Vicentini Gomez é prudentino. Nasceu em Presidente Prudente no ano de 1957 em um sobrado ali na continuação do calçadão, próximo da linha do trem na divisa com a Vila Marcondes e estudou no Grupo Escolar Arruda Mello. Vicentini Gomez que faz o Delegado Cavalcante na novela global “Joia Rara” caiu nas graças do público. Seu personagem ganhou outro status na novela. Tem até uma comunidade no facebook criada pelo Secretário de Cultura de Presidente Prudente Fábio Nougueira intitulada “Delegado Cavalcante” já com centenas de seguidores.

Passou pela terra natal inúmeras oportunidades com seus espetáculos, em especial o mega sucesso “Confidências de um espermatozóide careca” e desfila vez ou outra pelas ruas de Prudente quando visita os parentes e amigos.

Ganhou muitos prêmios com seus trabalhos no teatro e no cinema. Viveu outras personagens em diversas tramas da tela global como o mafioso italianoDon Cornélio em Malhação, o empresário romano Paolo Bianchi em Cama de Gato e oSerjão, aquele seqüestrador atrapalhado de Carminha em Avenida Brasil, mas é com oDelegado Cavalcante que ganha notoriedade e popularidade.

Segundo o blog Aurora de Cinema:

VICENTINI GOMEZ faz o Delegado Cavalcante, personagem por si só mergulhado na antipatia do público, visto que a representação de uma força ideológica mantenedora do status quo, e, portanto, de uma sociedade onde manda quem tem dinheiro e obedece quem não pode escapar das mãos tirânicas do grande mandatário, no caso da novela o senhor Ernest Hauser, personagem vivido com eloquência por José de Abreu, um ator magnânimo que mergulha com profundidade na psicologia dos personagens que faz, e os faz com maestria. Mas apesar de fazer um papel que já nasce antipatizado em qualquer obra dramatúrgica, Vicentini Gomezatua com tanta precisão e competência que seu personagem vem crescendo mais e mais na excelente trama de Duca Rachid, Thelma Guedes e Amora Mautner (e sua poderosa equipe de auxiliares, entre os quais estão Henrique Diaz e Joana Jabace). Merecidamente, diga-se de passagem. Pois mesmo por trás da sisudez do ‘encarregado de manter a ordem e os bons costumes’, Vicentini Gomez revela força e exatidão nas expressões com olhares, e gestual em perfeita adequação com o que pede o personagem. E isso o telespectador contumaz de novelas percebe, ainda que inconscientemente, e adere sem titubear. Pois assim fazem os atores que sabem de seu ofício: atuam dentro da concepção criada e dos limites definidos, e não destoam do conjunto da obra, ajudando a construir um todo harmônico que só valida e enriquece sua participação. Por tudo isso, Vicentini Gomez também é um dos Destaques no elenco de apoio de JÓIA RARA. Uma composição preciosa de um delegado conforme pede o enredo da obra teledramatúrgica”.

Diz o Jornal Cultura Viva:  “Como diz a lenda, “jóia é um fetiche, mas saber usá-la é uma arte”. Na telenovela “Jóia Rara”, às 18h, na TV Globo, a arte é o adorno maior da pedra preciosa e de toda equipe envolvida na trama… Contudo, nos vêm aos olhos um ponto que quase sempre passa despercebido. Para alinhavar e dar suporte ao colar, alguns personagens que aparentemente parecem pequenos, dão sabor especial à trama. Costuram a história como linhas especiais, estrangeiras, vindas de longe para completar uma peça fina…

… E, por falar em “Avenida Brasil”,Vicentini Gomez, que lá representou o sequestrador atrapalhado de “Carminha”, agora vira homem da lei e do outro lado da balança; dá vida ao “Delegado Cavalcante”: amigo dos poderosos e avesso aos comunistas. Ganhou destaque na atuação. Homem que entende bem de teatro, cinema, mímica e muito mais, passeia nos diversos horários das novelas da Globo e mostra que temos artistas de peso que conseguem maquiar, embelezar e dar vida a figuras só observadas em livros ou histórias já esquecidas, ou quem sabe ainda, nunca contadas. Vicentini, assim como os amigos do elenco refletem o acerto na profissão. Artistas e arteiros que nos faz rir, chorar e se revoltar todos os dias via TV”

Vale destacar o comentário do crítico Armindo Blanco do jornal “O Dia”, do Rio de Janeiro:
“Vicentini Gomez é um artista tocante, com aquela leveza de quem parece flutuar na superfície polida dos sentimentos e, ao mesmo tempo, vai fundo nas pequenas misérias –as chamadas fraquezas humanas- que procuramos esconder dos outros”.

E do crítico da Folha de São Paulo, Edélcio Mostaço:

“Vicentini Gomez alcança uma exemplaridade que, pelas circunstâncias de nossa formação artística, isolam-no como o cultor de um gênero que deve ser prestigiado e mais profundamente conhecido pelas nossas platéias…”
Essas críticas falam de atuação de Vicentini em espetáculos teatrais, que lhe renderam prêmios e muitos elogios. Inúmeros outros comentários foram publicados em jornais de todo o Brasil. Vicentini é gente da terra. Em grande parte de sua carreira, ele escolheu viver e exercer sua vida artística na grande São Paulo, hoje, cenário de sua produção e criação artística mas nunca esqueceu suas raízes. Vai realizar seu sonho o sonho de produzir um filme-documentário sobre a história de sua cidade natal, Presidente Prudente. O projeto já foi aprovado no Proac-Icms. Agora é conseguir os recursos.

Outros projetos estão a caminho na área cinematográfica: o filme “Justiça! Uma História” que contará a história da justiça brasileira desde a  Colônia até o Mensalão.

***Foto1: Divulgação
***Foto2: Parque do Povo, em Presidente Prudente, SP, a capital da Alta Sorocabana, completará o seu centenário e sua história será filmada pelo cineasta e ator da terra, Vicentini Gomez. 

*** Texto extraído do blog "Verdes Trigos"



0 comentários: