro para crianças em 2007 com O Ovo de Colombo, encenado por Lúcia Coelho), Severa Gomes, André Costa e Pedro Maia . Direção: Lena Brasil.

“Escrito no final dos anos de 1960, vencedor do concurso nacional de Dramaturgia do então Serviço Nacional deTeatro (SNT, atual Funarte), em 1970 e com uma belíssima narrativa em versos, o Milagre revive um fato marcante da História do Brasil : a Abolição da escravatura. O tema é atual e necessário. Atual porque ainda existem crianças em regime de trabalho escravo no país. Necessário pela falta de amor ainda existente entre os homens grandes”, afirma Lúcia Coelho.

Sinopse
João é um preto velho trazido da África ainda criança. Trouxe com ele o pito que foi de sua avó e que vive se perdendo. Cada vez que isso acontece quem faz o ‘milagre’ de fazê-lo reaparecer é o Senhor Matosinho, santo da devoção de sua avó e protetor do menino. Um dia, João conhece Zezé, tornam-se amigos e Zezé
promete ao menino João/Tição que vai estudar e, quando crescer, escreverá uma lei que acabe com o tráfico de navios negreiros. Adultos, compadres, o dr. Eusébio
de Queiroz, o Zezé, cumpre o prometido e escreve várias leis: a do Ventre Livre, a dos Sexagenários e, em 1851, a que extingue o tráfico de navios negreiros entre a África e o Brasil. Mais tarde, comemoram a Abolição da Escravatura. João acredita que esse “foi o maior milagre de seu santo Senhor Matosinho”.

Lúcia Coelho
Arteeducadora, diretora e atriz, 30 anos à frente do grupo NAVEGANDO, dirige e atua nesse Milagre. Livre de qualquer tom didático, misturando atores e bonecos, a história é contada em clima onírico, com a África repleta de bichos, cores e sons. O Brasil colonial foi todo inspirado no trabalho do mestre Debret. Lúcia Coelho - diretora do grupo Navegando – ganhadora dos prêmios Molière de Teatro Infantil (dado pela Air France, 1980), várias vezes do Coca-Cola de Teatro para Crianças, Prêmio Zilka Sallaberry (pelo conjunto da obra) e, inúmeros Prêmio MinC-Troféu Mambembe, do Ministério da Cultura.
A montagem de O milagre do santinho desconfiado só foi possível graças ao
Prêmio Myrian Muniz de Teatro, oferecido pela Fundação Nacional de Artes-
Funarte, do Ministério da Cultura.

Ficha Técnica:
Cenários e figurinos: Carlos Alberto Nunes;
Música original: Marcelo Alonso Neves;
Bonecos: Michel Sousa e Juliana Werneck;
Adereços e pintura de arte: Nilton Katayana e Thierry Katayana;
Iluminação: Jorginho de Carvalho;
Preparação de voz: Jorge Maia;
Preparação de corpo: Marcelo Dias;
Assessoria teatro de sombras: Magda Modesto;
Assistente de cenografia: Clarisse Conde;
Confecção de figurinos: Suely Gerhardt;
Fotografia: Mário Grisolli;
Divulgador: João Pontes e Stella Pontes;
Assistente de produção: Heloíza Quaresma;
Direção de produção: Lena Brasil.

“O Milagre do Santinho Desconfiado” – TMN
Data: 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de abril.
Horário: 16h
Valor: R$20
Classificação etária: Livre
Capacidade: 400 lugares
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói.
Tel: (21) 2620-1624

Foto: Mario Grisolli

0 comentários: