Professora fala sobre a Matemática e os estudantes

07 julho 2013 |


Vilã para muitos, a Matemática tem fundamental importância para qualquer profissional. Aliás, a vida é matemática. Contudo, há grande resistência por parte de alunos. A professora Fernanda Bessa traceja a disciplina na vida escolar. “Quando a criança defronta com a Matemática no Ensino Fundamental, pensa que está frente a uma inimiga por ter essa dificuldade com a disciplina cedo. Consequentemente, chega ao Ensino Médio com baixa estima alegando que nunca vai aprender, não sabendo que a mesma está presente desde o momento em que vai dormir até a hora de acordar, pois, ao dormir, conta-se carneirinho e, para acordar, tem que vir a hora. Não adianta: a Matemática é uma linguagem que faz parte das nossas vidas”, explica.

Fernanda explica a definição da Matemática. “No dicionário a palavra Matemática significa ciência do cálculo e tem origem na palavra grega ‘máthema’  que quer dizer Ciência, conhecimento ou aprendizagem, derivando de “mathematikós”, ou seja, o prazer de aprender.   É uma linguagem universal e uma ciência que estuda a quantidade, o espaço, as relações abstratas e a lógica aplicada dos símbolos. São criadas fórmulas para interpretar e solucionar problemas.  Esse significado ‘prazer de aprender’ por se uma ciência tão exata que nunca vai mudar e, sim, podendo ampliar o conhecimento, foi e é o que me fez amar a Matemática”, revela.

Pós-graduada em Educação Matemática na Universidade Salgado de Oliveira (Universo), em São Gonçalo, e professora da Escola Municipal Professor Honesto de Almeida Carvalho (Emphac), em Rio Bonito, Fernanda acredita que a maior dificuldade em aprender Matemática está no método de estudo. “Já ficam imaginando que é um bicho de sete cabeças, mas existem também fatores envolvendo o baixo rendimento de algumas pessoas e alguns problemas, como auditivos, visuais, leitura e escrita.  Por ser uma ciência exata e prática, não precisa ser decorada e, sim, entendida e compreendida.  Os números e as regras não assustam ninguém: a Matemática é facil e simples, pois as respostas são sempre as mesmas, a regra não muda, como dois mais dois é igual a quatro”, esclarece.  

Existem formas lúdicas que podem auxiliar na aprendizagem e a professora Fernanda Bessa passa uma lista. “Aconselho usar jogos pedagógicos com a tecnologia e também existem programas computacionais que ajudam bastante; situações do dia a dia; situações didáticas e outros mais”, orienta.

MATEMÁTICA NA WEB


A TV Escola já apresentou algumas séries sobre Matemática e podem tirar muitas dúvidas. As exibições foram subdivididas em séries e todos os episódios podem ser assistidos pela Videoteca Especial de Matemática disponível no site da emissora no link: http://tvescola.mec.gov.br/. Aproveite!

Foto: Arquivo pessoa de Fernanda Bessa

0 comentários: