SESI São José dos Campos promove Roda de Conversa e Oficina sobre Terra Terreno Território

09 janeiro 2025 |

 


Integrando a temporada da exposição Terra Terreno Território, o Centro Cultural SESI São José dos Campos realiza duas atividades gratuitas - Roda de Conversa e Oficina de Antotipia e Fitotipia - com participação da artista visual Dani Sandrini, que assina as obras que compõem a mostra.

 

No dia 24 de janeiro, sexta-feira, às 19h, acontece a Roda de Conversa na qual Dani Sandrini e o indígena convidado Casé Angatu conversam com o público sobre a temática abordada na exposição, o processo de criação e as técnicas usadas na impressão das fotografias.

 

Casé Angatu é indígena e morador no Território Tupinambá de Olivença (Ilhéus, BA). Professor do curso de graduação em História, na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, em Ilhéus, BA, e do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais, da Universidade Federal do Sul da Bahia - Campus Jorge Amado PPGER-UFSB-CJA, em Itabuna. Casé possui pós-doutorado em Psicologia pela UNESP-Assis/SP, doutorado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, mestrado pela PUC/SP e graduação em História pela UNESP.

 

Oficina de Antotipia e Fitotipia, ministrada pela artista, ocorre no dia 25 de janeiro, sábado, das 9h às 12h, cujas inscrições devem ser efetuadas pelo portal sesisp.org.br.

 

A antotipia é um processo histórico que utiliza os pigmentos extraídos de plantas para a impressão de uma cópia fotográfica, a partir de imagens em transparências e/ou objetos. A fitotipia é um processo que utiliza a própria folha da planta como suporte para as imagens fotográficas. Durante a oficina os participantes experimentarão diversos tipos de folhas, flores, frutos e sementes para a confecção das imagens, que serão finalizadas em casa pelos mesmos.

 

Dani Sandrini é fotógrafa e artista visual vivendo em São Paulo, Dani Sandrini desenvolve projetos documentais e artísticos, desde 2014, apesar de ser fotógrafa comercial, desde 1998. A depender do projeto e suas singularidades, sua fotografia é colocada nas telas ou papéis, mas também pode conter outros elementos que adicionam significados à imagem final, bem como camadas extras de subjetividade. Pesquisa o entrelaçamento de materiais e suportes com a imagem fotográfica e a ação do tempo sobre a mesma. Dani tem experiência em processos fotográficos alternativos e desenvolve projetos utilizando impressão por transferência, fotografia estenopeica, cianotipia, antotipia e fitotipia.

 

Terra Terreno Território - em cartaz até o dia 9 de março de 2025 no SESI São José dos Campos, com visitação gratuita - conta com piso tátil, audioguia e obras táteis e com audiodescrição. A mostra é composta por 50 obras de temática indígena em dois agrupamentos fotográficos nos quais a artista utiliza técnicas artesanais de impressão fotográfica do século XIX. No primeiro agrupamento a impressão é feita em papéis sensibilizados com pigmento extraído do fruto jenipapo (que muitos indígenas usam nas pinturas corporais), em um processo chamado antotipia (técnica que utiliza pigmentos vegetais como material fotossensível na impressão). Já no segundo, as imagens são impressas diretamente em folhas de plantas - taioba, singonio, helicônia, cará-moela, batata-doce, cúrcuma e guiné - pelo processo de fitotipia (nesta técnica, a própria clorofila é o agente para produzir a imagem). Ambos processos se dão através da ação da luz solar, em tempos que variam de três dias a seis semanas de exposição. Todas as imagens de Terra Terreno Território foram captadas, durante o ano de 2019, em aldeias indígenas da cidade de São Paulo, onde predomina a etnia Guarani, e também no contexto da metrópole, onde vivem indígenas de aproximadamente 53 etnias.

 

Roda de Conversa sobre Terra Terreno Território

Data: 24 de janeiro - Sexta, às 19h

Com: Dani Sndrini e Casé Angatu

Entrada gratuita. Livre. Duração: 120 min.

 

Oficina de Antotipia e Fitotipia

Data: 25 de janeiro - Sábado, às 9h

Com: Dani Sandrini

Inscrição gratuita: Inscreva-se clicando neste link.

Público alvo: Interessados em artes, a partir de 16 anos. 20 Vagas. Duração: 180 min.

 

Exposição: Terra Terreno Território

Artista: Dani Sandrini

Temporada: até 09/03/2025 - Quarta a domingo, das 10h às 20h.

Visitação gratuita. Classificação: Livre. Acessibilidade.

Agendamento de grupos e escolas: culturasesisjc@sesisp.org.br

 

Espaço Cultural SESI São José dos Campos

Espaço Galeria

Av. Cidade Jardim, 4389 - Bosque dos Eucaliptos. São José dos Campos/SP.

saojosedoscampos.sesisp.org.br | IG - @sesi_sjc | FB - @ sesisjcampos

 

Terra Terreno Território na rede:

IG - @terraterrenoterritório | FB - @Terra-terreno-território-408261089792472

 

 

Foto: Divulgação


0 comentários: