Psicólogo Vando Freitas fala sobre a atual situação da família

07 julho 2013 |


No momento as famílias passam por sérios conflitos. A convivência nunca foi fácil. Contudo, parece que a situação agravou e os desentendimentos em casa ocorrem com muita frequência. Existe uma explicação básica para isso? As novas tecnologias e a aceleração do tempo contribuem para essas discordâncias? O psicólogo Vando Freitas comenta a questão. “A estrutura familiar é um fator preponderante na formação do indivíduo, e um dos pilares que sustentam a cerne da estrutura familiar é o diálogo. Atualmente, vivemos na era da tecnologia, onde temos a necessidade de estar conectados a todo o momento, onde os acessórios tecnológicos parecem ser uma extensão do nosso corpo. E, juntamente com esse advento, foram-se levados os momentos em família, momentos estes que possibilitavam o diálogo familiar, que foram substituídos pelos programas de TV e internet que tomam o nosso tempo e nos impossibilitam de fazer coisas simples, como por exemplo, jantar na mesma mesa, olhar dentro dos olhos de nossos filhos e perguntar ‘Como foi seu dia?’”, explica.

Um dos embates na adolescência é a questão da sexualidade e os adolescentes, ansiosos, buscam por sexo cada vez mais cedo. Freitas afirma que o apelo sexual tem sido grande através das músicas, dos vídeos e das danças.  “Esses fatores são traduzidos como estímulos na mente humana e despertam em nossos adolescentes o desejo de conhecer a sexualidade cada vez mais cedo.  A vida é feita de etapas, etapas estas que precisam e devem ser respeitadas. Mediante a isso, os pais exercem uma influência muito grande no âmbito da orientação, ensinando, influenciando e fazendo com que seus filhos respeitem as etapas que a vida impõe, mostrando para eles que o sexo é bom e saudável, mas com a pessoa certa e na hora certa”, enfatiza.

Outra questão séria são as drogas. Por que adolescentes e jovens se rendem tão fácil a elas? A influência de amigos ajuda? Os pais podem interferir nesse momento e impedir tragédias? “As drogas atualmente estão presentes em todas as classes sociais e atinge a todos os níveis de pessoas. O ser humano recebe influências do meio em que está inserido. Baseado nisso, más companhias gera comportamentos aprendidos por influência daquele ciclo de amizade. É necessário que os pais conversem com seus filhos, os ensinando a escolher melhor suas amizades, mostrando para eles que a vida é feita de escolhas, e que as escolhas que fazemos hoje vão determinar o que seremos amanhã”, responde o psicólogo.

O estudo é fundamental para um futuro melhor e, muitos, não dão a devida importância. Freitas reconhece que é um item complexo. “A questão do incentivo, estímulo e motivação dos adolescentes em relação aos estudos vão variar de acordo com a cultura social, familiar e regional. Esses fatores vão exercer grande influência na vida escolar e acadêmica do indivíduo, pois a estrutura familiar associada à cultura regional vai influenciar no processo de formação pessoal e profissional do sujeito que, consequentemente refletirá no processo de formação de valores; valores estes que determinaram  o que esse adolescente será no futuro”, explica.

Foto: Arquivo pessoal de Vando freitas

0 comentários: