Orquestra da prefeitura de Macaé leva música e alegria para o HPM

07 novembro 2016 |


A Fundação Macaé de Cultura promoveu no domingo (6), na entrada principal do Hospital Público Municipal (HPM), em Macaé (RJ), apresentação da Orquestra da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart). Pacientes, funcionários e visitantes apreciaram músicas temas de filmes como Forrest Gump, Cinema Paradiso, 007, entre outros. O objetivo foi levar alegria ao local e por meio da música, oferecer bem-estar.
A proposta teve o retorno esperado. Para o paciente internado no HPM, Vantuil Viter, a ação "tocou o coração". "Estou nesse momento em uma paz que só a música proporciona", pontuou. Já a plantonista Grazielle Leopoldina, técnica em enfermagem, não escondeu a emoção. "Que lindo! Estou encantada! Uma paz diferente invadiu a tarde, com certeza meu plantão será mais leve, e que venham mais tardes como essa", prosperou.
Os visitantes e parentes dos internos, ao terminar a visita, também apreciaram a Orquestra. "Primeiro tive curiosidade, indagando que som é este, que bela melodia e parei para apreciar. A música me deixou mais leve, esperançosa, quando percebi estava cantarolando 'Carinhoso' junto com os demais",  comentou Simone Santos, que foi visitar parente na ala da maternidade, após parto difícil.
O clássico Carinhoso, do mestre Pixinguinha, terminou a apresentação, com participação da plateia. A presidente da Fundação Macaé de Cultura (FMC), Tânia Jardim, pontuou a importância da iniciativa, promovida pelo governo do prefeito Dr. Aluízio. 
- O apoio foi de todos: além do prefeito, do Secretário de Saúde, Pedro Reis; do diretor-presidente da Fundação Hospitalar de Macaé, Leandro Soares e equipe; do professor da Emart, Frederico Neves; da maestrina Thaís Lopes e de todos que se envolveram nessa rica iniciativa, reconhecendo, como já realizado em outros lugares, a importância da música para o ambiente hospitalar - pontuou a presidente.
MÚSICA - Tânia registrou também a transformação das expectativas de vida de jovens, por meio da arte musical, que é o trabalho desenvolvido nas escolas de arte. "São diversas famílias hoje atendidas com gratuidade, por meio dos cursos promovidos pela FMC, vendo seus filhos preparando suas experiências artísticas", disse.
Representando a direção do HPM e coordenador responsável e intermediário da proposta com a FMC, Adriano Ponce frisou a importância da continuidade de ações como essa. "A ideia principal baseia-se em levar a música aos médicos, enfermeiros e pacientes nos leitos e enfermarias. Esse era o público-alvo, devido à incompatibilidade quanto ao espaço físico e o tamanho da Orquestra, estamos cogitando para um futuro bem próximo, fragmentar as apresentações e reduzir, por edição, o número de músicos para que possamos levar a música aos pacientes de difícil locomoção", afirmou Ponce, acrescentando a emoção de já ter feito parte da Orquestra da Emart.
Ensaios podem ser acompanhados todas as quintas-feiras
A Orquestra Escola Emart realiza várias apresentações com o cunho social em escolas e outras instituições. Quem quiser conhecer de perto, pode assistir aos ensaios todas as quintas-feiras, às 19h, no Teatro Municipal.
A Escola Municipal de Artes Maria José Guedes foi criada em nove de dezembro de 2003, pela Lei 2426/03. Vinculada à Fundação Macaé de Cultura, teve seu início com a criação do Curso Técnico em Artes Cênicas com ênfase em Montagem de Espetáculos, em 2002, no então núcleo de formação da Fundação Macaé de Cultura.
Atualmente, oferece cursos de piano, teclado, violino, violão, trombone, flauta transversa, saxofone, guitarra, baixo, canto, além de aulas de teatro, pintura, entre outras modalidades. A Emart funciona no prédio da Fundação Macaé de Cultura, Avenida Rui Barbosa, 780, Centro.
Orquestra Emart - Vinculada à Fundação Macaé de Cultura, a Orquestra foi criada em 2014 e conta com a participação de 40 integrantes que vivenciam a música erudita de maneira plena por meio de violinos, violas, violoncelos, piano, flautas, trompetes, trombones, trompas, sax e clarinetes.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
Texto: Jornalista: Mônica Braga

Foto: Divulgação

0 comentários: