Campeonato de Stand up Paddle em Niterói

26 setembro 2013 |


A Empresa de Lazer e Turismo de Niterói – Neltur, promove no dia 06 de outubro (domingo) o primeiro campeonato de Stand Up Paddle (SUP) da cidade, na Praia de Charitas, a partir das11horasStand up paddle boarding ou na língua havaiana, Hoe He'e nalu, é um  esporte que se torna cada dia mais popular em todo mundo, originado no Havaí. A modalidade é uma forma antiga de surfe, e ressurgiu como uma maneira de os instrutores de surfe administrarem os seus grandes grupos de alunos, pelo fato de estar em pé na prancha lhes dar uma maior visibilidade.

Tudo começou nos anos 40, no Havaí, quando instrutores remavam em pé sobre enormes pranchas de madeira com o intuito de acompanhar seus alunos durante as aulas de surfe. Não existia uma definição específica para esse tipo de prática, mas aos poucos cada vez mais surfistas começaram a praticar o SUP e a produzir os equipamentos necessários. O Brasil conheceu o esporte através de Rico de Souza, considerado uma das "lendas vivas" do surfe nacional.

A popularidade do esporte moderno de stand up paddle surf (SUP) começou no início de 1960. Os beach boys de Waikiki  ficavam em pé em suas longas pranchas, remando com suas pás para tirar fotos dos turistas aprendendo a surfar. Este é o lugar onde o termo beach boy surf, um outro nome para Stand Up Paddle Surfing, originou-se.

“O stand up paddle é uma mistura de lazer com qualidade de vida e, principalmente, a possibilidade de estar em contato com a natureza... Quem inicia no esporte deve saber que existem três tipo de prancha: as maiores e com ponta de lança são para competições; as arredondas são para a pratica em ondas e conhecidas como bolachas no mercado e as pranchas mistas ou híbridas permitindo pegar ondas e longa distância...”, disse o jornalista e Presidente da Neltur, Paulo Freitas.
Ainda faz parte do equipamento o leash (tipo de corda que prende a prancha ao pé do surfista, impossibilitando que a prancha o machuque e aos banhistas em volta); o colete salva-vidas e o remo – paddle  essencial para praticar o SUP. O tamanho ideal depende da modalidade que se deseje aprender, mas instrutores recomendam um remo de aproximadamente 20 cm maior do que a pessoa que está praticando.

Campeonato de Stand Up Paddle em Niterói
Data: 06 de outubr(domingo)
Hora: a partir das 11h
Local: Praia de Charitas (na altura do último quiosque)
Inscrição: http://www.acnet.com.br/sup/ Obs.: o atleta inscritoreceberá um e-mail com a agência e conta para efetuar o depósito identificado (é só escrever o numeral que você receberá no e-mail) no valor de R$100 (cem reais).

Foto: Lucilia Dowslley

0 comentários: