Escolas, bibliotecas comunitárias e núcleos de ensino das unidades socioeducativas e do sistema prisional aumentarão o acervo de obras literárias a partir da parceria entre a 5ª Bienal Internacional do Livro de Brasília (Bilb) e a Secretaria de Estado de Educação. Durante o maior evento literário do Centro-Oeste, que começará nesta sexta-feira (21/10), a pasta oferecerá R 1 milhão em vale-livro para professores e alunos de 13 coordenações regionais de ensino, aproveitando a oportunidade aberta pela feira, que reúne o mercado literário nacional com venda abaixo do preço.

De segunda a sexta-feira, a programação da Bilb começará às 9 horas. Aos sábados e domingos, às 10 horas. Em todos os dias, as atrações seguirão até as 22 horas. O evento será realizado até o dia 30 deste mês.
 

De volta ao seu formato presencial após dois anos paralisada por causa da pandemia, a Bilb será realizada até o dia 30 de outubro, em uma área de 12 mil metros quadrados no Pavilhão do Parque da Cidade, que também contará com ampla praça gastronômica. Representantes de livrarias, distribuidoras e editoras de todo o país estão entre os expositores que apresentarão 400 mil títulos a crianças, jovens, adultos e idosos. A previsão é movimentar R 11 milhões por meio da venda de livros.
 

De acordo com a direção da bienal, a verba e o repasse dos recursos financeiros do vale-livro serão distribuídos conforme os valores planejados e definidos previamente junto a cada uma das 13 coordenações regionais de ensino do DF. Elas serão representadas por professores cadastrados previamente pela secretaria junto à bienal para a compra de exemplares durante o evento.
 

A seguir, confira a relação de coordenações regionais de ensino contempladas e os respectivos valores de vale-livro para cada uma delas.
 

CRE Ceilândia: R 143.462,50

CRE Gama: R 68.900,00

CRE Guará: R 43.262,50

CRE Núcleo Bandeirante: R 49.200,00

CRE Paranoá: R 52.000,00

CRE Planaltina: R 95.162,50

CRE Plano Piloto: R 144.725,00

CRE Recanto das Emas: R 45.600,00

CRE Samambaia: R 64.600,00

CRE Santa Maria: R 45.700,00

CRE São Sebastião: R 42.000,00

CRE Sobradinho: R 66.762,50

CRE Taguatinga: R 92.262,50

 

No total, mais de 12 mil alunos já estão confirmados para participação na bienal por meio da visitação escolar. Na Bilb, o público poderá participar de palestras, debates, masterclass, lançamento de livros e noite de autógrafos com a presença dos maiores autores internacionais, nacionais e locais. Também haverá seminários sobre educação e serviço social.
 

“Um dos nossos focos é criar um ambiente em que a troca de experiências entre leitores e escritores possam favorecer o diálogo, o conhecimento e as vendas de maneira que todos fiquem satisfeitos”, afirma a diretora-geral, Suzzy Souza. Ela explica que o público da 5ª Bilb vai mergulhar em uma programação cultural bastante diversificada, dividida em seis eixos temáticos: autores, mercado, música, histórias em quadrinhos, crianças e multimeios.

 

A Bilb tem entre os seus objetivos a democratização do livro e seu amplo uso como meio de difusão da cultura e transmissão do conhecimento; o estímulo à produção de autores brasilienses e do hábito da leitura, em especial dos jovens; e a oferta de negócios entre mercado editorial nacional e local. A importância do projeto foi reconhecida pela Câmara Legislativa. Desde 2016, a bienal integra o calendário oficial de eventos do Distrito Federal, por meio da lei 5.702.
 

Considerada a maior feira literária do Centro-Oeste, a Bilb também será realizada na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (Lei 5.191, de 18 de dezembro de 1966), amplamente comemorada em todo território nacional no período de 23 a 29 de outubro e que visa promover a leitura, o livro e as bibliotecas.
 

O evento também oferecerá o palco show, um ambiente exclusivo que, durante a feira, terá rica e vasta programação musical, com apresentações de artistas locais e nacionais. Os cantores Hamilton de Holanda e Roberta Sá farão show no dia 21 de outubro no local, e a cantora e compositora Céu, no dia seguinte. Para ter acesso a essa área da bienal, o público deve acessar o site e adquirir seu ingresso eletrônico para shows musicais.
 

A 5ª Bilb é uma realização da InterCult Produções e do Instituto Levanta Brasil, com direção-geral de Suzzy Souza e Henrique Senna. O evento também tem trabalho articulado com os curadores nacional, Paulliny Tort; internacional, José Rezende Jr.; e de HQ, Pedro Brandt.

Ingressos

Você já tem seu ingresso?
 

• Para acesso ao evento, é necessário retirar o ingresso no site. O primeiro lote de ingressos de cada dia é gratuito. Após o término do lote promocional, você pode comprar nossos ingressos por 10 a meia social (com doação de 1kg de alimentos) e 20 a inteira. A Bilb terá meia-entrada liberada (permitidos por lei) e é necessária a apresentação de documento de comprovação;
 

• Professores não pagam entrada (necessário apresentação de documento de comprovação);
 

• Crianças até 12 anos de idade tem entrada gratuita;
 

• O ingresso de acesso ao evento não dá acesso às atividades do eixo Bilb Música;
 

• É necessário ter atenção com as regras de boas práticas: teremos ecocopos, ecobags, lixo reciclável, depósito de lixo eletrônico, troca e doação de livros.

 

Foto: Divulgação


0 comentários: