DESSAS ÁGUAS...

28 janeiro 2014 |


Dessas águas...
            
... Da vida que levo, às vezes, pareço que vou naufragar. São tantos falatórios, cobranças, injustiças, indecisões. Minha platéia é formada por pessoas inquietas e insatisfeitas que, o tempo todo, querem que eu viva e seja apenas um padrão. Só isso. Como se fosse fácil teatralizar uma história de vida. Como manter um cotidiano real usando máscaras o tempo todo? Que ser humano teria talento para manter essa farsa constante?
            
Dessas águas...

... Que me são oferecidas todos os dias, vem juízes, coronéis e muitos generais. Nenhum advogado. Defensores não existem. Ou, pelo menos, não comparecem. Para todos os lados que me inclino só vejo dedos apontados como navalhas e armas a me ameaçarem como se eu fosse o culpado, o terrorista, o único errante. Quando, de fato, sou vítima de uma socialização estupidamente esquisita. Como responder por questões que nunca me descortinaram? Por que me cobram comportamentos dos quais não me instruíram outrora?
            
Dessas águas...
            
... Retenho todas. Porém, não ingiro a maioria. Seleciono. Peneiro. Faço pesquisas químicas sentimentais para obter as que são fidedignas de alcançarem meu estômago e me deixar mais saudável. Pobre quem pensa que estou engolindo tudo. Apenas ouço. Nem sussurro. Fico na minha, só analisando o entorno. Não preparo um bote. Das águas que bebi, muitas me trouxeram educação – o que poucos por aí conhecem. Ou fingem que não existe. Omissos. Como considerar puras certas águas se conheço suas fontes e sei de suas deficiências?
            
Dessas águas...
            
... Fico com a minha. Descobri uma nascente. Me refaz a cada dia. Me renova. Fortalece e me faz mais feliz. A felicidade é minha, não precisa ser pública. Para que compartilhar algo que está sendo bom somente para mim? O motivo de muitos terem perdido o desenrolar de situações boas que começaram a viver, foi terem aberto o livro e compartilhado capítulos com ouvintes errados. Tem, em algum lugar dessa vida, uma fonte que é de cada um para sua satisfação pessoal e realização própria. Encontrá-la é um desafio. Mantê-la deve ser um compromisso.

0 comentários: