‘Os miseráveis’ terá única apresentação no Teatro do SESI-SP

27 maio 2015 |

Com direção de Leonardo Cortez, a adaptação do clássico de Victor Hugo será encenada por alunos de teatro com Síndrome de Down do Grupo ADID de Teatro no dia 1º de junho (segunda-feira), às 20h.  A entrada é gratuita.
  
O SESI-SP apresenta, no dia 1º de junho, segunda-feira, às 20h, o espetáculo Os Miseráveis, dirigido por Leonardo Cortez e encenado por alunos de teatro com Síndrome de Down do Grupo ADID de Teatro, que volta ao palco do Teatro do SESI-SP após o sucesso de público em 2013 com a peça A Viagem do Capitão Tornado. 

   
Livremente inspirada no clássico de Victor Hugo (1802-1885), a montagem é resultado da parceria entre o SESI-SP e a Associação para o Desenvolvimento Integral do Down (ADID) – instituição fundada em 1998 por pais de crianças com Síndrome de Down.
   
A apresentação dá início à turnê do grupo no Estado, que vai passar por mais cinco unidades do SESI-SP até dezembro: Rio Claro (6/8), Sorocaba (10/9), São José dos Campos (8/10), Itapetininga (19/11) e Campinas – Amoreiras (6/12).
   
Cortez apresenta sua versão dessa narrativa de origem francesa, de forte cunho social, que conta com elementos de trama policial. Publicado pela primeira vez em 1862, o romance logo se transformou em grande sucesso, percorrendo o mundo e ganhando versões em diversos idiomas.
   
“Os Miseráveis é o espetáculo mais difícil e complexo que o ADID já encenou. É uma peça que reúne todos os elementos do teatro. Eles cantam, dançam e são corajosos e criativos ao encarar este novo desafio”, conta Leonardo Cortez, que trabalha com o Grupo ADID de Teatro há 17 anos.

   
Segundo o diretor, o público familiarizado com o original poderá observar grandes diferenças entre as obras. A adaptação do texto foi feita a partir de improvisações do elenco sobre a estrutura da peça. Surgiram novos personagens e situações, amores improváveis, dramas inéditos e um trabalho musical que incorporou à encenação uma trilha sonora singular. 
   
“O ADID dá uma aula de comprometimento e amizade em cena e o público vibra junto com cada momento de superação do grupo no palco. É um espetáculo único e especial”, finaliza Cortez. 

Sinopse
   
Na França do século 19, o ex-condenado Jean Val Jean luta para reconstruir a sua vida e é perseguido incansavelmente pelo seu algoz, o inspetor Javert. O Grupo ADID de Teatro, formado exclusivamente por alunos de teatro com Síndrome de Down, apresenta sua versão dessa narrativa de origem francesa, de forte cunho social, que conta com elementos de trama policial. Publicado pela primeira vez em 1862, o romance se transformou em um grande sucesso, percorrendo o mundo e ganhando traduções para diversas línguas.

Sobre o Grupo ADID de Teatro
   
O Grupo ADID de Teatro nasceu em 1998, como extensão das aulas de artes cênicas oferecidas pela Associação para o Desenvolvimento Integral do Down. A necessidade de aprofundamento e a acentuada identificação dos alunos com Síndrome de Down com a linguagem teatral justificou a criação do grupo, que desde então vem encenando importantes obras: Romeu e Julieta, em 1998, Cinco Pequenas Histórias em Família, em 1999, O Jornal Falado, em 2000, Muito Barulho por Nada, em 2002, O Mambembe, em 2004, Um Violinista no Telhado, em 2006, A Vida É Sonho, em 2008, Sonho de uma Noite de Verão, em 2010, e A Viagem do Capitão Tornado, em 2012 e 2013. Ao longo de sua trajetória, o Grupo ADID vem conquistando espaço em importantes roteiros culturais. Por meio da parceria com o SESI-SP, iniciada em 2010 e em sua quarta montagem, o ADID tem levado sua arte para diferentes cidades do Estado de São Paulo. 

Ficha técnica:
Autoria: Victor Hugo
Direção e adaptação: Leonardo Cortez 
Elenco: Ana Beatriz Paiva (Javert), Ana Paula Dias (Sra. Ternadier), Antônio Guimarães Aranha (Jeremias), Carolina Puech Dias (Cosette), Daniel Gejer (Jean Val Jean), Diogo Junqueira (Jean Val Jean), Felipe Assunção (Alan), Felipe Linden (Philipe), Flavia Donatelli (Fantini), Guilherme Alonso (Frei Lourenço), Guilherme Campos (Marius), João Simões Júnior (Laffite), Ian Pereira Retz (Ferdinand), Kátia Maçães (Eponine), Luiz Otávio de Almeida (Sr. Ternadier), Marcos Minoru (Governador), Renan Santana (Dr. Jaques) e Rodrigo Botoni (Monsenhor Benvindo) 
Figurino: Glaucia Libertini e Célia Rosali Pereira 
Cenografia: Claudia Gimenes e Kiko Junqueira
Iluminação: André Persant
Músicos convidados: Higor Cataneo e Vanessa Pereira
Assistência de direção: Glaucia Libertini
Produção: Rosane Chiarantano e Vera Simões

Espetáculo Os Miseráveis – com o Grupo ADID de Teatro
Local: Teatro do SESI-SP (avenida Paulista, 1.313 - Cerqueira César)
Data e horário: única apresentação no dia 1º de junho (segunda-feira), às 20h 
Capacidade: 456 lugares 
Gênero: comédia musical/infantojuvenil
Duração: 80 minutos 
Classificação indicativa: livre 
Informações: (11) 3528-2000
Entrada gratuita
Vagas limitadas. As reservas antecipadas são realizadas pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi. Os ingressos remanescentes são distribuídos no dia do evento a partir das 13h.


Fotos: Renato Schulz


0 comentários: