Por Lino Corrêa
Segundo alguns críticos que analisaram a safra de sambas de 2010, a Imperatriz Leopoldinense trará para este Carnaval o melhor enredo ("Brasil De Todos Os Deuses"), os autores do samba são: Jeferson Lima, Flavinho, Gil Branco, Me Leva e Guga. Esse samba enredo será interpretado pelo grande Dominguinhos do Estácio que emocionou a Sapucaí no ensaio técnico deste fim de semana.
Como convidado da Escola de Ramos, fiquei contagiado pela garra da comunidade, pela leveza que os diretores empolgam os componentes e, em especialmente, pelo enredo que promete sensibilizar o sambodromo no domingo de carnaval, sendo a segunda Escola a pisar na Sapucaí. O carnavalesco Max Lopes, que já foi campeão pela Mangueira e pela Vila Isabel está dedicado para que o seu trabalho tenha um resultado vitorioso.
O Enredo contará a História da nossa miscigenação, clama por: Paz, Amor e União, afaga a alma brasileira com alto astral dessa gente romeira, valente e guerreira.
Cabe citar aqui um trecho desse samba enredo que emocionou a todos no Ensaio Técnico: "Oh, Deus pai iluminai o novo dia, Guiai ao divino destino, Seus peregrinos em harmonia..."
Então, que esse povo: Índio, Branco, Negro, enfim brasileiro que convergente nesse solo seja abençoado pela chama da paz é o que irá trazer como mensagem tão necessária a Imperatriz Leopoldinense.
Quero registrar aqui em especial o trabalho da assessora de imprensa Ludmilla de Aquino, assim como do Tim e Ivanisa Braga com a comunidade, e em especial por me receberem de braços abertos nessa Escola de tantas vitórias marcantes na história do Carnaval Carioca.
Aqui vai o meu registro sobre um dos enredos do Carnaval Carioca que tem tocado a imprensa pela história e pela mensagem, o povo e a mim.
*Lino Corrêa é ator e jornalista
Foto: Edna
IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE E SEU ENREDO 2010
31 janeiro 2010 Postado por JORNAL CULTURA VIVA por Edson Soares às 16:56 | Marcadores: CulturaNana Gouvêa coloca o bloco na rua
Postado por JORNAL CULTURA VIVA por Edson Soares às 16:51 | Marcadores: CulturaNana Gouvêa esteve em Nova Friburgo (RJ) no dia 27 de janeiro, para participar do maior Bloco de carnaval da região e foi coroada Rainha de bateria Blocão do Rastafare.
Em fevereiro, Nana volta à Friburgo para colocar o Bloco do Ratafare nas ruas.
Foto: Divulgação
ANJOS
29 janeiro 2010 Postado por JORNAL CULTURA VIVA por Edson Soares às 21:45 | Marcadores: Edson SoaresDespenseiros e profissionais de valor. Existem para obedecer e, entre os serviçais, eles são os melhores. Com prazer, realizam suas tarefas e administram suas funções como ninguém. Fazem parte de classes, hierarquias e sabem muito bem qual é o lugar em que devem ocupar. Assim são os “anjos”, seres oriundos do Divino para ministrarem o bem, apenas, embora saibamos que o lado mal também é uma realidade.
Ao imaginarmos o estereótipo de um anjo, logo nos vem à mente: um ser (adulto ou criança) de cor branca, com cabelos loiros repletos de cachos mais parecidos com gotas de ouro. Porém, eles podem se manifestar de outras formas. São capazes de encarnarem e nos apresentar como uma senhora, um senhor, uma criança, um mendigo. Por diversas vezes, nas conduções, já se sentaram ao nosso lado e conversaram conosco; certo dia até nos atenderam em repartições públicas; em outra ocasião, nos fizeram um bem enorme acerca de causas que buscávamos soluções. Enfim, pareciam pessoas comuns e, no entanto, eram anjos, seres de luz dispensados por Deus para nos abençoar.
É bem verdade que temos amigos, parentes e conhecidos que agem como tais. Sempre prestativos, nos promovem o bem. A presença deles é agradável, quando chegam, mudam o ambiente para melhor. Muito melhor. São pessoas que ansiamos estar com elas.
Quantas vezes precisamos de um anjo bom vir trazer os benefícios que almejamos? Infelizmente, eles passam em nosso caminho todos os dias e não lhes damos confiança e, por essa insensibilidade, perdemos tantas conquistas, simplesmente porque só o aceitaremos se vierem na forma que imaginamos serem realmente. Pobres de nós, seres ignorantes. Felizes anjos, presentes para nos guardar e livrar a todo instante.
QUEM INDICA O QUÊ - BIA BEDRAN
Postado por JORNAL CULTURA VIVA por Edson Soares às 21:39 | Marcadores: LivrosQUEM? Bia Bedran.
OCUPAÇÃO: Cantora, compositora e contadora de histórias.
INDICA O QUÊ? Indico a minha trilogia “Cabeça de Vento”, “Deus” e “Eu e o Tempo”.
SUA OPINIÃO: A criança para entender a minha literatura tem que ler os três, é uma seqüência. São livros de filosofia. Eu acho polêmicos porque a criança pode pegar por um viés o pensamento. São três livros e três crianças. A do “Eu e o Tempo” é uma menina de 9 anos pensando sobre a passagem do tempo na vida dela e dos amigos; “Deus” é um menino pensando na existência e como Deus, e “Cabeça de Vento” é um menino que foi chamado de “cabeça de vento” e começa a recriar essa expressão. Eu gosto muito.
Foto Internet
Você tem que acreditar, pode ser difícil
Mas vai valer a pena
Conquistar o que o seu coração
Almeja alcançar
Com visão de águia pra chegar
Em seu objetivo
O seu sonho é seu motivo
Mesmo que pareça tão distante
Ou o tempo tente te desanimar
Você é um Diamante
Nunca desista
Você nasceu pra ser
Um vencedor, Conquistador
Preparado pra lutar sem desistir
Você vai conseguir
Um vencedor, tem seu valor
Sempre está seguro seja onde for
O Céu é o limite
Pra quem é um vencedor
*Artista: Bande & Voz
PREFEITURA DE MAGÉ PEDE QUE AMBULANTES SE CADASTREM PARA QUE POSSAM TRABALHAR NO CARNAVAL
Postado por JORNAL CULTURA VIVA por Edson Soares às 21:28 | Marcadores: Cultura, Especial CADASTRAMENTO DE AMBULANTES, NA GUARDA MUNICIPAL, SERÁ GRATUITO MAS OBRIGATÓRIO E URGENTE!
A Prefeitura Municipal de Magé está bastante otimista quanto ao Carnaval 2010. "Será o melhor dos últimos anos. Estamos cuidando de tudo com muito carinho e dedicação: desde a estruturação de todos os eventos, shows e espetáculos, até a organização dos desfiles das escolas e dos blocos", diz a assessoria do prefeito Rozan Gomes, recentemente empossado no cargo. Entretanto, para que tudo ocorra como o previsto, um ítem é fundamental no processo: o cadastramento de todos os ambulantes que almejam trabalhar na região durante o período momesco. Os profissionais devem - com a maior urgência - apresentarem-se na sede da Guarda Municipal de Magé para a realização do cadastro, que é totalmente gratuito. Mas vale acrescentar que sem o tal registro ninguém poderá trabalhar porque a fiscalização será severa e ostensiva.
Cowgincana presenteia loucos por vacas
Postado por JORNAL CULTURA VIVA por Edson Soares às 20:49 | Marcadores: EspecialNeste fim de semana os fanáticos por vaquinhas devem acompanhar, através do twitter, as mudanças de endereços das vacas, por manutenção e outros motivos.
Para participar da cowgincana basta publicar no FLICKR as fotos tiradas ao lado de todas as vacas expostas. Para saber onde está cada uma delas o participante deve acompanhar os posts no twitter @cowparadebrasil. A primeira pessoa que postar as fotos ganhará dois pares de Havainas Cowparade estampadas com vacas.
A gincana acontecerá entre hoje, 29/01 e domingo 31/01.
POLLIANA ALEIXO CONFERE A PRÉ-ESTREIA DE FILME NO RIO
28 janeiro 2010 Postado por JORNAL CULTURA VIVA por Edson Soares às 23:09 | Marcadores: Cinema, Gente, TelevisãoNesta quarta-feira (27), Polliana Aleixo, que está no elenco de”Ttempos modernos”, novela da Rede Globo, prestigiou a pré-estreia do filme “High School Musical - O desafio”, produzido pela Disney, numa sessão para convidados, no Shoping Downtown, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
A atriz se divertiu muito e aproveitou para tietar o elenco.
Sobre o filme, Polliana disse:
"O filme superou as minhas expectativas, todos me surpreenderam atuando e cantando. Realmente uma grande produção, achei muito divertido, o tipo de música que fica na cabeça, contagia!"
Foto: ACMMIDIA
Projeto do Centro Cultural do Surfe ganha reforço
Postado por JORNAL CULTURA VIVA por Edson Soares às 22:55 | Marcadores: EspecialConvidada pela Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro para cuidar da gestão do Centro Cultural do Surfe, a ONG Onda Carioca convocou o arquiteto Thoni Litz para participar da elaboração do projeto arquitetônico de revitalização do espaço cultural. Ao lado do vice-presidente da Feserj, Abílio Fernandes, Thoni visitou o local e ficou entusiasmado a missão. “A localização do centro é especial. Tenho muitas idéias para valorizar o espaço e deixá-lo à altura da beleza que é aquele lugar”, contou Thoni, que tem especialização em arquitetura sustentável e iluminação. “Estamos aguardando algumas definições da Prefeitura para dar o sinal verde e o Thoni começar a trabalhar”, explica Abílio.
Foto : Onda Carioca
***Na foto em destaque, Abilio Fernandes e Thoni Litz em visita ao Centro Cultural
SHEILA DE SÁ FAZ SHOW EM RIO BONITO
Postado por JORNAL CULTURA VIVA por Edson Soares às 22:50 | Marcadores: Rio Bonito, ShowSHOW COM
SHEILA DE SÁ & RICARDINHO
DIA 30/01 (SÁBADO)
NO QUINTA SHOW (SUBIDA DO BOQUEIRÃO)- RIO BONITO - RJ
A PARTIR DAS 21H
NÃO PERCA!
O PREÇO DA SINCERIDADE
27 janeiro 2010 Postado por JORNAL CULTURA VIVA por Edson Soares às 18:36 | Marcadores: Edson SoaresDizer o que pensa pode pôr em risco uma relação de longa data. Mas a sinceridade sempre foi uma forma honesta para se resolver problemas. Omitir o que aconteceu de fato, parece coisa de quem não consegue encarar a realidade. Encobrir situações a fim de continuar arrastando uma convivência “sadia”, demonstra atitude de quem prefere sofrer calado. O pior disso tudo se reflete nas conseqüências: pode gerar doenças (que ninguém descobre a origem nem o motivo) e tornar uma pessoa agradável em um ser triste, mal-resolvido, insatisfeito, com crises de estresse de vez em quando e diferente de outras épocas. Colocar um ponto final numa situação chata significa que o assunto está encerrado e “bola para frente”. Firmou-se um acordo entre os envolvidos. Agora, dizer que “passou a borracha”, mas no fundo do peito o problema continua remoendo e consumindo seus dias, não é válido para ninguém. Por isso, é muito melhor falar o que deseja, não economizando palavras, do que guardar e, aos poucos, se distanciar da vida. Isso não é legal. Claro que na hora do desespero se fala até demais. Fazer o quê se é necessário? O que importa é que a pessoa foi sincera. E vale lembrar que a sinceridade também faz parte do conjunto de atitudes de quem verdadeiramente ama.
QUEM INDICA O QUÊ - LUCINHA ARAÚJO
26 janeiro 2010 Postado por JORNAL CULTURA VIVA por Edson Soares às 23:26 | Marcadores: LivrosQUEM? Lucinha Araújo.
OCUPAÇÃO: Presidente da Sociedade Viva Cazuza.
INDICA O QUÊ? O livro “A Descoberta do Mundo”, de Clarisse Lispector.
SUA OPINIÃO: Esse livro é fácil de ler porque é uma série de crônicas que ela escreveu para o ‘Jornal do Brasil’nos anos 60. Na página que você abrir, tem sempre uma mensagem. È muito interessante.
Foto: Edson Soares
WANDERLEA ARRASA NO GINÁSTICO
24 janeiro 2010 Postado por JORNAL CULTURA VIVA por Edson Soares às 10:55 | Marcadores: ShowPor Lino Corrêa
O Teatro Sesc Ginástico, no Rio de Janeiro, que tem na sua programação deste Janeiro de 2010, o projeto musical SOM DE VERÃO esteve com capacidade de público esgotada (tanto na platéia como no balcão) nas apresentações da cantora WANDERLEA. A versatilidade do repertório que ela trouxe no roteiro do show agradou a diversidade do público que se identificava com as inúmeras canções do pop rock que permanece acesas transcendo gerações como: Pare O Casamento(Versão de Luiz Keller), Prova De Fogo(Roberto e Erasmo), Não Vou Ficar(Tim Maia), Negro Gato(Getúlio Cortes), e outras... Passando pelas canções românticas, como: Te Amo(Roberto Corrêa), Eu Já Nem Sei(Roberto Corrêa), Foi Assim(Ronaldo e Roberto Corrêa)...entre outras...Viajando e contagiando a quente platéia que gritava: "Você é a nossa Madonna!", "Maravilhosa!", "Rainha!", ela passeava em outras praias, como na abertura do show com a canção: "Dia Branco"(Geraldo Azevedo), arrasou quando cantou: "Chiclete Com Banana(Gordurinha), "Salve Linda Canção Sem Esperança" (Luiz Melodia), "Se Tudo Pode Acontecer" (Arnaldo Antunes) - música que faz parte da novela da Globo: "Tempos Modernos". O Fã-Clube de outros artistas, como: Marlene, e em maior número de Emilinha Borba, que foi homenageada quando ela gravou a rumba: "Escandalosa" (Djalma Esteves), gritava: "Você e Emilinha são as maiores do Brasil!". Ela ainda dramatizou um dos seus maiores sucessos dos anos 80, com: "Na Hora Da Raiva" (Roberto e Erasmo Carlos), encerrando o show com toda a platéia em pé e pedindo bis, ela, generosamente e com uma vitalidade impressionante, voltou ao palco e cantou "Menino Bonito" (Rita Lee).
Compactuar com um espetáculo impecável dessa cantora, compositora, interprete, revolucionária de comportamento, lider feminina do maior movimento musical de massa do país que foi a Jovem Guarda, essa mineira de Governador Valadares que traz na bagagem uma coleção intermináveis de sucessos que daria para fazer várias horas incessáveis de shows, com uma platéia seduzida e cantando os sucessos, e pedindo mais, me fez me sentir que o nosso país mesmo sendo ter tido uma monarquia tem uma Rainha doce, forte, guerreira, humana, pop star, e de uma dedicação aos fãs que esperavam para que ela delicamente autografasse, se deixasse fotografar sem nenhum estrelismo, com uma pciência e predestinação rara e exemplar para outras não tão estrelas que deveriam seguir sua trilha para que possa continuar acesa depois de 48 anos de uma carreira inquestionalvmente BRILHANTE!
***Na foto em destaque, Wanderlea, entre o ator e jornalista Lino Corrêa, o cantor Ismael Costa, e a Hercy Maria(uma das fãs, amigas e aliadas que a acompanha desde a Jovem Guarda)
JULGAR FAZ BEM?
23 janeiro 2010 Postado por JORNAL CULTURA VIVA por Edson Soares às 13:12 | Marcadores: Edson SoaresJulgar alguém pela aparência é de grande responsabilidade. A representação, não significa a essência, geralmente. Se faz necessário, analisar toda a trajetória da pessoa: sua vivência, seus problemas, traumas, dificuldades e potências. Feito esse mapeamento, com certeza terá como resultado o que comentar sobre a vítima. Mas, quem teria tempo suficiente, na velocidade do dia-a-dia, para dedicá-lo em rastrear a vida do outro? Com tantas tarefas que existem no mundo, há sempre o que fazer. Mesmo os cidadãos mais desocupados podem encontrar um trabalho voluntário para auxiliar. Embora não seja remunerado, vai prestar solidariedade. Isso faz bem à alma e ao coração. Dessa forma, fica complicado encontrar espaço vago na agenda para “perder tempo”. Então, é fácil convir que ninguém deve ser juiz da vida do companheiro. Se encontrar alguma falha no falar ou nas atitudes, é melhor ser sincero e dizer o que pensa ou olhar para frente e seguir seu próprio caminho, sem comentários. Agora, dizer o que se acha, mas na realidade não existe, pode trazer conseqüências gravíssimas. Pensar antes de jogar palavras ao vento, faz de qualquer pessoa um ser capaz de refletir sobre as situações que a cerca. Ganhe seu tempo pensando nisso.
Quadros de Patricia Woll em exposição
22 janeiro 2010 Postado por JORNAL CULTURA VIVA por Edson Soares às 11:27 | Marcadores: exposiçãoQUEM INDICA O QUÊ - Milton Coelho da Graça
21 janeiro 2010 Postado por JORNAL CULTURA VIVA por Edson Soares às 22:41 | Marcadores: LivrosQUEM? Milton Coelho da Graça.
OCUPAÇÃO: Jornalista.
INDICA O QUÊ? O livro “1964 - A Conquista do Estado - Ação política, Poder e Golpe de
Classe”, de René Dreifuss, publicado pela Editora Vozes.
SUA OPINIÃO: É um livro caro, quase cem pratas, mas tem muito para se ler (899 páginas) e, mesmo sendo uma reedição, continua atualíssimo e de importância fundamental para se entender o que foi o golpe militar de 64. Não exatamente militar, porque Dreifuss - um uruguaio apaixonado por nossa história contemporânea - mostra exatamente a ação dos civis que empurraram os militares para o apagão da liberdade. O livro descreve com detalhes como tudo começou três anos do golpe com a criação do Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPES), financiado por empresas nacionais e multis, e de seu braço semi-secreto, Instituto Brasileiro de Ação Democrática (IBAD), cuja especialidade era "trabalhar" os meios de comunicação e influir no resultado das eleições de 1962. Compre o livro se puder, se não puder faça uma vaquinha para comprar ou peça emprestado. Vale a pena.
Foto: Internet
Nunca desista dos seus sonhos. Mesmo que tudo pareça impossível aos seus olhos, acredite que, de alguma forma, o que você precisa vai brotar. Muitas vezes, não depende do seu esforço, mas de terceiros. Nesse caso, acreditar em milagres, facilita a realização. Acreditar em si é fundamental para alcançar muitas metas. Acreditar em Deus significa um diferencial que traz destaque diante dos demais. É ser “humano” como todo mundo, mas com procedimentos que impactam e abençoam. Seja lá qual for o seu sonho, creia que não há barreiras para que ele se materialize, basta você persistir e, mesmo que ao longo de sua existência, inúmeros obstáculos surjam para desestimular sua fé, não desanime. Use esse desafio para alimentar a sua esperança e se tornar um pedacinho a mais da ponte que levará ao seu objetivo. Assim, vai ser fácil chegar lá!
Shows da semana
19 janeiro 2010 Postado por JORNAL CULTURA VIVA por Edson Soares às 23:57 | Marcadores: ShowO CLAMOR DE BRASÍLIA
17 janeiro 2010 Postado por JORNAL CULTURA VIVA por Edson Soares às 12:46 | Marcadores: Edson SoaresEm entrevista ao “Cultura Viva” (www.jornalculturaviva.blogspot.com) no dia 05 de janeiro, o jornalista Sólon Beethoven, 42 anos, deixou bem claro que considera “péssima” a política em Brasília. Segundo ele, é uma organização falida e deveria ser igual no Japão ou na China, pagar pelos erros cometidos e foi taxativo: “Roubou, vai preso, devolve o que foi roubado e, dependendo do caso do crime, é até executado”. Apresentador do Programa de Brasília, exibido pela CNT aos domingos, às 14h, sempre destaca nas exibições que “existe vida em Brasília após a política” e vai contra as más administrações de certos parlamentares.
Assim como o jornalista, a maior parte da população anda insatisfeita. Aliás, nesse início de ano vale a reflexão: quem decidiremos governar o país. Brasília, que este ano comemora 50 anos, tem muito que comemorar: belas imagens arquitetônicas, um povo hospitaleiro e, mais, Oscar Niemayer, quem projetou os símbolos políticos da Capital Federal, esbanja vida e saúde aos 102 anos e pode contemplar tudo, o tempo passar e o pior, o que fazem com o coração do Brasil. Um apena!
Óbvio, em todo cesto de frutas quando existem algumas danificadas, não se pode esquecer que ainda prevalecem aquelas aproveitáveis. Isso prova que também na política nacional ainda permanecem muitos governantes “do bem”, gente que se dedica ao ofício com presteza, desprendimento e com desejo ardente de matar a sede dos que clamam por “água”. Esses sim valem a pena continuar. Com certeza, mostram que podem fazer muito mais se forem acreditados. Bons líderes mostram serviço, atuam com transparência e participação efetiva do povo. Sem sombra de dúvidas.
Por fim, 2010 é um ano de decisões, busca de soluções. Em pleno Século XXI não dá mais para sermos enganados, passados para trás. Exigimos respeito. E, como destaca no Programa de Brasília, Beethoven tem toda razão: “Ressalto solicitando aos brasileiros para que prestem atenção nas eleições deste ano para que mandem, ou tentem ao menos, mandar políticos para a capital do país, mais éticos”.
Esta é a fala de um brasiliense que se envergonha do que fazem em seu habitat. Que diremos nós, restante do país que sofre constantemente com os raios que vem de lá? Pobre Brasil. Mas, ainda tem jeito, basta usarmos nossa arma (nosso voto) na direção certa. Portanto, vale a análise antes de irmos às urnas.
O BAÚ E O COFRE
15 janeiro 2010 Postado por JORNAL CULTURA VIVA por Edson Soares às 23:10 | Marcadores: Edson SoaresTem gente que guarda seus problemas dentro de um baú todo empoeirado. Lá ficam seus maiores segredos envelhecendo com o tempo. Nesse móvel se guardam as coisas mais desprezíveis, que na verdade não servem para nada. Já está na hora de trocar o utensílio por um cofre moderno, que abre e fecha com código digitado num controle-remoto. Se parar e pensar, vai perceber que no cofre ficam objetos de valor, como jóias, diamantes e barras de ouro, além de dólares, euros, reais, ... Será que é tão difícil perceber que o tempo passou e baú é coisa do passado? O negócio hoje é cofre. Da mesma forma, muita gente faz do seu coração um baú velho, sujo, coberto com teias de aranhas, remoendo mágoas e acontecimentos infelizes de outras épocas. O bom mesmo é fazer uma “faxina” na alma, vasculhar canto por canto, se arrepender, perdoar e jogar no lixo aquilo que tem feito sofrer amargamente ao longo dos anos. A vida já passa tão rápido, para que fazer questão de situações tão diminutas? Pegar esse baú e substituir por um cofre, deve ser uma atitude imediata. Guardar nele somente coisas novas, que façam bem à alma e contagie todos ao redor. O mundo está precisando disso: pessoas que vivam a partir de sentimentos de um novo coração, movido pela bondade, simplicidade e sinceridade. Assim vale a pena viver!
'I look to you' - Whitney Houston
Postado por JORNAL CULTURA VIVA por Edson Soares às 00:16 | Marcadores: MúsicaI Look To You (tradução)
[Eu olho para você]
Ao me deitar
O céu me ouve agora
Estou perdida sem uma causa
Depois de me dar por inteira
As tempestades de Inverno vieram
E escureceram meu sol
Depois de tudo que passei
A quem posso me voltar?
Eu olho para você
Eu olho para você
Depois que toda a minha força se foi
Em você posso ser forte
Eu olho para você
Eu olho para você
E quando as melodias se foram
Em você ouço uma canção, eu olho você
Depois que perco a minha respiração
Não há mais porque lutar
Não há mais pensamentos de se reerguer
Procurando por aquela porta aberta
E cada caminho que tomei
Levou-me ao desgosto
E não sei se irei fazer
Nada a fazer senão levantar a minha cabeça
Eu olho para você
Eu olho para você
Depois que toda a minha força se foi
Em você posso ser forte
Eu olho para você
Eu olho para você
E quando as melodias se foram
Em você ouço uma canção
Eu olho para você
O meu amor foi todo destruído (oh Senhor)
As minhas paredes caíram sobre mim
Caindo sobre mim (a chuva está caindo)
A chuva está caindo
A derrota está chamando (me liberte)
Preciso de você para me libertar
Leve-me para longe da batalha
Preciso de você para brilhar sobre mim
Eu olho para você
Eu olho para você
Depois que toda a minha força se foi
Em você posso ser forte
Eu olho para você
Eu olho para você
E quando as melodias se foram
Em você ouço uma canção
Eu olho para você
Eu olho para você
Eu olho para você...
***Esta música é tema da novela "Viver a vida", exibida pela Rede Globo
Fonte: http://vagalume.uol.com.br/whitney-houston/i-look-to-you-traducao.html
Foto: Internet
QUEM DESOBEDECE...
14 janeiro 2010 Postado por JORNAL CULTURA VIVA por Edson Soares às 19:27 | Marcadores: Edson SoaresObedecer aos pais é obrigação dos filhos. O caminho da rebeldia tem seu fim num beco escuro e turbulento. A adolescência é a fase onde a desobediência mais quer encontrar espaço. O mundo se abre. Tudo é colorido e parece permissível. Surgem novas amizades que influenciam e mostram caminhos até então desconhecidos. Saem e quando voltam para casa parecem outros seres, repletos de gírias, gestos e comportamento formado pelo mundo, contrário aos ensinamentos pátrios. Ouvir conselhos, só se for dos amigos. Ouvir pai e mãe é coisa do passado, hoje isso é “careta”. Seguem o que dá na “telha” ou o que a “galera” indica. Tudo é festa, curtir a vida não tem limites, não tem horário. Respeito? Isso é papo dos adultos. Adolescente não tem fronteira, percorre um caminho reto, sem curvas nem obstáculos. Por não dar ouvido aos pais, muitos já sofreram acidentes, perderam documentos, empregos, amigos e até a vida. Quantos homens e mulheres já enfrentaram tamanhas dificuldades para sustentar os filhos, oferecendo casa, comida, roupa, escola, educação e dignidade, que é tesouro que pertence a poucos. Valorizar e honrar os pais por tudo que já fizeram e fazem é dever de todos os filhos. Não importa a idade, serão sempre frutos do casal. Mesmo que sejam órfãos, a memória deve ser preservada. Pode reparar, quem segue as orientações dos pais, sua vida desenvolve e floresce. Agora, quem desobedece... padece.
BATUQUE PRA LÁ DE BOM E MUITO ALÉM DA COZINHA
Postado por JORNAL CULTURA VIVA por Edson Soares às 19:11 | Marcadores: MúsicaApadrinhado por Martinho da Vila (que batizou a banda com o nome de um dos seus maiores hits, canção composta por João da Baiana ) e um dos mais conceituados grupos de samba da atualidade, o "Batuque na Cozinha" prepara-se para lançar o primeiro DVD (e segundo CD), ainda neste semestre. O "Batuque na Cozinha Ao Vivo" trará participações especiais de Ana Costa, Leila Pinheiro, Luiz Melodia e Wilson das Neves.
Mas enquanto aguarda a finalização do novo trabalho discográfico, a turma segue curtindo o sucesso com uma agenda pra bambambã nenhum botar defeito. Vejam que o "Batuque" invadiu a Lapa e está em todas! Agora, com o DVD, os meninos sonham ainda mais alto e querem levar seu samba, da melhor cepa e exaltado por críticos como João Pimentel ( O Globo) e Mauro Ferreira (O Dia); artistas como Martinho da Vila e Walter Alfaiate, e até pelo carnavalesco Milton Cunha, para todos os cantos do país.
Os depoimentos desses profissionais das letras e da música, as agendas, novidades, fotos de shows, e as mais variadas informações estão no site da rapaziada (www.grupobatuquenacozinha.com.br).
O "Batuque", que extrapolou a cozinha e ganhou terreiros, salões, e as ruas é formado por: Álvaro Lúcio (voz, violão), André "Pressão" Correa (voz, percussão), Dennis Santana (tantan), Dudu Oliveira (flauta), Junior Travassos (cavaquinho) e Paulo Roberto (voz e pandeiro).
Foto: Divulgação
Ator de 'Malhação' prestigia show de dupla sertaneja no Paraná
12 janeiro 2010 Postado por JORNAL CULTURA VIVA por Edson Soares às 23:40 | Marcadores: GenteO ator Daniel Dalcin, o "Alex" de "Malhação", esteve neste final de semana em Jandaia do Sul, no Paraná, prestigiando o show da dupla João Marcos & Ricardo.
Daniel Dalcin causou o maior alvoroço ao chegar na festa entre o publico feminino presente.
Escoltado por seguranças, ele curtiu o show, tirou fotos e destribuiu autógrafos.
Foto: ACMmidia
Roberto Bento se apresenta em 'Coti-di-ano' no Rio de Janeiro
Postado por JORNAL CULTURA VIVA por Edson Soares às 00:56 | Marcadores: TeatroO ator Roberto Bento convida a todos para assistirem seu espetáculo "Coti-di-ano" no Parque das Ruínas, em Santa Tereza (RJ), todas as sextas-feiras e sábados, às 19h. Muito humor e diversão para valer num espetáculo bem-montado. Vale a pena conferir!
Entrada franca.
Foto: Divulgação
Encontro de profissionais e leitores de Histórias em Quadrinhos em São Paulo
09 janeiro 2010 Postado por JORNAL CULTURA VIVA por Edson Soares às 09:51 | Marcadores: EventosSÓLON BEETHOVEN E PROGRAMA DE BRASÍLIA: UMA PARCERIA QUE DEU CERTO
05 janeiro 2010 Postado por JORNAL CULTURA VIVA por Edson Soares às 19:19 | Marcadores: Cultura, Especial, Gente, Televisão
Depois de dez anos de sucesso do “Programa de Brasília”, o jornalista Sólon Beethoven, 42 anos, analisa como “caminho natural” essa trajetória. Com vasta experiência no mercado da Comunicação, o brasiliense deu seus primeiros passos aos 14 anos e, por incrível que pareça, já produzindo um programa na TV Nacional (Radiobrás), hoje TV Brasil. “Lá a dança, teatro, cinema, artes plásticas, fotografia e música, se destacavam e logo passei a dirigí-lo também”, contou.
A realização do Programa de Brasília, segundo ele, “foi natural”. “Nunca foi complicado. Ao contrario, muito interessante e importante. Acho que nós estamos contribuindo com a cultura de Brasília e podendo apresentá-la para todo Brasil”.
Um profissional inteligente e de muitas habilidades, Beethoven deu entrevista exclusiva ao “Cultura Viva” direto de Brasília e a gente agradece o carinho e deseja mais ainda sucesso na carreira!
O “Programa de Brasília” vai ao ar pela CNT todos os domingos, às 14h e vale a pena conferir! A opção televisiva mostra o lado cultural e de entretenimento da Capital Federal.
Confira o bate-papo:
CULTURA VIVA: Como brasiliense, você acredita que Brasília é um exemplo de organização política e urbana para o país ou deixa a desejar? Que crítica faria a essa questão?
SÓLON BEETHOVEN: Deixa a desejar não. É péssima a política em Brasília. Em minha opinião, é uma organização falida e deveria ser igual no Japão ou na China. Roubou, vai preso, devolve o que foi roubado e, dependendo do caso do crime, é até executado. Aliás, eu sempre destaco no Programa de Brasília que existe vida em Brasília após a política e ressalto solicitando aos brasileiros para que prestem atenção nas eleições deste ano para que mandem, ou tentem ao menos, mandar políticos para a capital do país, mais éticos. Detesto falar de política no Programa. Temos 200 mil assuntos mais interessantes do que falar e absorver uma carga tão negativa.
C.V.: Como surgiu a idéia do programa? Já teve outros formatos?
S.B.: Surgiu como disse anteriormente. Natural. A idéia de se colocar também o primeiro programa produzido e realizado em Brasília, também foi natural. Assim como foi a música de Brasília. Legião Urbana, Plebe Rude, Capital Inicial, Escola de Escândalos, Detrito Federal, XXX, Arte no Escuro e mais umas centenas! E o formato sempre foi assim e mudando algumas coisinhas aqui ou ali.
C.V.:Você tem o patrocínio da Infraero para exibir o programa na TV. Foi difícil o contato? Houve alguma resistência? A companhia faz exigências ao ponto de alterar sua pauta?
S.B.: O patrocínio é o resultado do trabalho do Programa, da emissora e de sua qualidade. Nós costumamos dizer que para realização de um bom produto tem que existir um tripé: bons equipamentos, bons investimentos e bons talentos. Este é começo para você ter resultado e dar resultado. Em relação à pauta, a única que se manifesta e de uma forma muito precisa e profissional, é a CNT.
C.V.: Como um produto da Capital Federal, o Programa de Brasília é bem diversificado, tem cultura, entretenimento, entrevista com artistas, enfim, além de exibir as belezas históricas do local. É difícil fazer um programa assim? Já sofreu alguma restrição ou crítica pela maneira como conduz sua idéia?
S.B.: De forma alguma há dificuldades em gravar ou produzir o Programa de Brasília. Principalmente agora que estamos gravando além de Brasília, em todo Brasil. Só há elogios da crítica. Acho que nós estamos tentando mostrar Brasília à capital dos brasileiros! A cidade! Não a política ou políticos.
C.V.: Quais são as novidades do programa para esse novo ano? Já pode adiantar alguma coisa?
S.B.: Posso sim. Que vai ser muito divertido e com muitas novidades.
C.V.: Que mensagem você deixa a todos os brasileiros nesse início de ano?
S.B.: Que acreditem que nós somos capazes, que temos a força dentro de cada um. O pensamento positivo e a dedicação no seu sonho tornam-se realidade quando existe o amor. Lembre-se que somente no dicionário o Sucesso vem antes do Trabalho. Muita saúde, paz e sucesso. Que este ano de 2010 seja nota 10 para todos nós brasileiros, e toda a humanidade.
C.V.: Deseja comentar mais alguma coisa sobre seu programa? Fique a vontade.
S.B.: Estamos à disposição de todos os brasileiros, e quero agradecer a você, Edson, e desejar-lhe muito sucesso, ressaltando que pessoas assim, com essa energia é que gostaríamos de contar no Programa de Brasília.
Foto: Imagem extraída do
http://www.cnt.com.br/index.php/programas/variedades/programa-de-brasilia.html
PASSADO QUE SE FOI
01 janeiro 2010 Postado por JORNAL CULTURA VIVA por Edson Soares às 12:33 | Marcadores: Edson SoaresMais um ano entra para a história das nossas vidas... 2009. No apagar de suas luzes, ontem às 23h59m, 365 páginas compuseram um capítulo incrível de nossa vivência nesse Planeta Azul. Em arquivo ficaram as dores, o choro, sofrimentos, decepções, ganhos, conquistas e perdas irreparáveis; aquilo que parecia um sonho, mostrou-se a realidade e tudo se desfez como um Castelo de Areia. "Passado que se foi". Porém, muitos momentos bons também marcam essa trajetória, como a chegada de pessoas novas, conclusão de causas que se arrastavam há anos e, só pelo fato, de rompermos o ano e já estarmos hoje numa nova fase, prova que somos vencedores e continuamos aqui para viver o melhor, conquistar nossos desejos, banir as necessidades, enfim, tentar reparar os erros e valorizar mais o perdão, o amor e a aceitação. Só assim o novo trajeto terá muito mais bom êxito.
Nessa nova trilha... 2010... Muitas são as expectativas de um ano "Nota 10!", onde tudo pode dar certo para todo mundo. Mas, é necessário manter a consciência de que, para se ter um resultado feliz, existem as barreiras, os contratempos e os desafios que movem as circunstâncias para um final pleno de alegrias em cada episódio a ser vivido de hoje, dia 1º de janeiro, até o dia 31 de dezembro.
Com a força e o sustento de Deus, valorizando o ar que respiramos e agradecendo mais do que pedindo, alcançaremos altos patamares e, a cada noite, antes de deitarmos para descansar, ergueremos o estandarte de vitória concernente aquele dia.
Que mantenhamos essa fé e prossigamos, juntos, rumo à realização dos nossos sonhos porque ninguém ainda pode tirar esse direito que temos, o de sonhar mais e mais.
Sejamos bem-vindos a 2010!!!