Lá vem a história!

01 janeiro 2012 |

Se, quando criança, alguém ama ouvir histórias, por que, quando cresce, não se dá muito bem na disciplina de “História” na escola? Segundo a professora de História, Jaciara Luz, as crianças que amavam ouvir histórias, cresceram lendo-as e tem interesse pela disciplina. “O problema é que nem sempre elas crescem ouvindo histórias, pois o hábito da leitura, ainda na fase pré-escolar, é bem pequeno. E, com isso, não desenvolvem o interesse pela leitura e, toda disciplina que a envolve, será chata”, explica. “Hoje em dia as aulas de Histórias não são mais monótonas, ‘decorebas’ como antigamente, pelo contrário, são dinâmicas e envolventes. Mas, para ser atraente, o aluno precisa gostar da leitura”, acrescenta. Para finalizar, a docente se utiliza de uma citação de Bamberger: “O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora.”.

CULTURA LIVRO

A professora de História, Jaciara Luz, que já lecionou em diversas escolas em Rio Bonito, no momento reside no estado do Rio Grande do Sul (RS), com seu esposo Rogério e o filho Bruno. De lá, contou para esta coluna, que fica emocionada em observar a livraria da cidade. “O público infantil é enorme. Todo sábado eles promovem A Hora do Conto e, com isso, as crianças pegam intimidade com os livros. Na véspera do Dia da Criança estive lá e a vendedora me disse que, na parte da manhã, foi uma loucura: venderam muitos livros infantis. Que coisa boa: Criança ganhando livro de presente!”.

0 comentários: