Nessa quarta-feira, dia 23 de março,
a Associação Movimento Nacional Sou 1 de 11 Milhões
Trabalhadores da Cultura estreia a nova temporada do
programa “Boletim de
Notícias”, com apresentação dos especialistas em cultura e
criadores do projeto, Ana Luíza Pradella e Paulo Barros. O novo formato do
programa, que agora será dividido em 13 episódios, tem como objetivo levar ao
telespectador as informações mais importantes - e relevantes - do setor
cultural, além de disseminar as múltiplas atividades e os profissionais da
cultura das treze cidades por onde o programa, itinerante, passará. Os
episódios serão exibidos às quartas-feiras, quinzenalmente, pelo canal oficial
da Associação no Youtube. Pílulas de informação e chamadas para o programa
também serão transmitidas pelas redes sociais.
A ideia surgiu com a fundação da Associação Sou 1 de 11 Milhões,
após os diretores do movimento constatarem a falta de informações e de
conhecimento da sociedade – e do próprio meio cultural e político – quanto à
relevância do setor da cultura como parte de uma importante engrenagem
econômica e social do país: que em 2019, representou 2,6% do PIB nacional e 4%
do PIB do Estado de São Paulo, colocando a economia criativa como uma das
maiores bases de empregabilidade do Brasil, com distribuição em todo território
nacional.
“A Associação Movimento Nacional Sou 1 de 11 Milhões tem como
missão ser um centro catalisador para mobilizar, qualificar, divulgar e apoiar
os trabalhadores do setor cultural. E o Boletim
de Notícias foi uma forma que encontramos para auxiliar a
difusão dessas informações que ainda são escassas. O programa tem o compromisso
de gerar conteúdos indispensáveis aos profissionais da área de cultura, mas
também ao público em geral; especialmente aos jovens, que em sua grande maioria
não possuem acesso às informações de caráter estrutural da economia criativa e
aos mecanismos de apoio ao desenvolvimento e capacitação profissional das
diversas atividades artísticas”, comenta Anna Luíza Pradella, diretora da Sou 1
de 11 Milhões e co-criadora do Boletim de Notícias.
Levado para ser executado em diferentes cidades do Estado de São
Paulo - Bauru, Franca, Jundiaí, Marília, Mauá, Piracicaba, Presidente Prudente,
Registro, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté -,
o “Boletim de Notícias” irá
mostrar ao telespectador os aspectos da cultura local, mas também receberá os
principais articuladores de cada região, assim como artistas de diversas
linguagens das artes. Além de todos os episódios serem gravados em espaços
públicos das cidades visitadas, Ana Luíza Pradella e Paulo Barros, diretores da
Sou 1 de 11 Milhões e apresentadores do programa, vão se encontrar com alunos
do ensino médio da rede pública para falar sobre o processo de criação de um
programa informativo, sua relevância para a difusão das notícias do setor
cultural e sobre a importância da comunicação digital - e das redes sociais -
para pulverizar e ampliar as ações de fomentação do mercado cultural. “Os
alunos da rede pública precisam saber da realidade do setor cultural, uma vez
que esses jovens têm o seu primeiro contato com as artes nessa idade e, muitas
vezes, na produção de cultura com suas bandas, grupos musicais, de leitura e
teatrais”, pontua Paulo Barros.
O novo formato do programa será dividido em dois blocos: no primeiro,
os apresentadores vão abordar informações sobre o setor cultural, que sejam de
interesse nacional, sempre com uma linguagem despojada e com um toque de humor.
Já no segundo bloco, a pauta é a cultura local de cada cidade por onde o
projeto passará. Os apresentadores vão mostrar ao público os diversos
equipamentos culturais espalhados pela cidade, mas também, algumas entrevistas
com artistas locais.
“Nesse processo vimos o quanto os próprios trabalhadores da
cultura precisam compreender, cada vez mais, as questões estruturais do setor,
assim como as múltiplas formas para se organizarem na retomada pós-pandemia. É
necessário que a gente possa olhar a produção cultural e a sua grande
diversidade não apenas dentro dos espaços em que ocupamos, mas também, no
âmbito nacional; inclusive, incorporando a acessibilidade por meio da Língua
Brasileira de Sinais (Libras), possibilitando o acesso ao público surdo
sinalizado”, comenta Annelise Godoy, presidente da Associação Movimento
Nacional Sou 1 de 11 Milhões.
Constituído por 13 episódios, com duração entre 20 e 30 minutos
cada um, o programa conta com a orientação do jornalista, diretor de TV e
diretor da Sou 1 de 11 Milhões, Carlos Amorim, assim como o suporte técnico e
de pesquisa de apoiadores da Associação. “Boletim de Notícias” é um projeto
contemplado pelo edital PROAC Expresso Direto.
Datas confirmadas para a veiculação dos episódios
Santos | 23 de março ; Mauá | 06 de abril ; Jundiaí | 20 de
abril ; Piracicaba | 04 de maio ; Taubaté | data a confirmar ; São José do Rio
Preto | data a confirmar ; Franca | data a confirmar ; Bauru | data a confirmar
; Presidente Prudente | data a confirmar ; Marília | data a confirmar ;
Ribeirão Preto | data a confirmar ; Registro | data a confirmar e Sorocaba |
data a confirmar.
Para mais informações, acesse: https://www.sou1de11milhoes.org/
Youtube: Sou 1 de 11 Milhões
Instagram: @sou1de11milhoes
Facebook: Sou 1 de 11 Milhões
Associação Movimento Nacional Sou 1 de 11 Milhões Trabalhadores
da Cultura: fundada como Movimento em outubro de 2020 e constituída
como Associação em maio de 2021, a Sou 1 de 11 Milhões é formada por um grupo
de voluntários, especialistas em diversas áreas da cultura. Tem como missão ser
um centro catalisador para mobilizar, qualificar, divulgar e apoiar os
trabalhadores do setor cultural. Respeitar e valorizar o trabalho e a criação
de cada uma das milhares de atividades que envolvem a área da economia
criativa: “Sou 1” e construir um meio de articulação e defesa de uma imensa
cadeia produtiva - “ de 11 Milhões”.
11 milhões de trabalhadores da cultura vieram da base de cálculo
utilizada pelo IBGE para os repasses aplicados na Lei Aldir Blanc, em 2020. A
distribuição dos recursos municipais é proveniente de 5% da população de cada
território, que realizou a sua contribuição tributária. Desta maneira, chegamos
ao número 11 milhões: referente a 5% da população atual do Brasil, reforçando a
transversalidade e a dimensão territorial da presença cultural nacional.
A Associação se tornou uma rede de apoio à inclusão de milhares
de trabalhadores no sistema público de editais - especialmente Lei Aldir Blanc
-, apoiando inscritos, participantes e beneficiários. Já realizou mais de 40
lives abertas ao público, com personalidades, parlamentares e especialistas em
capacitação; forneceu suporte para inscrição em editais municipais e estaduais;
serviu como ponte de diálogo entre a sociedade e o governo de 23 estados; além
de ter idealizado o quadro “Tira Dúvidas” para sanar perguntas e objeções sobre
editais públicos do Estado de São Paulo. Já se somam mais de 38 vídeos
transmitidos no Youtube, 31 vídeos de debates e dois programas lançados - “Atrás da Cena” e “Boletim de Notícias” -
em seu portfólio.
Está presente nas Câmaras Municipais, por meio dos Comitês de
Educação, Cultura e Finanças, assim como em São Paulo; OAB, Frente Parlamentar
e em outros grupos de representação para garantir os devidos direitos aos
trabalhadores da cultura.
O Movimento Sou 1 de 11 Milhões também estabeleceu parceria com
o Instituto Êxito. Os associados do Movimento podem utilizar o espaço do
instituto para a gravação e edição de vídeos, além de participar de cursos e
palestras sobre empreendedorismo.
O cadastro de associados é feito diretamente pelo site: https://www.sou1de11milhoes.org/.
Expediente
Presidente | Annelise Godoy
Vice - Presidente | Ana Luíza Pradella
Diretor | Paulo Barros
Diretor | Carlos Amorim
Diretora | Cintia de Almeida
Diretora | Tatiana Barboza
Foto: Divulgação