TV Rá Tim Bum estreia duas atrações no mês de abril

31 março 2022 |

 


Em abril, a TV Rá Tim Bum conta com duas novidades em sua programação. Contos Rá Tim Bum Hora do Rabisco farão parte da grade, com conteúdos que estimulam a criatividade e afetividade, ao mesmo tempo que entretêm a garotada. Com uma exibição diária, as atrações irão ao ar a partir do dia 2 (sábado).
 

Contos Rá Tim Bum


Contos Rá Tim Bum é um programa de contação de histórias que estimula o conhecimento e as emoções das crianças. Em um cenário lúdico, onde a fantasia se torna quase um personagem, os contadores de histórias Giba Pedroza e Mafuane Oliveira narram, interpretam e exploram o imaginário infantil por meio de textos clássicos e populares. São narrativas que abordam as descobertas, os sentimentos, as sensações e todas as questões relacionadas à infância. Mais do que divertir, o programa Contos Rá Tim Bum vai ajudar a desenvolver capacidades como conviver, pensar, falar e aprender sobre o mundo e o ambiente em que a criança vive. A atração vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 9h25 e 19h15, e aos sábados e domingos, às 8h50 e 16h35.
 

Hora do Rabisco


Hora do Rabisco é um programa desenvolvido para estimular e introduzir o hábito de desenhar na rotina infantil. Feito em animação, cada episódio apresenta a subjetiva da câmera apontando para a folha de papel em branco. Ali, vemos lápis, borracha e canetinhas do Professor Rabisco, um mestre na arte do desenho que mostra quase um passo a passo da criação de uma animação: o esboço da estrutura do personagem, a definição de partes do desenho, o traço para os detalhes, a forma de colorir. Tudo é feito de modo didático, dinâmico e familiar, já que os personagens desenhados são estrelas da TV Rá Tim Bum, como Júlio e Alípio, do Cocoricó, e Osório e Ofélia, do Quintal da Cultura, além de muitos outros.
 

A animação é de César Cavelagna, criador de personagens como Simão e Bartolomeu. Em inserções de 2 minutos, o formato incentiva a criança a pegar o lápis e o papel, e começar a “rabiscar”, ou seja, fazer seus primeiros desenhos. A atração vai ao todos os dias, durante a programação da TV Rá Tim Bum.

 

Foto: Divulgação


'Doutor Hipóteses', de Vicentini Gomez: um filme profético sobre as coisas que acontecem na pandemia

30 março 2022 |

 


O filme longa metragem Doutor Hipóteses, do ator e cineasta Vicentini Gomez, que já conquistou 23 prêmios em festivais de cinema em três continentesAmérica, Europa e Ásia, vem cumprindo sua profecia.  Esta semana, a Hashtag mais comentada no Brasil foi #calabocajámorreu, que é o bordão da personagem Tic Tac, o despertador interpretado pela atriz Carla Masumoto, que fez história em protestos contra a censura aos artistas e suas manifestações no festival festival lollapalooza 2022.


A cena poderá ser vista no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=6h0yxo_hbdc
           

No filme, o ator representa um lunático que se autoproclama Doutor,  cria uma clínica com bonecos e com eles trava um relacionamento de amor, ódio e sedução. Cada boneco tem a sua personalidade,  fruto da crise mental vivida pelo tal doutor e que permite a Vicentini fazer um mergulho nas dores da alma humana.
            

Doutor Hipóteses amealhou prêmios diversos nos Estados Unidos, Itália, Singapura, Índia, Venezuela e agora, no Brasil, nos festivais:
BIMIFF - Brazil International Monthly Independent Film Festival, no Rio de Janeiro, prêmio de melhor ator protagonista para Vicentini Gomez e,no T.I.F.A. - Tietê International Film em Tietê, São Paulo, prêmio de melhor filme e  também melhor ator protagonista para Vicentini Gomez.
           

O filme segue ainda agenda em diversos festivais pelo mundo e deverá entrar em circuito, no Brasil, a partir de agosto.
           
Foto: Hugo Caserta


Bia Bedran fará show no Teatro da UFF neste fim de semana

25 março 2022 |

 


Iguaba Grande sedia capacitação estadual sobre ICMS Ecológico 2022

23 março 2022 |

 


Representantes de 10 municípios da Baixada Litorânea participaram, nesta terça-feira (22), da Capacitação Regional sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Ecológico 2022, no Plenário da Câmara Municipal de Iguaba Grande. O evento, sediado em Iguaba, é realizado em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade.

 

No evento, foram apresentados os resultados gerais das consultas públicas do ICMS Ecológico, a nova fase do observatório e as novas regras e prazos legais para as avaliações dos temas que compõem o ICMS Ecológico no Estado do Rio de Janeiro.

 

“Estamos retomando essas atividades de ir ao encontro dos municípios. Quando assumimos a gestão, vimos que tinham muitas pautas paradas em relação ao ICMS, entre elas os repasses aos municípios, que é uma pauta importantíssima e deve ser levada em consideração. No nosso primeiro ano de gestão, geramos um marco onde os 92 municípios, pela primeira vez, foram beneficiados com o repasse do ICMS ecológico. Agora, o nosso objetivo é a universalização do repasse, fazer com que os municípios continuem pontuando e recebendo esse recurso tão importante.” Comentou o Assessor de Engenharia Sanitária, Ruan Henrique de Barros.

 

Ao longo de todo o dia, os representantes do Governo do Estado apresentaram os resultados gerais das Consultas públicas do ICMS Ecológico, como os municípios devem fazer para atingir as pontuações das novas regras e prazos legais para as avaliações dos temas que compõem o ICMS Ecológico.

 

“Os repasses do ICMS ecológico são uma ferramenta inovadora que contribui com a sustentabilidade. Além disso, receber essas capacitações facilita muito na hora do cumprimento das metas para atingir uma boa pontuação e continuar recebendo os repasses efetivos. Nossa equipe sai muito animada do evento de hoje e já vamos começar a colocar em prática as novas regras.” Disse o secretário de Meio Ambiente, Vinicius Lavalle.

 

Estiveram presentes, ainda, representantes dos municípios de Saquarema, Araruama, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Rio Bonito e Silva Jardim.

 

Foto: Divulgação


Inscrições abertas para pré-vestibular em Tanguá

|

 

As aulas, com início previsto para o dia 30/04, ocorrerão na sede da E. M. Iasmim Gonzaga Arantes, no Centro, local que abrigará o polo da instituição.

As inscrições para o curso preparatório devem ser realizadas diretamente no site na CECIERJ, até o dia 11/04. Para se candidatar, é preciso preencher o formulário. Além disso, é necessário fornecer os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de escolaridade e comprovante do Cadastro Único atualizado (não-obrigatório). Menores de 18 anos devem apresentar autorização do responsável.

Criado em 2003, o Pré-Vestibular Social (PVS) é um curso preparatório para as provas de acesso às universidades.

Atendendo por ano cerca de 9 mil alunos em todo o Rio de Janeiro, é totalmente gratuito e conta com oferta de material didático impresso para todos os alunos.

 


Nessa quarta-feira, dia 23 de março, a Associação Movimento Nacional Sou 1 de 11 Milhões Trabalhadores da Cultura estreia a nova temporada do programa “Boletim de Notícias”, com apresentação dos especialistas em cultura e criadores do projeto, Ana Luíza Pradella e Paulo Barros. O novo formato do programa, que agora será dividido em 13 episódios, tem como objetivo levar ao telespectador as informações mais importantes - e relevantes - do setor cultural, além de disseminar as múltiplas atividades e os profissionais da cultura das treze cidades por onde o programa, itinerante, passará. Os episódios serão exibidos às quartas-feiras, quinzenalmente, pelo canal oficial da Associação no Youtube. Pílulas de informação e chamadas para o programa também serão transmitidas pelas redes sociais.


A ideia surgiu com a fundação da Associação Sou 1 de 11 Milhões, após os diretores do movimento constatarem a falta de informações e de conhecimento da sociedade – e do próprio meio cultural e político – quanto à relevância do setor da cultura como parte de uma importante engrenagem econômica e social do país: que em 2019, representou 2,6% do PIB nacional e 4% do PIB do Estado de São Paulo, colocando a economia criativa como uma das maiores bases de empregabilidade do Brasil, com distribuição em todo território nacional.


“A Associação Movimento Nacional Sou 1 de 11 Milhões tem como missão ser um centro catalisador para mobilizar, qualificar, divulgar e apoiar os trabalhadores do setor cultural. E o Boletim de Notícias foi uma forma que encontramos para auxiliar a difusão dessas informações que ainda são escassas. O programa tem o compromisso de gerar conteúdos indispensáveis aos profissionais da área de cultura, mas também ao público em geral; especialmente aos jovens, que em sua grande maioria não possuem acesso às informações de caráter estrutural da economia criativa e aos mecanismos de apoio ao desenvolvimento e capacitação profissional das diversas atividades artísticas”, comenta Anna Luíza Pradella, diretora da Sou 1 de 11 Milhões e co-criadora do Boletim de Notícias.


Levado para ser executado em diferentes cidades do Estado de São Paulo - Bauru, Franca, Jundiaí, Marília, Mauá, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté -, o “Boletim de Notícias” irá mostrar ao telespectador os aspectos da cultura local, mas também receberá os principais articuladores de cada região, assim como artistas de diversas linguagens das artes. Além de todos os episódios serem gravados em espaços públicos das cidades visitadas, Ana Luíza Pradella e Paulo Barros, diretores da Sou 1 de 11 Milhões e apresentadores do programa, vão se encontrar com alunos do ensino médio da rede pública para falar sobre o processo de criação de um programa informativo, sua relevância para a difusão das notícias do setor cultural e sobre a importância da comunicação digital - e das redes sociais - para pulverizar e ampliar as ações de fomentação do mercado cultural. “Os alunos da rede pública precisam saber da realidade do setor cultural, uma vez que esses jovens têm o seu primeiro contato com as artes nessa idade e, muitas vezes, na produção de cultura com suas bandas, grupos musicais, de leitura e teatrais”, pontua Paulo Barros.


O novo formato do programa será dividido em dois blocos: no primeiro, os apresentadores vão abordar informações sobre o setor cultural, que sejam de interesse nacional, sempre com uma linguagem despojada e com um toque de humor. Já no segundo bloco, a pauta é a cultura local de cada cidade por onde o projeto passará. Os apresentadores vão mostrar ao público os diversos equipamentos culturais espalhados pela cidade, mas também, algumas entrevistas com artistas locais.


“Nesse processo vimos o quanto os próprios trabalhadores da cultura precisam compreender, cada vez mais, as questões estruturais do setor, assim como as múltiplas formas para se organizarem na retomada pós-pandemia. É necessário que a gente possa olhar a produção cultural e a sua grande diversidade não apenas dentro dos espaços em que ocupamos, mas também, no âmbito nacional; inclusive, incorporando a acessibilidade por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), possibilitando o acesso ao público surdo sinalizado”, comenta Annelise Godoy, presidente da Associação Movimento Nacional Sou 1 de 11 Milhões.


Constituído por 13 episódios, com duração entre 20 e 30 minutos cada um, o programa conta com a orientação do jornalista, diretor de TV e diretor da Sou 1 de 11 Milhões, Carlos Amorim, assim como o suporte técnico e de pesquisa de apoiadores da Associação. “Boletim de Notícias” é um projeto contemplado pelo edital PROAC Expresso Direto.


Datas confirmadas para a veiculação dos episódios


Santos | 23 de março ; Mauá | 06 de abril ; Jundiaí | 20 de abril ; Piracicaba | 04 de maio ; Taubaté | data a confirmar ; São José do Rio Preto | data a confirmar ; Franca | data a confirmar ; Bauru | data a confirmar ; Presidente Prudente | data a confirmar ; Marília | data a confirmar ; Ribeirão Preto | data a confirmar ; Registro | data a confirmar e Sorocaba | data a confirmar.


Para mais informações, acesse: https://www.sou1de11milhoes.org/

Youtube: Sou 1 de 11 Milhões

Instagram: @sou1de11milhoes

Facebook: Sou 1 de 11 Milhões 


Associação Movimento Nacional Sou 1 de 11 Milhões Trabalhadores da Cultura: fundada como Movimento em outubro de 2020 e constituída como Associação em maio de 2021, a Sou 1 de 11 Milhões é formada por um grupo de voluntários, especialistas em diversas áreas da cultura. Tem como missão ser um centro catalisador para mobilizar, qualificar, divulgar e apoiar os trabalhadores do setor cultural. Respeitar e valorizar o trabalho e a criação de cada uma das milhares de atividades que envolvem a área da economia criativa: “Sou 1” e construir um meio de articulação e defesa de uma imensa cadeia produtiva - “ de 11 Milhões”.


11 milhões de trabalhadores da cultura vieram da base de cálculo utilizada pelo IBGE para os repasses aplicados na Lei Aldir Blanc, em 2020. A distribuição dos recursos municipais é proveniente de 5% da população de cada território, que realizou a sua contribuição tributária. Desta maneira, chegamos ao número 11 milhões: referente a 5% da população atual do Brasil, reforçando a transversalidade e a dimensão territorial da presença cultural nacional.


A Associação se tornou uma rede de apoio à inclusão de milhares de trabalhadores no sistema público de editais - especialmente Lei Aldir Blanc -, apoiando inscritos, participantes e beneficiários. Já realizou mais de 40 lives abertas ao público, com personalidades, parlamentares e especialistas em capacitação; forneceu suporte para inscrição em editais municipais e estaduais; serviu como ponte de diálogo entre a sociedade e o governo de 23 estados; além de ter idealizado o quadro “Tira Dúvidas” para sanar perguntas e objeções sobre editais públicos do Estado de São Paulo. Já se somam mais de 38 vídeos transmitidos no Youtube, 31 vídeos de debates e dois programas lançados - “Atrás da Cena” e “Boletim de Notícias” - em seu portfólio.


Está presente nas Câmaras Municipais, por meio dos Comitês de Educação, Cultura e Finanças, assim como em São Paulo; OAB, Frente Parlamentar e em outros grupos de representação para garantir os devidos direitos aos trabalhadores da cultura.


O Movimento Sou 1 de 11 Milhões também estabeleceu parceria com o Instituto Êxito. Os associados do Movimento podem utilizar o espaço do instituto para a gravação e edição de vídeos, além de participar de cursos e palestras sobre empreendedorismo.


O cadastro de associados é feito diretamente pelo site:  https://www.sou1de11milhoes.org/.


Expediente

Presidente | Annelise Godoy

Vice - Presidente | Ana Luíza Pradella

Diretor | Paulo Barros

Diretor | Carlos Amorim

Diretora | Cintia de Almeida

Diretora | Tatiana Barboza

 

Foto: Divulgação


 


Depois de assistir ao lançamento do filme, “Red: Crescer É Uma Fera”, da Disney, a dupla Matheus Vargas e João Guilherme resolveram ir para a internet e relataram a vontade de sair em turnê com uma nova boyband.

 

Mas tudo não passou de ação de marketing com produção da Lagon filmes, direção de Arthur Moric, e a produção executiva de Carol Caliri. No entanto, público e fãs ficaram entusiasmados com a novidade e trataram logo de pedir que de fato isso acontecesse.


 

Estilo, coreografia e voz foram os requisitos que os meninos escolheram para surpreender o público, e formar a banda que levaria toda a criatividade que eles têm desde cedo. Matheus Vargas e João Guilherme são filhos do cantor Leonardo, e sempre estiveram envolvidos com a música.


 

No vídeo, eles chegaram a dizer que estavam procurando mais talentos para se aliar à banda e fãs que os apoiassem. A formação da boyband estava garantida, segundo os brothers, a ideia era sair do papel e rodar o país com a banda.

 

Brincadeiras à parte, os fãs de fato gostariam que isso ocorresse, e muito embora tenha sido apenas uma ação para o filme, vimos que o talento vem de berço.

 

Foto: Divulgação



Neste domingo, 20 de março, a HBO Max traz o terceiro episódio de LAKERS: HORA DE VENCER, em que “Magic”, Jerry Buss e Jerry West começam a jogar, fora da quadra, jogos importantes antes do início da temporada. O início da NBA se aproxima, mas ainda assim Jerry Buss não está satisfeito com as decisões que tomou para que sua nova aquisição se torne a franquia mais importante da liga.
 

Após finalizar a contratação do “Magic Johnson” e anunciar Jerry West como treinador em meio a todos os prognósticos, Buss decide assumir a responsabilidade pelas finanças da equipe e empreende uma viagem a Las Vegas para continuar construindo seu império. No entanto, as excentricidades e a personalidade peculiar do novo chefe lhe trarão um poderoso inimigo.

 

Enquanto "Magic" se prepara para deixar Michigan e começar sua lendária carreira na NBA, ele visita sua ex-namorada para se gabar do dinheiro que ganhou por ser a nova estrela do Lakers, sem contar que seu antigo amor já tem um novo relacionamento, o que o leva a viver um momento de fúria e dor. Enquanto isso, na quadra seguinte, seu rival Larry Bird começa seu treinamento com o Boston Celtics com apenas um objetivo em mente: vencer Johnson.
 

Jerry West fica comovido com a ideia de levar a equipe à vitória do campeonato. Motivado por suas inseguranças, desenvolvidas durante seu tempo como jogador, ele decide desistir, mas não antes de reafirmar a continuidade de duas peças-chave dentro do time do Lakers: Nixon e Abdul-Jabbar. Diante do panorama desastroso, Pat Riley chega do nada à cidade de Los Angeles, em busca de um novo lugar dentro da equipe. No entanto, com o início da temporada se aproximando, Buss ainda não está totalmente convencido de que sua equipe está pronta para dar um grande show.
 

O terceiro capítulo de LAKERS: HORA DE VENCER, estará disponível na plataforma a partir de domingo, com novos detalhes dos personagens que marcaram um antes e um depois na história da NBA.
 

Aproveite a bola laranja pelo ar de HBO Max!
 

###

Sobre a HBO Max®

 

HBO Max™ é a plataforma de streaming direta para o consumidor da WarnerMedia, que oferece a melhor qualidade em entretenimento. A HBO Max apresenta a mais ampla variedade de séries, filmes e especiais para audiências de todas as idades de marcas icônicas como HBO, Warner Bros., DC, e também Max Originals e grandes sucessos do cinema, além de conteúdo para crianças e para a família. A plataforma foi lançada nos Estados Unidos em maio de 2020 e introduziu um nível de preço mais baixo, apoiado pela publicidade, em junho de 2021. A HBO Max começou seu lançamento global nos mercados da América Latina e do Caribe em junho, seguido por seus primeiros lançamentos europeus nos países Nórdicos e na Espanha, em outubro. Foi anunciado que a HBO Max continuará sua expansão européia para um alcance global de 61 países em 2022.

 


Ricardo Brasil e a vida simples numa ilha que influencia multidões

|

 



Com o avanço da tecnologia, surgiram novas formas de mostrar a vida, o cotidiano, os gostos. E, na exibição desse cotidiano, surgiram os Influenciadores Digitais: pessoas que têm muita coisa interessante para passar e, assim, disseminar uma gama de informações e orientações que tornam a vida mais prática, geralmente. Dentre os de maior destaque na internet, no momento, o Ricardo Brasil vem ganhando destaque pela maneira leve que conduz sua vida, numa casa rústica, construída numa ilha, na Zona Oeste do Rio de Janeiro e, seus belos momentos do dia, são embalados com boa música.

 

Com um público ascendente em sua rede social, o jovem senhor conquista, encanta e orienta com charme e peculiaridades. Um luxo de informação com precisão nessa vida tão corrida que todo mundo anda levando.

 

Hoje, ele concedeu entrevista exclusiva para o CULTURA VIVA e falou de suas grandes experiências vividas nesse capítulo de sua história.

 

Acompanhe! 

 

CULTURA VIVA: Em que momento de sua vida se interessou em produzir conteúdo digital? Há quanto tempo já o faz? 

RICARDO BRASIL: Quando fiz 50 anos, tive a crise da meia idade e me percebi totalmente insatisfeito com a vida que eu levava. Me vi totalmente sem perspectiva e precisava me reinventar. Foi, nesse momento, o que decidi criar: conteúdo para a internet.

 

C.V.: Grava todas as imagens sozinho, geralmente, ou tem o apoio de alguém? 

R.B.: Sim, gravo e edito sozinho. Faço tudo no celular.

 

C.V.: Quais são seus principais critérios antes das gravações? Costuma criar um roteiro? 

R.B.: O meu conteúdo é sobre lifestyle. Mostro o meu dia a dia. Então, as gravações são bastante orgânicas. Geralmente, gravo o que, de fato, estou fazendo: se estou com vontade de fazer algo para o almoço, algo que eu acho que as pessoas iriam gostar, gravo e dou a receita. Assim, sucessivamente, com as tarefas da casa, a rotina de autocuidado, etc.



C.V.: Quando começou a enxergar a internet e as redes sociais como ferramentas de trabalho? Teve dificuldades no início? 

R.B.: Sim. Tive dificuldades porque sou um homem de 57 anos; sou do tempo em que não existia celular e nem internet, no Brasil. Mas, como acredito que o nosso tempo é o que estamos vivendo, então, o meu tempo é agora e eu me atualizei. Com o meu crescimento em números de seguidores, a internet passou a ser, para mim, uma perspectiva de trabalho.

 

C.V.: Os vídeos que posta em seu Instagram se remetem a uma casa rústica e, ao que parece, perto do mar que dar a entender que é a casa dos sonhos. Que lugar maravilhoso é esse? Qual a ideia mestra de tanta riqueza natural? 

R.B.: A moradia é uma cabana rústica que construí com tijolos ecológicos, madeira de demolição e bambu – um conceito de arquitetura que traduz o meu estilo de vida, a minha relação com a natureza, o meu sentimento de responsabilidade ambiental e autocuidado. A edificação fica numa Ilha na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. 

 

 

C.V.: Além de tudo isso, o senhor exibe e exala cultura o tempo todo em suas produções. Em sua opinião, falta respeito à cultura nessa geração? 

R.B.: A cultura é viva e ela se transforma. Eu acredito que a grande riqueza está nisso: cada geração tem o seu modo de se expressar culturalmente e eu acho isso incrível!

 

C.V.: A culinária vegetal também ganha espaço em suas produções. É um incentivo ao seu público?

R.B.: Eu sou Veg Chef e a minha alimentação é toda de origem vegetal, sem nenhum produto de origem animal. Como percebo que existem muitos mitos em torno da alimentação vegetariana, como: é comida sem gosto, só come salada, vai ficar fraquinho, cadê as proteínas, etc., então, tento desmistificar, fazendo receitas simples, completamente acessíveis que deixam as pessoas que não são vegetarianas com água na boca!

 

 

C.V.: Quanto ao autocuidado, o senhor mostra como cuidar bem do corpo de forma saudável. É um incentivo a mais? 

R.B.: Eu acredito que o autocuidado é muito além do creme para o rosto e para o corpo, é um conjunto de ações, é se alimentar de maneira saudável, fazer exercício físico, regularmente, fugir das relações tóxicas, buscar uma vida mais integrada com a natureza, uma vida mais minimalista, sem consumo desnecessário, etc.

 

C.V.: E as trilhas sonoras, como as seleciona? É fácil encontrar as mais adequadas? 

R.B.: As trilhas são músicas que fazem parte da minha identidade cultural, hip hop, R&B e música preta brasileira.


C.V.: Quais serão as novidades que virão por aí em seus novos vídeos? Pode nos adiantar? 

R.B.: Quero viajar, mostrar cabanas em lugares incríveis e cozinhar ao ar livre.

 

C.V.: Quais são suas redes sociais? 

R.B.: Instagram @seuricardobrasil.

 

Fotos: Arquivo pessoal do Ricardo Brasil

 


Anitta quebra o próprio recorde com sucesso mundial

|

 


O planeta inteiro se envolvendo com Anitta! O hit da brasileira não para de subir nos charts ao redor do globo. Nesta sexta-feira (18), “Envolver” continuou escalando e marcou seu ponto mais alto no Spotify Global, ficando em 17º lugar dentre as músicas mais tocadas no mundo com mais de 2 milhões de streams e elevando 4 posições em relação ao dia anterior. Esse é o melhor resultado conquistado pela cantora na plataforma, que antes tinha como recorde “Vai Malandra” em 18º. “Envolver” já consta no TOP 50 de todos os países da América Latina e no Brasil está em 12º. Assim, Anitta se torna artista brasileira a chegar mais alto no chart global da plataforma. Ainda no dia 18, o som debutou no TOP 200 do iTunes americano.
 

'El paso de Anitta' viralizou no TikTok é atualmente a 6ª música mais popular do aplicativo. A coreografia é fruto do videoclipe da canção, um dos mais sensuais da carreira da artista, dirigido por ela própria e produzido por Harold Jimenez, da 36 Grados - frequente colaborador de Maluma e J Balvin. A composição da faixa é assinada por Anitta, Julio M Gonzales Tavarez, Freddy Montalvoe e José Carlos Cruz.
 

CONFIRA A LISTA COMPLETA DE CHARTS NO SPOTIFY:
Bolívia: #4
México: #6
Peru: #7
Equador: #7
Panamá: #7
Guatemala: #10
Paraguai: #11
República Dominicana: #11
Brasil: #12
El Salvador: #13
Nicarágua: #13
Costa Rica: #15
Global: #17
Honduras: #17
Chile: #18
Colômbia: #19
Uruguai: #19
Portugal: #21
Argentina: #42
Espanha: #69
Suíça: #174

Foto: Marco Ovando