Ricardo Diniz esbanja emoção numa carreira que evolui a cada dia

30 junho 2021 |

 



O dono da voz esbanja emoção. O romance é seu sobrenome. E, com ele, cantar o amor é muito fácil. Mas, é claro que esse artista só poderia se chamar Ricardo Diniz. Integrante de uma das bandas mais conhecidas do país, a Celebrare, ele vem ganhando espaço a cada ano e, em paralelo, segue sua carreira solo de, onde, teve um encontro artístico maravilhoso com a cantora Lais Alfradique, de Araruama (RJ), com quem o mestre da voz tem dividido o palco em lives marcantes, que vem agradando o público em cheio.

 

Em entrevista ao CULTURA VIVA, Diniz fala sobre sua carreira e preferências no ramo musical.

 

Acompanhe esse bate papo que está encantador! 

 

CULTURA VIVA: Como define o dom da música em sua vida?

RICARDO DINIZ: Muita sorte de ter um pai que foi baterista, um irmão baterista e, principalmente, a Deus, que me ajudou muito com o dom.

 

C.V.: Além de cantar, quais os instrumentos que toca e qual deles mais te realiza como profissional?

R.D.: A Guitarra e o violão.

 

C.V.: E como foi seu início na Banda Celebrare?

R.D.: Rolava um teste para ser cantor da banda, mas eu não sabia. Fui chamado através do escritório deles e, quando cheguei lá, todos já tinham sido ouvidos. Daí, eu fui o último a fazer; eles gostaram e não parei mais. Já são 19 anos!


 

C.V.: Do início da pandemia do coronavírus para cá, como tem sido enfrentar esse momento para uma Banda tão cotada como a Celebrare?

R.D.: Muito difícil. Tentamos nos ocupar, cada um no seu universo musical. Gravei muitas músicas com amigos do meio, fiz um bocado de “lives” e também fiz produção de algumas delas.

 

 

 C.V.: Consegue vislumbrar um futuro melhor para o mercado musical pós-pandemia?  

R.D.: Olha, vai depender de um olhar mais carinhoso com a Cultura, principalmente com a música. Mas, vejo, no futuro, uma crescida grande no mercado por conta de tantas e tantas festas e eventos que estão esperando para serem realizadas. 


 

 

C.V.: Enquanto cantor solo cantar o romance tem tudo a ver com seu perfil. Mas, você é aquele romântico à moda antiga?

R.D.: (risos) Faz parte de um lado meu mesmo, mais forte por influências de cantores do jazz clássico, como Frank Sinatra, Michael Bublé. Etc. Isso tem sim um certo romance no timbre e no jeito de cantar.

 

 

C.V.: E a parceria com a cantora Lais Alfradique, da Região dos Lagos, como define?

R.D.: Foi um encontro da vida mesmo. Conheci a Lais e o marido, que é produtor (Alexandre Martins). São pessoas muito bacanas e que se aproximaram para fazer um som com amigos em comum. Daí, pintou a ideia de fazermos algo juntos. Foi muito legal mesmo! Esperamos fazer os shows presenciais e eventos também, se Deus quiser!


 

C.V.: As lives que vocês têm feito juntos transparecem muito bom gosto na produção e a sintonia musical entre ambos é evidente. Essa junção veio em boa hora?

R.D.: Muito em boa hora (risos)! Só gente da melhor qualidade e com bom gosto! Fizemos muita coisa legal e descobrimos essa sintonia também para fazermos um trabalho juntos.

 

 

C.V.: O que você prepara para o seu público ainda neste ano?

R.D.: Quero realizar um show (uma live), fazendo uma homenagem ao Djavan, e quero montar um show bacana com minha amiga Lais Alfradique! Vamos pensar em algo bem bacana para o público!


  

C.V.: Quais são suas redes sociais e contatos para shows?

R.D.: Facebook Ricardo Diniz e o Instagram @ricardodinizoficial.  

 

Fotos: Divulgação

 


'A Bíblia e o Marketing': conheça o livro de Clésio Guimarães

29 junho 2021 |

 

No livro do profeta Habacuque, capítulo 2, versículo 2, encontra-se a seguinte passagem: "Então o Senhor me respondeu. E disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo". Autor de 'A Bíblia e o Marketing — ação e comunicação' (Sophia Editora, 110 páginas, R$ 35), o escritor Clésio Guimarães questiona: "O que é isso senão um outdoor, forma de divulgação de mensagem em grandes painéis tão conhecida e utilizada nos dias atuais?". O lançamento será nesta quarta-feira (30/06), em live transmitida pelas páginas de Facebook da Sophia Editora e da Folha dos Lagos.  

 

A obra está disponível no site da Sophia: https://www.sophiaeditora.com.br/a-biblia-e-o-marketing-acao-e-comunicacao.

 

"O propósito é exatamente relacionar o Marketing com a Bíblia, mostrando que esta área de atividade, que é relativamente nova nos moldes como é concebida atualmente, já existia desde os tempos do Antigo Testamento", explica Clésio. "O propósito não é falar sobre Marketing Religioso, mas sim mostrar que a Bíblia condensa tudo que precisamos saber sobre ese assunto, podendo ela própria ser vista como um manual de Marketing", completa.


  
Escreve o jornalista Moacir Cabral, no prefácio:  "O autor diferencia-se pela cautela, zelo e fidelidade ao conteúdo e na meticulosa capacidade de análise, criando um saboroso roteiro de sabedoria. Com leveza e ternura, a obra surpreende a cada linha, a cada capítulo". 

 

'A Bíblia e o Marketing' vem na sequência de 'A Bíblia e as Finanças', que o escritor lançou em 2020 pela Sophia Editora. Clésio Guimarães é formado em Administração, com especialização em Marketing e Comunicação Empresarial. Foi professor durante 35 anos, como concursado do estado e em faculdades de Administração. Exerceu, durante dez anos, o cargo de secretário de Fazenda de Cabo Frio. É conselheiro  do CRA-RJ (Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro) e responsável pela Casa do Administrador na Região dos Lagos. Além disso, apresenta programa na Rádio Sudoeste-FM e é colunista da Folha dos Lagos. 

 

"A Bíblia, na verdade, é um manual de vida. Muitas pessoas colocam  a Bíblia como algo distante. Mas, se você ler de forma prática, vai ter resposta para várias situações do seu dia a dia", conclui Clésio Guimarães. 

 

Tanguá vai ganhar polo da Faetec

|

 


Em reunião com o presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), João Carrilho, e com o Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, o prefeito de Tanguá, Rodrigo Medeiros, recebeu a confirmação, hoje ( 29/06), da instalação de um polo da Faetec no município. Além da unidade, o prefeito garantiu, ainda, a oferta de cursos de graduação de engenharia de produção e biologia do Centro de Ciências e Educação Superior à Distância (Cederj), de Ensino Médio à distância do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) e o Pré-Vestibular Social (PVS).

O prefeito Rodrigo Medeiros agradeceu ao governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e a todos os envolvidos na parceria. Na próxima semana, será realizada uma visita técnica da Faetec ao prédio que a prefeitura cederá para a execução dos projetos.

“Hoje é um dia histórico para Tanguá e para as próximas gerações. A partir da qualificação e de outros projetos que já estão em curso, vamos conseguir transformar a realidade da nossa população. O Governo do Estado do Rio de Janeiro olha para a capital, mas olha também, com o mesmo carinho e atenção, para o nosso interior. A gente entende que gerar emprego, renda e desenvolvimento passa pela construção de conhecimento e é a isso que nos propomos”, disse Rodrigo Medeiros.

 

Durante o encontro, o Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, destacou também a importância da chegada da Faetec, Cederj, PVS e Ceja em Tanguá.

“O prefeito de Tanguá tem desenvolvido um trabalho excepcional voltado para o desenvolvimento econômico da sua cidade. Ele sempre apresenta pautas que a gente tem trabalhado em sinergia com os órgãos do Estado. Nós teremos uma unidade da Faetec em Tanguá e a partir dessa unidade introduziremos as demandas que têm sido trazidas pelo prefeito Rodrigo”, garantiu Dr. Serginho.

 

***Na Foto em destaque, da esquerda para a direita: Rodrigo Medeiros, prefeito de Tanguá, João Carrilho, presidente da FAETEC, Carlos Pereira, ex-prefeito de Tanguá e o secretário de Projetos Especiais, Dr. Serginho, Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

 

Foto: Divulgação

 


TV Rá Tim Bum conta com estreias infantis em julho

|

 


O canal infantil TV Rá Tim Bum, ligado à TV Cultura, terá novidades em julho. A partir deste sábado (3/7), a TV por assinatura conta com as novas atrações Rubra em Família e Criando Personagens. Além disso, neste mês, traz de volta o Cine Rá Tim Bum, com histórias sobre amizade, relação familiar, folclore, entre outros, durante os finais de semana.

A nova série interativa Rubra em Família, que reúne 10 episódios de 10 minutos cada, convida as famílias a instaurarem um campo criativo dentro de casa. Com uma série de tutoriais criativos, a atração exibe brincadeiras artísticas para reunir a família e desenvolver a inteligência criativa das crianças. O programa será exibido de segunda a sexta-feira, às 13h45 e 19h40, e aos sábados e domingos, a partir das 13h45.

Ainda na onda da criatividade, a série inédita Criando Personagens apresenta ideias simples e criativas para se criar personagens a partir de frutas, objetos, legumes, entre outras coisas que fazem parte da nossa casa e nosso dia-a-dia. A atração explora outras maneiras de se comunicar, como a do desenho. A exibição será exibida diariamente durante a programação.

A volta do Cine Rá Tim Bum será dedicada a curtas-metragens nacionais. Suas exibições serão aos sábados, a partir das 16h30, com reprise aos domingos no mesmo horário. A apresentação conta com títulos como Dona Cristina Perdeu a MemóriaMeu Melhor AmigoDisque Quilombo e mais.

 

Foto: Divulgação


Policlínica de Tanguá ganhará emergência pediátrica

|

 


A Policlínica Demerval Garcia de Freitas está recebendo adequações para inaugurar a nova ala destinada à emergência pediátrica.

O novo espaço está sendo construído na antiga área de espera, na parte externa da Policlínica Demerval Garcia de Freitas e as obras já se encontram em estágio avançado, devendo ser concluídas nas próximas semanas.

A emergência pediátrica receberá uma nova entrada, diminuindo o contato do público infantil com outros pacientes. O espaço contará, ainda, com 4 leitos, sendo dois berços e dois leitos para crianças maiores, sistema de oxigênio e banheiro próprio, além de uma saída de emergência para garantir celeridade em casos de remoção.


Para Roni Pelegrino, diretor da unidade, a construção desse espaço representa um ponto positivo para o atendimento pediátrico no município.

“Estamos realizando essa mudança para garantir um atendimento adequado, mais humanizado e acolhedor. Sabemos que há dificuldades, mas buscamos sempre melhorar o que é possível”, disse Roni.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Lopes, a ação tem como objetivo oferecer um atendimento eficiente.

“Com essa mudança, daremos mais um passo na melhora da qualidade do atendimento em Tanguá. Hoje já contamos com profissionais atendendo praticamente em todas ações todos os dias na Policlínica”, destacou o secretário.

 

Foto: Divulgação


I Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador chega ao fim em Cabo Frio

27 junho 2021 |

 


A I Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador chegou ao último dia de competições neste sábado (26), em Cabo Frio. O evento, que teve início na quinta-feira (24), levou mais de 180 animais de diversas cidades do Brasil para o Parque de Exposições, na Fazenda Campos Novos, em Tamoios.

 

Na exposição, cavalos e potros movimentaram o espaço de provas durante as avaliações, em requisitos competitivos como morfologia, marcha batida e marcha picada. O evento, que contou com apoio da Prefeitura de Cabo Frio, foi realizado pela Expresso Eventos e pela Associação de Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador do Estado do Rio.

 

Marcando presença neste sábado e se mostrando recuperado de uma cirurgia realizada no nariz, o prefeito José Bonifácio, junto do neto João, plantou algumas mudas de árvores na entrada da Fazenda Campos Novos e elogiou a organização da Expo, exaltando o novo momento vivido pelo produtor rural da cidade.

 

“Gostaria de parabenizar aos envolvidos de todas as Secretarias Municipais, e todos que ajudaram na realização deste evento maravilhoso. Estamos transformando este local em um grande centro de acontecimentos, que vai levar Cabo Frio a se mostrar como um grande realizador de eventos, principalmente visando a valorização do nosso produtor rural”, afirmou o prefeito de Cabo Frio.

 

A secretária de Agricultura e Pesca, Katyuscia Brito, enalteceu a realização da exposição e a volta da movimentação no Parque de Exposições, que marca um novo momento para a área rural e para o produtor agrícola do município.

 

“Cabo Frio durante muito tempo foi visto como um lugar somente de praias, mas não somos apenas isso. Temos uma área rural linda, que está voltando a florescer. A realização da Expo marca a importância de fomentarmos a economia da cidade, principalmente neste momento difícil que vivemos por conta da pandemia. Estamos muito felizes com essa realização e podem ter certeza que vem muito mais por aí”, disse Katyuscia.

 

 

ÚLTIMO DIA DE COMPETIÇÕES

 

 

Neste sábado (26), último dia de competições, a programação da Expo Mangalarga teve novas competições de morfologia, marcha batida e marcha picada para machos e fêmeas. Na parte da manhã, na categoria Marcha Picada Égua Adulta, Fonte Azul Ópera, de Araruama, foi a grande campeã. Na categoria de Marcha Batida Cavalo Castrado Jovem, Ator do Tira Teima, de Belo Oriente, Minas Gerais, foi o melhor avaliado pelos jurados.

 

Na grande final, que começou na parte da tarde, na categoria de Marcha Batida Cavalo Adulto, Dan do Perudá, de Sapucaia, Rio de Janeiro, foi o campeão. Na Marcha Picada Cavalo Adulto da Raça, Edu J.P.O., de Araruama, ficou com a primeira colocação. Na Marcha Picada Cavalo Adulto de Marcha, Radar Jasmim S.R.R., de Tijucas do Sul, Paraná, foi o melhor avaliado.

 

Entre as fêmeas, na categoria Égua de Raça Adulta de Marcha Batida, a égua Colina F1, de Nova Friburgo, foi a grande campeã. Na Marcha Picada, Jurista, de Araruama, foi a melhor avaliada pelos jurados. Na Raça Adulta de Marcha Picada, Fonte Azul Ópera, de Araruama, levou o primeiro lugar. Na Marcha Picada Adulto Fêmea, Dinastia Iúna, de Sapucaia, Rio de Janeiro, foi a campeã. O grande campeão na categoria Marcha Batida Cavalo Castrado Jovem, foi Z.C. Lápis LF Plataforma, vindo de Vila Velha, Espírito Santo.

 

 

FEIRA DO PRODUTOR RURAL

 

 

Neste domingo (27), desde às 9h da manhã, produtores de diversos cultivos, e artesãos locais, estão expondo seus trabalhos na edição especial da Feira do Produtor Rural, que teve início na última quinta-feira (24). Além do comércio agrícola, a feira conta também com tênis de mesa, feira de livros, gastronomia quilombola, comidas típicas, pescaria beneficente, feira de artesanato e venda de produtos com renda revertida para o canil municipal. Para as crianças, um espaço está reservado para o circuito de brincadeiras infantis.

 

Em uma tenda montada pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, os visitantes podem agendar uma visita à recém inaugurada Trilha Ecológica Sensorial, que é a primeira trilha acessível para pessoas com deficiência da Costa do Sol.

Para o acesso ao Parque de Exposições de Tamoios, que fica no complexo da Fazenda Campos Novos, é obrigatório o uso de máscara de proteção e respeitar os protocolos de segurança e prevenção à Covid-19.

 

Foto: Divulgação


Vendo um sítio próximo ao pedágio sentido ao município de Silva Jardim (RJ)

|

 



CLASSIFICADOS BLOG JORNAL CULTURA VIVA:


Vendo um sítio a 2km depois do pedágio, sentido Caxito (Silva Jardim, RJ), com 10.000 metros quadrados, às margens da BR 101. Valor: R$ 250.000,00.


Interessados enviar um e-mail para edonsinai@gmail.com, deixar o nome e o número de telefone, que o corretor de imóveis responsável pela propriedade entrará em contato.


Um pouco mais do sítio:



 


"Mais um ano se passou / E nem sequer ouvi falar seu nome / A lua e eu…". Esses são os primeiros versos de um dos maiores clássicos da MPB, "A Lua e Eu", famosos na voz de Cassiano, autor da canção. E é em tom de homenagem que o cantor e compositor Michael Sullivan, outro grande nome da música popular brasileira, lança pela primeira vez a faixa nas plataformas de música - ouça aqui . Com produção assinada por Lincoln Olivetti e como se a existência desta gravação já não fosse um presente o suficiente, seu lançamento chega ainda acompanhado de um lyric vídeo em preto e branco, com elegantes imagens de Sullivan em estúdio - assista aqui .

Sullivan reflete a respeito das motivações para lançar a faixa neste momento, mais de 20 anos após a gravação original. "Chega uma época em que nos damos conta de que tudo o que fazemos se transformará em lembrança um dia. É a maturidade. Para alcançá-la, é preciso justamente já ter lembranças. E isso faz com que cada hora das nossas vidas seja bela e que as músicas ecoem", conta o artista. "Eu e Cassiano sempre tivemos muito em comum: nordestinos, negros, pobres. Éramos perfeitos para os rótulos e nós fizemos de tudo para que isso não acontecesse. Olhando para trás, no ato daquela, nos sentimos vitoriosos diante dos preconceituosos. Essa gravação me diz muita coisa e volto a afirmar: o mínimo gesto que eu poderia fazer é deixar essa lembrança para o futuro. Por isso a minha homenagem ao mestre Cassiano", completa.

A nova versão de "A Lua e Eu" é capaz de transportar quem ouve para a era de ouro do soul, do blues e da black music no Brasil, um movimento capitaneado por nomes como Sullivan, Cassiano e Tim Maia, que teve seu auge entre as décadas de 60 e 70. "Todas as emoções que tive com Cassiano, e também com Tim Maia, balizaram minha música ao longo de toda a minha vida. Nesta faixa, em que convidei Cassiano a cantar comigo essa composição dele, podemos ouvir ao final sua assinatura, na qual ele diz: ‘essa é com carinho para o nosso povão’. Porque ele sempre me disse que admirava a minha leitura plural, como era a dele, e a forma como busquei servir ao meu povo por meio da minha musicalidade. Meu entendimento é que a cultura de um país é formada pelo povo. A arte como resistência é fundamental. Mas a minha arte é sobre existência", confidencia Sullivan ao trazer à tona recordações da época.

Questionado sobre a atual cena brasileira de soul e blues, o cantor e compositor se mostra antenado ao que está acontecendo e cita artistas da nova geração. "O cenário de hoje é propício, eu tenho escutado sonoridades, timbres e levadas incríveis. Estamos no tempo do som e seus experimentos. Tenho ouvido artistas completos como Delacruz, Liniker, Luccas Carlos. Vejo este tempo reunindo ingredientes perfeitos para casar com a melodia. Acho que esse encontro está vindo e será muito promissor para o blues e soul brasileiro. O que muito me toca é ver também artistas que não são necessariamente do gênero, mas trazem as influências ‘blacks’ para seus álbuns, expandindo e conquistando mais espaço. É um bom caminho!", conclui.

 

"A Lua e Eu" - Michael Sullivan e Cassiano

Lançamento Som Livre - 25 de junho/2021 (ontem)

 

Sobre a Som Livre

 

A gravadora brasileira Som Livre foi fundada pela Globo em 1969 para o lançamento e divulgação de trilhas sonoras de programas de TV. Com todas as transformações no mercado musical, a Som Livre se tornou uma gravadora de vanguarda, refletindo o gosto musical do brasileiro. Com sua capacidade única de entender e antecipar preferências, aspirações e comportamentos dos brasileiros, a Som Livre é uma gravadora de música digital totalmente integrada com um modelo comprovado para identificar, desenvolver e promover a música e os artistas que os fãs continuarão a abraçar nas próximas décadas. A Som Livre tem forte atuação em eventos ao vivo, sendo produtora de festivais no país por meio de diversas marcas, como Festeja e Samba D+. Ela também tem sua plataforma de distribuição de música, a Fluve, e operações adicionais em sua editora musical.

 

Acompanhe a Som Livre nas redes:

somlivre.com

instagram.com/somlivre

facebook.com/somlivre

twitter.com/somlivre

youtube.com/somlivre

linkedin.com/somlivre

 

Foto: Divulgação


 


A Secretaria de Serviços Públicos fez um cronograma de mutirões nos bairros para a próxima mês, com início na segunda-feira (28), no centro da cidade.

Nos mutirões vão ser recolhidos entulhos, coleta de galhos, capina, varrição e pintura.

 

Confira abaixo os dias e bairros que irão ocorrer o mutirão de limpeza:

 

- Centro- 28/06;

 

-Aldeia de Geribá, pista de skate e canto esquerdo- 05/07;

 

- Albatroz, Via alternativa em direção a Ferradura- 12/07;

 

- Vila Caranga e Portal da Ferradura- 19/07;

 

- Cilicos, Parque das Acácias até Trevo de Ceceu- Manguinhos - 26/07;

 

- Arpoador e Rua 22- 02/08;

 

Nos demais bairros da cidade, serão realizados em outras datas, a serem definidas pela secretaria.

 

Foto: Divulgação