Treze de julho é dia de Rock e de Sertanejo também

10 julho 2020 |


Os dois gêneros musicais, que parecem totalmente diferentes, tem mais conexão do que muitos imaginam
Richard Martin, cantor e compositor brasileiro reconhecido internacionalmente, fala sobre composições inspiradas no country e rock
Seria coincidência o dia internacional do rock ser no mesmo dia do cantor e compositor de música sertaneja? Nem tanto! Para quem não sabe, 13 de julho, é a data escolhida para comemorar os diferentes estilos musicais. Mas não é apenas isso que conecta o rock ao sertanejo.
O rock’n’roll, surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 40 e foi moldado através de múltiplas influências já predominantes da época. Inclusive, muitos pesquisadores dizem que o country norte-americano foi uma de suas inspirações.
No Brasil não foi diferente. Um dos percursores do rock no país foi o compositor brasileiro, Zé Rodrix. O cantor e sua banda compunham canções inspiradas em influências regionais, tropicalistas e no folk e country. Algumas de suas canções que fizeram sucesso foram "Blue Riviera" e "Os anos 60".
No entanto, ainda que os gêneros estejam associados, é muito comum a rivalidade entre os públicos. A principal diferença entre eles está na maneira mais eclética do sertanejo, de caráter popular, que vende a ideia mais inocente, caipira, romântica e universitária, já os rockeiros com a personalidade forte formado por grupos mais nichados e cheios de atitude.
O cantor e compositor Richard Martin, brasileiro e reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho, se mudou para Nashville, aos 23 anos, em busca de expandir a sua música e ser referência entre os dois países e estilos musicais. O artista, é dono de composições inspiradas no country e rock e sonha tornar possível a união desses dois estilos:
"Minhas composições são uma mistura da energia do Rock com algumas das temáticas sertanejas. Meu propósito sempre foi agradar a todos os estilos e gostos musicais, sem preconceito. É um desafio e tanto, mas ao meu ver, a música precisa nos unir e não nos distanciar", comenta ele.
Martin, que até o final de junho representava um pouco do Rock em seu visual e cabelo longo, ainda traduz essa identidade e personalidade em suas redes sociais. No Instagram, seus mais de 28 mil seguidores brasileiros e americanos, se dividem entre os variados estilos musicais. Tão ecléticos quanto suas músicas.
O público sertanejo tem se mostrado cada vez mais disposto a "dançar conforme a música". O gênero já passou por algumas fases e transições, desde o caipira, por volta de 1929, ao universitário de hoje em dia, que conta um pouco mais sobre a história de relacionamento entre casais.
Richard Martin revela ser apaixonado pelas canções sertanejas do Brasil e, inclusive, possuir a influência de nomes conhecidos como Jorge e Mateus e Fernando e Sorocaba. A primeira dupla, inclusive, tem investido cada vez mais no rock como referencial e explorado o uso de guitarras em seus arranjos.
O cantor também fala sobre a escolha do seu produtor musical, Neto Schaefer, influenciada pela música brasileira: "Eu ouvia as músicas do Jorge e Mateus, Gustavo Mioto, entre outros artistas sertanejos, e logo procurei descobrir quem as produzia. Passei a admirar o trabalho do Neto depois disso, pois era exatamente o que eu buscava - influências latinas sem perder a energia do rock e intensidade, que pode fazer o público dançar, sorrir ou chorar. Trabalhar aliado a um profissional com o talento dele é um marco na minha carreira e espero que seja na dele também".
Ainda no mês de julho, o EP de Richard estará completo e disponível em todas as plataformas digitais, composto por seis faixas, todas gravadas em inglês, de autoria própria que retratam bem a diversidade e forte influência de diferentes nacionalidades e culturas.
Confira o seu trabalho no site: http://rmartinmusic.com/
SOBRE RICHARD MARTÍN
Nascido em São Paulo, Brasil, o cantor Richard Martin foi introduzido ao meio da música ainda criança. Durante o colegial, participou de algumas bandas e teve a oportunidade de desenvolver o seu talento com o apoio de seus pais. Em busca de tornar o seu grande sonho possível, foi para os Estados Unidos. Aos 22 anos, uma nova mudança, dessa vez para Nashville, a cidade da música country, onde o cantor enxergou a oportunidade e alcançou inspiração para conquistar o mundo através de suas canções.

Foto: Internet




0 comentários: