Campanha 'Somos Todos Iguais – Zero Discriminação' no RJ

20 maio 2014 |

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro juntamente com a Reitoria do Cristo Redentor, Arquidiocese do Rio de Janeiro e o Programa Conjunto das Nações Unidas para AIDS – UNAIDS, realiza cerimônia de Celebração da Campanha  – Somos Todos Iguais – Zero Discriminação no dia 23 de maio de 2014, sexta-feira, às 15h30m, no Cristo Redentor, Rio de Janeiro.
Dr. Luiz Antônio Loures
Programa Conjunto das Nações Unidas - UNAIDS
Padre Omar Raposo
Reitor do Cristo Redentor, Arquidiocese do Rio de Janeiro

Prof. Dr. Marcio Tadeu Ribeiro Francisco
Coordenador da Campanha Zero Discriminação no Brasil / Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Universidade Veiga de Almeida

CRISTO REDENTOR - RIO DE JANEIRO - 23 de MAIO DE 2014 – 15:30
CAMPANHA:  SOMOS TODOS IGUAIS- DISCRIMINAÇÃO ZERO
Iniciativa Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Reitoria do Cristo Redentor, Vicariato da Comunicação Social da Arquidiocese do  Rio de Janeiro, Programa das Nações Unidas para AIDS – UNAIDS, e Universidade Veiga de Almeida.
Objetivo:  Promover os princípios dos direitos humanos o respeito pelas pessoas, os valores básicos da igualdade e a eliminação de todos os tipos de discriminação.
Contexto: No dia 23 de janeiro de 2014, o Papa Francisco promulgou  mensagem com o tema “Comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro”. Em seu texto, o Papa reconhece a importância dos processos, meios de comunicação e mídias sociais e digitais.  Nesse sentido, convoca a todos que tenham uma atenção especial às redes digitais no sentido de não serem usadas para o isolamento social e sim para “ajudar-nos a sentir-nos mais próximos uns dos outros”. Nesse sentido a reitria do Cristo Redentor e o Vicariato da Comunicação Social da Arquidiocese do Rio de Janeiro está promovendo a Campanha – Somos Todos Iguais.
Essa campanha vem de encontro a Campanha do UNAIDS de combater todos os tipos de discriminação como fator de vulnerabilidade social e estrutural que interfere no acesso das pessoas que mais precisam dos serviços de prevenção  e tratamento da AIDS. A campanha do UNAIDS- Discriminação Zero, também está utilizando as redes sociais e digitais como meio de mobilização social para o combate a Discriminação. A campanha e seus matérias promovem o respeito e a solidariedade pelas pessoas para  alcançar uma sociedade sem estigma, preconceito e discriminação.
A mobilização está sendo realizada  através de parcerias com as universidades, como a Universidade do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Veiga de Almeida (UVA) e instituições dos vários sectores ( Justiça, Saúde, Direitos Humanos  e Assistência Social), organizações não governamentais, instituições religiosas e culturais, para atingir jovens e adultos de todo o Brasil.  
Assim, os esforços se unem para o Evento conjunto: Somos Todos Iguais- Discriminação Zero!
Mensagem Chave: Discriminação Zero! Somos Todos Iguais! Promoção do respeito e solidariedade para uma sociedade sem estigma, sem preconceito e discriminação.
As ações desenvolvidas pela campanha adotam a borboleta como símbolo do processo.Todos podem mostrar seu compromisso com a  “zero discriminação” enviando uma foto com uma borboleta ou frase. A campanha é global e possui a página oficial: https://www.facebook.com/zerodiscrimination

•      As frases da campanha mais usadas mundialmente são: “Discriminação Zero”, “Mantenha o espírito aberto e estenda as mãos para a Zero discriminação” e “Juntos é possível alcançar a meta de Zero Discriminação”.
•      Todas as pessoas podem postar  fotos, vídeos e mensagens sobre zero discriminação, sempre utilizando as hashtags: #zero discriminação, #zero discrimination, #transformação, #transformation, #respeito, #respect, #dignidade e #dignity.
Homepage da campanha:

Autoridades e celebridades:
Netos do Presidente Nelson Mandela
Ministros e Secretários de Estado
Representantes das Agências da ONU em Genebra e no Brasil
Reitores das Universidades: UVA, e UERJ, PUC-Rio,  Pontífice Universidade Católica do Rio de Janeiro, Padre Josafá Carlos de Siqueira
Cantores,  Atores e celebridades
Jogadores de Futebol: Ronaldo Gaúcho, David Luiz


0 comentários: