Comemorado
em 26 de julho, o Dia dos Avós vai além das tradicionais celebrações de afeto e
carinho. A data também se tornou símbolo de inspiração para muitos que, após
anos de trabalho, decidiram transformar a trajetória profissional ou até mesmo
a aposentadoria em uma nova fase repleta de propósito: o empreendedorismo. E,
nesse contexto, o setor de franquias tem sido uma alternativa para avós que
querem deixar mais do que lembranças, um legado para filhos e netos em
diferentes segmentos de atuação. Além da ternura que a data carrega, ela também
revela histórias inspiradoras.
O
mercado de franquias vem registrando bons resultados, que influenciam na
decisão de quem deseja investir no próprio negócio. Dados da Pesquisa
Trimestral de Desempenho do setor de franquias realizada pela ABF (Associação
Brasileira de Franchising) mostram que no primeiro trimestre deste ano, as
redes de franquias registraram um avanço de 8,9% na receita em comparação ao
mesmo período de 2024, atingindo R$ 65,967 bilhões. No acumulado dos últimos 12
meses, o setor apresentou um crescimento ainda mais expressivo, de 11,2%, com
faturamento superior a R$ 278 bilhões.
Pensando
em evidenciar como a atuação de marcas de diferentes segmentos são longevas,
separadas cases de franqueados que são avós e planejam deixar um legado
familiar por meio dos negócios:
Água
Doce Sabores do Brasil
Para
realizar um dos seus sonhos antigos, Sueli Fragoso trabalhou por mais de 30
anos como bancária. A chegada da tão sonhada aposentadoria permitiu o
investimento em um negócio de alimentação que proporcionava a realização de um
objetivo antigo. “Era moradora de Bauru, no interior de São Paulo, e
frequentava assiduamente a Água Doce da cidade. A estrutura, pratos e bebidas
de qualidade sempre me chamaram a atenção. Quando me aposentei, estudei algumas
alternativas e vi que era em uma franquia da rede que iria realizar um dos meus
sonhos. Como atuei por cinco anos em um banco na cidade de Lençóis Paulista,
notei que muitos moradores se deslocavam até Bauru para frequentar a unidade da
marca. Não pensei duas vezes em investir em um restaurante da franquia na
cidade, para oferecer o que há de melhor na culinária brasileira”, comenta
Fragoso, que junto com o marido José Eduardo, administram a operação desde
2007. Avó de dois meninos, ela acredita que um deles possa seguir o legado da
família na gastronomia. “Quem sabe, no futuro, eles não assumam a franquia e
continuem exaltando os sabores da culinária brasileira”, finaliza.
Calçados
Bibi
Maria
de Lourdes Maia Valadão é franqueada da Calçados Bibi em Brasília (DF), além de
mãe e avó. Aos 65 anos, ela soma mais de 12 anos à frente de duas unidades da
marca no local, situadas no Terraço Shopping e no Centro Comercial Gilberto
Salomão, e uma paixão que envolve toda a família. Tudo começou quando um amigo
apresentou a franquia. Ao conhecer melhor a Bibi, Maria de Lourdes viu ali uma
oportunidade sólida e promissora. “Em Brasília não tinha uma marca de calçados
infantis que fosse referência e especialista em pés de crianças. A Bibi foi
muito bem recebida, e crescemos junto com ela”, explica. A conexão com a marca
também é afetiva: sua neta cresceu usando os calçados Bibi e até participou de
ações nas redes sociais da loja. “Ela amava. Hoje está entrando na
adolescência, mas ainda demonstra muito interesse pelo nosso negócio. Acredito
que, no futuro, pode assumir a operação. Está no sangue”, comenta Maria de
Lourdes. E para quem deseja empreender, a empreendedora concede uma dica
importante: “Antes de tudo, veja quem está por trás da marca. É importante
escolher uma franquia sólida, com visão de futuro. Foi isso que encontrei na
Bibi”, ressalta a empresária.
Ensina
Mais Turma da Mônica
Aos
46 anos, Graziela Aline Teixeira Kayser descobriu a franquia Ensina Mais Turma
da Mônica navegando pelo Instagram. O que começou como uma curiosidade se
transformou em um propósito de vida: transformar o futuro de crianças por meio
da educação. Graziela iniciou sua trajetória como franqueada em Porto Alegre, e
hoje comanda a unidade de Esteio, no Rio Grande do Sul. Recentemente, ganhou um
novo papel: o de avó da pequena Laura, de apenas 4 meses, e já vislumbra a neta
dando continuidade ao legado educacional que está construindo. “Penso que a
Laura vai crescer nesse mundo, vai se apaixonar por ele e dar continuidade sim,
caso ela tenha o perfil de trabalhar com educação, como a vovó”, comenta. Para
quem sonha em empreender no ramo de franquias, Graziela deixa um conselho
direto: “Investir em uma franquia é mais do que uma transação financeira; é uma
parceria. Conheça bem a marca, seus valores, e entenda se ela se conecta com o
seu propósito”. Para ela, a Ensina Mais representa muito mais do que uma empresa:
é uma ponte entre sonhos e realizações. Além disso, a parceria com a Turma da
Mônica, com seu carisma e ensinamentos, conecta os pequenos ao universo do
saber. “Cada aula é uma aventura, e cada conquista dos alunos é um reflexo do
impacto que podemos gerar por meio da educação”, conclui. No Dia dos Avós,
histórias como a de Graziela mostram que o amor pelos netos pode ser também
inspiração para empreender com propósito e transformar o mundo, por um aluno de
cada vez.
Divino
Fogão
Aos
77 anos, o aposentado Nilton Vidigal é exemplo de vitalidade e empreendedorismo
na terceira idade. Afastado do ambiente corporativo desde 1997, após décadas
trabalhando em uma confecção, Nilton decidiu que a aposentadoria não
significaria inatividade. No mesmo ano, deu o primeiro passo rumo ao próprio
negócio ao investir em uma franquia de sorvetes. Desde então, nunca mais deixou
o setor de franquias. Foi em 2013 que encontrou sua grande afinidade: a
culinária da fazenda. Ao lado do filho Ricardo Vidigal, tornou-se franqueado do
Divino Fogão, rede especializada em comida típica brasileira. Juntos,
administram duas unidades da marca: uma no Shopping Atrium, em Santo André, e
outra no Santana Parque Shopping, na zona norte de São Paulo. Mesmo com quase oito
décadas de vida, ele participa ativamente da operação. “Estou no dia a dia do
negócio, sempre atento às demandas. Me manter em atividade é essencial para o
corpo e a mente”, afirma. Pai de dois e avô de quatro, ele também já está
inspirando a nova geração: Pedro, seu neto mais velho, já o ajuda na loja.
“Todos os meus netos adoram a comida do Divino. Sempre que podem, comem por
aqui. É um orgulho ver a família reunida ao redor do nosso negócio”, comemora.
Para quem quer seguir seus passos, o franqueado dá o recado: “Invista em um
segmento com o qual você tenha afinidade e converse com outros franqueados
antes de decidir. O sucesso começa com uma escolha bem fundamentada”. Para o
Dia dos Avós, o exemplo de Nilton Vidigal mostra que empreender não tem idade e
pode, sim, ser uma forma de construir um legado familiar que ultrapassa
gerações.
iGUi
Marcos
Jesus Diamente é empresário do ramo de piscinas e um exemplo inspirador de
reinvenção profissional. Ao lado da esposa e parceira de vida, Rosana Aparecida
Figueiredo, ele comanda duas franquias da Rede iGUi na cidade de São Paulo
(SP): a TRATABEM, especializada em limpeza, conservação e manutenção de águas,
e a Splash, marca focada em modelos clássicos de piscinas pré-fabricadas.
Juntos há décadas, Marcos e Rosana cultivam uma relação saudável e cheia de
afeto com os seis netos, com quem compartilham momentos de carinho e orgulho.
Miguel e Tiago, inclusive, já viveram experiências especiais ao estrelarem
campanhas como garotos-propaganda das piscinas da família. Após enfrentar os
desafios do mercado de trabalho para profissionais mais maduros com mais de 50
anos de idade, Marcos decidiu buscar novos caminhos e foi nesse momento que
conheceu o universo das franquias e, em 2017, apostou na iGUi, vendendo seu
carro para investir no sonho do próprio negócio. Desde então, Marcos e Rosana
mergulharam de cabeça nesse novo capítulo. Buscaram qualificação, formaram
parcerias estratégicas e expandiram a atuação com a abertura de uma segunda
unidade em 2021. Hoje, com quase dez anos de experiência como franqueados da
TRATABEM e da Splash, o casal lidera equipes especializadas em manutenção,
instalação e atendimento ao cliente, sempre com foco em excelência. No Dia dos
Avós, eles celebram não só os netos, mas também o legado que vêm construindo
juntos: um exemplo de parceria, superação e empreendedorismo maduro que inspira
dentro e fora da família.
LavPop
Aposentado
desde 2013, o ex-funcionário público Rinaldo Henrique, de 58 anos, decidiu que
era hora de ir além do descanso e buscar uma nova forma de gerar renda e
construir um patrimônio duradouro. Após anos avaliando o mercado, encontrou no
franchising a oportunidade ideal. Em 2024, ao lado da esposa Kátia, tornou-se
franqueado da LavPop, rede de lavanderias de autosserviço do Grupo FRoth, que
também é detentor da 5àsec. "Pesquisamos bastante e vimos que o setor
estava em plena expansão. Optamos pela LavPop porque é uma marca jovem, mas com
o respaldo e a expertise de 30 anos da 5àsec no Brasil", explica Rinaldo.
Em maio do mesmo ano, o casal abriu a primeira unidade em Guarulhos, no estado
de São Paulo, dentro de um posto de gasolina. Desde então, os resultados têm
sido animadores. A operação segue crescendo mês a mês e, com o aumento da
demanda, o casal já investe em uma terceira máquina de lavar para atender mais
clientes. "É um desejo investir em mais unidades da rede. Por enquanto
estamos focados nesta loja, mas a expansão está nos planos", afirma. Avô
de um menino de 5 anos e à espera da chegada de sua neta em dezembro, Rinaldo
tem um objetivo claro: construir um legado familiar. "Acredito que, no
futuro, eles assumam a operação. Pelo menos é esse o legado que quero
deixar", revela. E ele ainda deixa um conselho para quem deseja seguir o
mesmo caminho: "Associe-se a uma empresa forte e confiável, como a 5àsec,
que é líder de mercado", finaliza.
Microlins
Com
47 unidades da Microlins espalhadas por oito estados brasileiros, o capixaba
Rivaldo Guedes é hoje um dos maiores multifranqueados do país. A trajetória de
sucesso teve início em 2001, quando ele decidiu abrir sua primeira escola da
rede em Colatina, no Espírito Santo, após ver a marca anunciada na televisão.
“Na época, buscava uma solução profissional e vi na Microlins uma oportunidade
real. Em apenas seis meses abri a primeira unidade e, com o bom desempenho, fui
convidado a expandir para outras cidades. Foi o começo de um projeto de vida”,
conta o empresário, que atualmente é responsável por mais de 500 colaboradores
e cerca de 15 mil alunos. Rivaldo começou a crescer na rede tornando-se
referência para outros franqueados, até iniciar seu próprio plano de expansão.
Hoje, atua em regiões diversas, de grandes centros urbanos a cidades do
interior nos estados do Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais,
Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Avô de três netos, de 12, 6 e 5
anos, ele já vê sinais de continuidade no negócio familiar. “O mais velho já
ajuda os pais na operação de uma unidade em Anápolis, em Goiás. Todos conhecem
a Microlins e estão crescendo próximos do que construímos ao longo desses
anos”, destaca. Para Rivaldo, o segredo está na colaboração. “Avaliar bem a
franquia e entender que cada pessoa tem sua parcela de contribuição para o
sucesso do negócio é essencial. O respeito nas relações e a confiança nos
parceiros foram fundamentais para chegar até aqui”, revela. No Dia dos Avós, o
exemplo de Rivaldo mostra que deixar um legado não é só sobre herança, é sobre
oportunidades, valores e educação transformadora.
Milon
O
que para muitos seria apenas uma oportunidade de negócios, para Sergio Luiz
Czernay se tornou um projeto familiar. Representante do Grupo Kyly há anos, ele
conhecia bem a força da marca Milon, e foi justamente esse conhecimento que o
motivou a abrir uma franquia da rede, convidando a filha para ser sua sócia.
Hoje, a família comanda a unidade da Milon no Shopping Campo Grande, capital do
Mato Grosso do Sul, com a gestão ficando por conta da filha. “Ela é quem
administra o dia a dia da loja, e tem sido uma experiência única para nós
dois”, destaca o franqueado. Mas a parceria familiar não para por aí. Hellena,
a neta de Sergio, tem apenas 5 anos e já é fã dos looks da Milon. “Ela adora
visitar a loja e se encanta com as roupas. É um orgulho ver como ela já se
conecta com tudo isso”, conta o avô. Sergio acredita que o negócio tem tudo
para atravessar gerações. “Estamos construindo um legado. A Milon é mais que
uma loja de roupas infantis, é parte da nossa história como família e como
empreendedores”, ressalta. Já quando pedem dicas sobre ingressar neste setor e
investir em franquias, ele aconselha: “Procure uma empresa parceira, que
transmita confiança e responsabilidade. Isso faz toda a diferença para o
crescimento tanto da marca quanto do franqueado”. A trajetória de Sergio mostra
que empreender com amor e em família é uma forma poderosa de plantar sementes
para o futuro e, quem sabe, colher frutos por muitas gerações.
Peça
Rara
O
casal Luiz Henrique Ribeiro Barbosa e Elisabete Lourenço da Silva tiveram seu
primeiro contato com o Peça Rara como clientes. Ela sempre atuou no segmento de
beleza e ele trabalhou 50 anos em banco. Após a aposentadoria e com o
conhecimento de já frequentar lojas da marca, o franqueado juntou entusiasmo de
continuar trabalhando com a experiência da esposa em beleza para comprarem a 1ª
loja Peça Rara no formato pocket (para cidades com até 100 mil habitantes e até
100m²) na cidade de Jaú, interior de São Paulo. Nesse momento, descobriram que
seriam avós! A experiência aproximou ainda mais a família. Atualmente, o
pequeno Enzo tem 2 anos e 8 meses e faz parte do negócio da família. Passa
muito tempo na loja com os avós, tem até camiseta “Pecinha Rara” com que
desfila com orgulho entre os clientes da loja, distribuindo elogios: ficou
bonito em você, gostei dessa roupa! O baby boy já deixou inclusive sua
assinatura em uma das cadeiras da unidade, já que está na fase de aprender a
desenhar. Recentemente, o casal descobriu que serão avós de mais um netinho,
que está a caminho.
Prepara
IA
A
trajetória de Mauro Célio Dias, franqueado da Prepara IA, é exemplo de como o
empreendedorismo pode ultrapassar gerações. Ele conheceu a marca em 2013,
durante uma visita à Feira da ABF (Associação Brasileira de Franchising), e
decidiu apostar na educação como ferramenta de transformação. Hoje, Mauro é
dono de três escolas da rede: em Maringá, Mandaguaçu e Araucária, no Paraná,
além de atuar como máster franqueado no Sul do Paraná e Santa Catarina. O
empreendedor também atua há sete anos no Conselho Consultivo da Prepara IA,
ocupando atualmente o cargo de presidente. Hoje, todas as franquias da rede
também são pólos da faculdade. Aos 58 anos, ele se orgulha do título de avô:
tem três netos, Luiza, Benjamin e Laura, e aguarda ansioso a chegada do quarto,
Anthony. “Meus netos conhecem a escola, adoram visitar. Ainda são pequenos para
fazerem cursos, mas já têm carinho pela Prepara. Quem sabe no futuro possam se
interessar pelo negócio do avô”, comenta. Para Mauro, investir na franquia foi
uma escolha segura. “É uma marca forte, com propósito claro: transformar vidas
por meio da educação. O retorno veio rápido e a rentabilidade é excelente. Mas
o segredo está em gostar de gente, esse é o diferencial para fazer o negócio
dar certo”, conclui.
***Na
Foto em destaque, Marcos e Rosana em frente a unidade da TRATABEM
Foto:
Divulgação