Sonia Aquino Mendes autografa na Sala Carlos Couto

12 março 2010 |


A Sala Carlos Couto, recebe, dia 22 de março, Sonia Aquino Mendes, arquiteta e urbanista, para o lançamento do livro “Meio Ambiente – conceitos e preconceitos”.O livro é composto de nove capítulos independentes onde a autora narra 18 anos de experiência no setor público (1989-2007) abordando não só a conquista da nova visão que define a cidade como habitat do homem, como também as dificuldades em tornar realidade o conjunto dos conceitos ambientais transformados em leis. Neste relato a autora vem comprovar a ideia de que conceitos e preconceitos se misturam quando se pretende a transformação da teoria em prática.

“Não pretendo discursar sobre o tema, pois muitos políticos, cientistas, profissionais do meio ambiente e cidadãos em todo o mundo, com mais conhecimento sobre o assunto, o vêm fazendo, com repercussão positiva, internacionalmente. Limito-me a apresentar minha experiência na unidade da federação mais próxima da população, o município, no meu caso, o de Niterói. Prefiro destacar conceitos e preconceitos, cuja identificação poderá contribuir para ações eficazes de proteção e recuperação ambiental, não só de Niterói, como de muitos outros municípios a ele similares.”

Sonia Aquino Mendes

Mineira de São Lourenço, formou-se em arquitetura e urbanismo pela então Faculdade Nacional de Arquitetura, em 1968. Em 1969, aprovada em concurso, iniciou seu trabalho no setor público, de onde nunca se afastou. É autora de muitos projetos construídos no Estado do Rio de Janeiro, especializando-se nas áreas de saúde e educação - hospitais, postos de saúde, laboratórios e escolas.

Em 1989, a convite de João Sampaio, então secretário de Urbanismo de Niterói, começou a trabalhar com a cidade. Participou da elaboração do Plano Diretor de Niterói, aprovado três anos depois de sua exigência pela Constituição de 1988. Este plano está entre os pioneiros na introdução em planejamento urbano dos conceitos que se harmonizam ou mesmo privilegiam os novos paradigmas de proteção ambiental, levantados pelos movimentos internacionais em defesa do patrimônio natural mundial. Urbanismo e meio ambiente passaram, em Niterói, a caminhar de mãos dadas nas decisões para o desenvolvimento das cidades.

“Mais do que um registro da experiência de elaborar o Plano Diretor de Niterói de 1992 e subsequentes leis urbanas, início de um planejamento participativo na cidade, este livro desenvolveu-se a partir da reflexão sobre como as questões ambientais ganharam evidência nas discussões envolvendo o crescimento urbano. Relatando fatos, recupera a história de planos urbanos e dialoga com mestres em pensar sobre as cidades. Analisando a atuação de atores integrantes do processo de planejamento e gestão da cidade, discute argumentos com cunho ambiental usados na defesa e ataque de ideias e interesses diversos. Na busca de superar preconceitos e derrubar falsos mitos, que imobilizam ações efetivas para garantir a proteção dos ecossistemas naturais e uma melhoria da qualidade de vida da população, revela a intenção verdadeira de conhecer e proteger o meio ambiente.” Katya Salomé, bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Lançamento do livro Meio Ambiente – conceitos e preconceitos
Data: 22 de março
Horário: 19h
Local: Sala Carlos Couto
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro de Niterói
(anexo ao Teatro Municipal)
Tel.: 2620-1624

0 comentários: