SESI-SP lança livros da 6ª turma do núcleo de Dramaturgia SESI-British Council

28 maio 2015 |

Os autores anunciam a continuidade das atividades do Núcleo e encenam a peça-manifesto no dia 8 de junho, às 20h


A SESI-SP Editora lança no dia 8 de junho, às 20h, no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso, o livro com a compilação dos textos da 6ª Turma do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council. O evento também anuncia a criação do Coletivo Dramaturgia em Movimento, o primeiro formado por alunos que participaram dos encontros e aulas do Núcleo em 2014.
   
Para Monalisa Vasconcelos, autora, atriz e integrante do coletivo, a ideia da criação do coletivo nasceu do desejo de manter e aprofundar pesquisa e prática acerca da criação dramatúrgica. “Somos um grupo polifônico. Nascemos e crescemos na coexistência de vozes muito particulares. E, portanto, no respeito mútuo, capaz de fermentar uma construção coletiva”, completa a autora.
   
No dia do lançamento, o público será convidado a conhecer um pouco mais dessa história com a exibição de um mini documentário, e na estreia da peça-manifesto, montagem inédita assinada por todos os autores do coletivo e dirigida pelos também integrantes, Gabriel Máximo e Luiz Antonio Farina. No elenco estão Ave Terrena, Fernando Aveiro, Monalisa Vasconcelos e Péricles Silveira.
   
“Diferente de um manifesto tradicional, a nossa peça-manifesto reúne ideias que são distintas e até mesmo conflitantes. Por conta disso, a encenação busca um diálogo com essa multiplicidade tanto em termos de linguagem, quanto em termos de estrutura, e até mesmo em termos de níveis de representação”, explica o diretor e autor Luiz Antonio Farina.
   
Logo após a apresentação, os autores receberão os presentes para um coquetel e autografarão os livros.
   
Segundo Alexandra Miamoto, gerente interina de atividades culturais do SESI-SP, a entidade abraçou a iniciativa por considerar fundamental o apoio aos autores e pelo grupo ser fruto do encontro que o Núcleo de Dramaturgia proporcionou em 2014. “Também faz parte de nossa missão investir e incentivar criações artísticas que expressem novas visões de mundo, linguagens e experimentações”, completa.

Sobre o Coletivo Dramaturgia em Movimento

Amarildo Felix, Ave Terrena, Fernando Aveiro, Gabriel Máximo, Luiz Antonio Farina, Marco Keppler, Monalisa Vasconcelos e Péricles Silveira, egressos da sexta turma, formam o Coletivo Dramaturgia em Movimento. O princípio do grupo é a continuação e o aprofundamento da investigação e dos trabalhos acerca da criação em dramaturgia, sua relação texto-cena, bem como o incentivo de sua difusão, por meio da realização de eventos que fortaleçam uma cultura de apreciação do texto teatral no Brasil. O caminho escolhido: interferência, transformação e polifonia.

Sobre o Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council
   
Sob a coordenação de Marici Salomão e assistência de César Augusto, o Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council, criado em 2007, é voltado para a descoberta e formação de novos autores teatrais. O projeto também incentiva a discussão e a reflexão em torno do cenário contemporâneo por meio da experimentação estética, do exercício de técnicas, do estudo de teorias, das leituras comentadas e do intercâmbio com dramaturgos brasileiros e estrangeiros.

Lançamento dos livros da 6ª turma do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council e do Coletivo Dramaturgia em Movimento
Quando: dia 8 de junho (segunda-feira), às 20h
Onde: Espaço Mezanino do SESI-SP | Centro Cultural Fiesp-Ruth Cardoso – avenida Paulista, 1.313, em frente à estação Trianon-Masp do Metrô
Capacidade: 50 lugares
Recomendação etária: Livre
Entrada franca – Inscrições pelo telefone (11) 3146-7434, de segunda a sexta, das 10h às 17h.
Informações: (11) 3146-7405 / 7406 / 3549-4846

Foto: Divulgação


0 comentários: