MARIANA BALTAR E PEDRO MIRANDA NA PRAÇA TIRADENTES

10 agosto 2010 |


Para matar as saudades, MARIANA BALTAR volta à Praça Tiradentes, fazendo uma temporada no Centro Cultural Carioca onde começou sua carreira e animou as noites de sábado por cinco anos. A cantora, indicada ao Prêmio TIM Revelação 2007, mostrará músicas de seus dois CDs, Uma Dama também quer se divertir (Zambodiscos) e Mariana Baltar (Biscoito Fino), com ritmos brasileiros, investindo tanto na releitura de canções brasileiras de diversos gêneros quanto no repertório inédito de jovens compositores da MPB. Ela também prestará homenagem ao maestro Paulo Moura com quem se apresentou dançando inúmeras vezes e fez sua estreia profissional como cantora no Lincoln Center, em Nova Iorque, junto com Cliff Korman, no Gafieira Dance Brasil.

No show do CCC, em agosto, seu convidado especial será o cantor PEDRO MIRANDA cujo CD Pimenteira foi eleito como um dos melhores de 2009 pela crítica especializada. Acompanham Mariana, Marcílio Lopes (bandolim e bandola), Jayme Vignoli (cavaquinho), André Boxexa (bateria e percussão) e Josimar Carneiro (violão de oito cordas e direção musical).

CARREIRA

Dançando desde os três anos de idade, a carioca (pai de Recife e mãe do Rio) foi bailarina e professora de dança da Cia Aérea de Dança, nascida no Circo Voador, que pesquisava e desenvolvia o samba em moldes inovadores. Com o grupo, participou de vários espetáculos nos EUA e Europa, acompanhando artistas como Jorge Ben Jor e Zeca Pagodinho.

De volta ao Rio e a sua escola de dança de salão na Praça Tiradentes, Mariana foi uma das idealizadoras do Centro Cultural Carioca – referência de boa música na cidade – inaugurado em 2001. A partir daí, abraçou a carreira-solo, assumindo o compromisso de resgatar compositores de décadas passadas.

Ela produziu e lançou seu primeiro CD, Uma dama também quer se divertir, em 2006. Além do reconhecimento do público e da imprensa especializada, foi indicada ao Prêmio TIM 2007na categoria Revelação e participou do programa Som Brasil Milton Nascimento, recentemente lançado em DVD. Cais (Milton Nascimento/Ronaldo Bastos) – uma das canções que interpretou o programa – faz parte de um tributo a Milton, produzido por Guto Graça Mello para a EMI, lançado em 2009. Também um das faixas do seu primeiro trabalho (Samba da Zona, da cantora/compositora Joyce) integrou a trilha da novela Negócio da China da Rede Globo. Atualmente, a cantora participa de um novo movimento que reúne jovens compositores e tem ações voltadas para a pesquisa e a interpretação da atual produção na área da canção popular brasileira.

Seu segundo CD, lançado pela Biscoito Fino, é reflexo desse envolvimento. No repertório, músicas inéditas de compositores como Thiago Amud, Edu Kneip, Zé Paulo Beker, Pedro Moraes e Mauro Aguiar, além de regravações de importantes artistas de décadas passadas. A contemporaneidade do trabalho vai do repertório e dos arranjos – que recriam a sonoridade de instrumentos tradicionais de maneira inovadora – ao próprio perfil da artista, cuja formação eclética passa pela dança e pelo teatro.
Mariana enfrenta, hoje, o desafio de pesquisar e interpretar a produção dos compositores da nova MPB, mas reverenciando o passado de olho no futuro.

Data: 16 de agosto
Local: Centro Cultural Carioca
Endereço: Rua do Teatro, 37, Praça Tiradentes (ao lado do Teatro João Caetano)
Horário: abertura da casa, às 19h e o show, às 21h
Informações e reservas: (21) 2252-6468 / 2252-6468 / 2242-9642
Preço: R$20,00
Lotação: 200 pessoas
Censura: 18 anos
Foto: Hamilton Corrêa

0 comentários: