Jiu-jitsu faz história em Rio Bonito

19 maio 2013 |


Em Rio Bonito o esporte também tem vez. E o município se orgulha de atletas que se destacam a cada dia mais. No tocante a artes marciais, a coluna destaca hoje o jovem Breno Fernandes Eiras, que trabalha com Jiu-jitsu desde 2004 com bastante desempenho. “Meu encontro com o Jiu-jitsu se deu desde a primeira vez em que vesti um quimono, e aconselho a todos a, pelo menos uma vez na vida, vestir um quimono e fazer uma aula de Jiu-jitsu”, incentiva. Com experiência internacional e nacional, Eiras tem alguns títulos no Jiu-jitsu e é Faixa Roxa no Judô.
 

O professor Eiras explica que o Jiu-Jitsu também é chamado de “arte suave” por alguns historiadores e faz um breve tracejo da arte marcial. “Esai Maeda Koma, conhecido como Conde Koma, chegou ao Brasil depois de viajar com sua trupe lutando em vários países da Europa e das Américas; chegou ao Brasil em 1915 e se fixou em Belém do Pará. No ano seguinte, conheceu Gastão Gracie, que era pai de oito filhos: cinco homens e três mulheres. Este se tornou um entusiasta do Jiu-jitsu e levou o mais velho, Carlos, para aprender a luta com o japonês. Assim, começou o desenvolvimento do Jiu-jitsu no Brasil”, relata.

BENEFÍCIOS
 
Se comparado com outras artes marciais, quais os principais benefícios para quem pratica Jiu-jitsu? “Diminui o estresse; defesa pessoal, tanto para homens quanto para mulheres; desinibe os tímidos e acalma os agitados e ansiosos; aumenta a autoestima, autoconfiança e desenvolve o caráter (esporte de conquista individual); trabalha e define o corpo, como os braços, abdômen e quadril, tanto em homens quanto em mulheres; aumenta a resistência do organismo; acelera o metabolismo; melhora a capacidade cardiovascular e respiratória; aumenta a flexibilidade; aumenta a coordenação motora e aumenta os reflexos”, responde Eiras.

DISCIPLINA
 
O professor adverte que o Jiu-jitsu é uma arte marcial que traz autocontrole e disciplina para quem o pratica. “As torções envolvidas no treino tem de ser acompanhadas de perto por um professor Faixa Preta para que os riscos de lesões sejam minimizados. Qualquer arte marcial ou disputa faz com que as pessoas aprendam a lidar com as vitórias e as derrotas – mecanismo muito importante também para a socialização das crianças”, ressalta. “Jiu-jitsu é uma luta quem tem sua parte Desportiva regida por confederações e ligas, a parte de Defesa Pessoal que ensina a lidar com situações de risco e a parte Filosófica, que toda arte marcial traz”.

APELO
 
Sobre a importância do Jiu-jitsu, Eiras faz um apelo. “Aos empresários da nossa cidade solicito patrocínio para que meus alunos possam participar das competições. Hoje, dia 11 de maio, estão disputando o campeonato Estadual da Confederação Brasileira de Jiu-jitsu (CBJJO). À população aconselho que faça qualquer tipo de atividade física com um professor de Educação Física registrado no Conselho Regional de Educação Física (CREF) para maior segurança do mesmo”, orienta. Contatos: (21) 2734-2854, 7116-0466, e-mail brenoeirasjj@yahoo.com.br ou pelo Facebook.

Foto: Arquivo pessoal de Breno Fernandes Eiras

0 comentários: