Telma Tavares e Leandro Braga em 'Bossa Nova' fazem última apresentação no dia 30

29 março 2019 |



A temporada de TELMA TAVARES  e LEANDRO BRAGA no IPANEMA 159, com o show "BOSSA NOVA", chega à última apresentação, neste sábado, dia 30/3, com um convidado muito especial: o cantor e compositor MAURO MARCONDES.  Com repertório baseado nos clássicos da bossa e  em algumas canções famosas que ganharam arranjos adequados ao gênero musical,TELMA, LEANDRO e MAURO irão interpretar músicas de Tom Jobim, João Gilberto, Carlos Lyra, Marcos Valle. Os shows serão realizados a partir das 20h30m, e o couvert artístico, no valor de R$25,00, será pago em espécie e na entrada. . O Ipanema 159 fica situado à Rua Joana Angélica, 159 - fones reservas: 2513.3000/ 2267.1498. 

 "Telma Tavares e Leandro Braga - Bossa Nova" reúne a cantora e compositora ao pianista, maestro, compositor, arranjador e produtor (um dos instrumentistas mais premiados do país), artistas que já partilharam um show em homenagem a Tom Jobim. Os dois, que estiveram juntos em espetáculos e álbuns (Leandro tocou e fez  arranjos de dois  CDs gravados por Telma) já se conhecem desde os tempos em que  trabalhavam com Beth Carvalho. Quanto à participação de Mauro Marcondes, o artista  sempre privilegiou o estilo em suas composições e é um amante incondicional da Bossa e do Blues. 

TELMA TAVARES
  
A cantora e compositora, Telma Tavares, que acaba de lançar um  single que vai indo muito bem nas plataformas digitais (a música"Banda e Pandeiro", dela em parceria com Solange Boeke), resolveu  abraçar este novo projeto, intepretando standards da bossa nova, por  achar que o Rio de Janeiro anda muito carente do estilo musical tipicamente carioca. "- Na cidade aonde nasceu, raros são os locais e espetáculos dedicados ao gênero. E não são apenas os turistas estrangeiros que procuram pelos shows de bossa nova. Além disso, trata-se de um repertório precioso, com muitas canções que permanecem atualíssimas", diz a cantora.  

Telma Tavares trabalhou com Beth Carvalho e Hermeto Pascoal, dentre outros, gravou álbuns com participações de ícones como Alcione, Hermeto, Chico Buarque, Leci Brandão e Roque Ferreira; fez shows no Brasil e pelo Mercosul, cantou com Pablo Milanez e  Silvio Rodriguez, e para o Rei Hassan em  Marrocos. A artista também participou de musicais como "A história de João-Joana" (Carlos Drummond de Andrade/Sérgio Ricardo) e "Alabê de Jerusalém" (Altay Velloso). Telma também teve programas de rádio, como o "Brasil na Veia", pela rádio da ONG Viva Rio; e tem um título de "Cidadã Benemérita do RJ", pela Alerj, por serviços prestados na área de comunicação à comunidades carioca


LEANDRO BRAGA

Leandro Braga é detentor de vários prêmios Sharp, teve uma indicação para o Grammy Latino de Música (pelo álbum em homenagem à Dona Ivone Lara), e é discípulo de grandes mestres (o principal deles, Luiz Eça). Trabalhou com os maiores nomes de nossa canção, como Ney Matogrosso, Simone, Beth Carvalho, Chico Buarque, Caetano, Elba, Djavan, Emílio Santiago, Fafá de Belém, entre outros. Também participou de projetos musicais, como o "Tim de Música" e o Toca o bonde - Usina de gente"; escreveu trabalhos para orquestras como a "Sinfonica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro", "Petrobras  Sinfonica"," Sinfonica de Jazz de SP" e a Sinfonica de Dusseldorf, da Alemanha. É um exímio instrumentista mas, também, maestro, compositor, arranjador e produtor laureado.

TELMA TAVARES e LEANDRO BRAGA em "BOSSA NOVA"
IPANEMA 159 -  Convidado Especial -  MAURO MARCONDES
ÚLTIMA APRESENTAÇÃO: SÁBADO - DIA 30/3, às 20:30h

Rua Joana Angélica, 159 - IPanema
Fones: 2513 3000/2267.1498
Couvert: R$25,00 (pagos em espécie e na entrada)
Classificação: 18 anos

Foto: Internet

Filho de Janete Clair e Dias Gomes lança novo CD

|



Tendo acompanhado, até 1993, shows e gravações de artistas como Ivan Lins, Hermeto Pascoal, Lulu Santos e Heróis da Resistência, dentre outros, Alfredo Dias Gomes  – baterista   carioca – lança  novo CD, marcadamente jazzístico e brasileiro, na contramão do“JAM”, lançado no ano passado com pegada jazz rock

Pode-se afirmar, com absoluta certeza, que Alfredo Dias Gomes é, no mínimo, um músico realizado e (bastante!) inquieto. O filho baterista de Janete Clair e Dias Gomes alcança a marca de onze discos solos, lançando agora o CD “Solar”, gravado em seu próprio estúdio, na Lagoa, nas plataformas digitais - download e streaming no iTunes, Spotify, Napster e CD Baby – e em CD físico. Desta vez, o baterista carioca surpreende reunindo oito faixas autorais e inéditas, revelando-se um exímio compositor também nas harmonias mais brasileiras, regionais. Aliás, “Solar” é justamente o oposto do que Alfredo Dias Gomes apresentou em “Jam” - lançado no ano passado e muito bem recebido pelo público – um disco agressivo, com o característico volume do jazz rock. Importante ressaltar que, ainda em 2018, o baterista lançou, também nas plataformas digitais, o CD “Ecos”, um resgate de gravações realizadas em 2000.

Tendo iniciado sua carreira com Hermeto Pascoal, com quem gravou o icônico “Cérebro Magnético”, e, posteriormente, acompanhando e gravando com Sérgio Dias, Lulu Santos, Kid Abelha, dentre muitos outros, foi a partir de 1993, ao se desligar da banda de Ivan Lins, que o baterista decidiu se dedicar aos próprios projetos e realizar-se também enquanto compositor e entusiasmado virtuose das baquetas. O CD “Solar” não apenas ressalta tais motivações embrionárias, assim como revela um lado mais “brasileiro”: “quando comecei a compor esse novo trabalho, pensei numa proposta diferente: decidi tocar, além da bateria, os teclados e os baixos do disco, dando ênfase à forma como crio minhas composições. Adicionei somente um solista, meu grande amigo e super instrumentista Widor Santiago, no sax tenor, sax soprano e flauta. “Solar” é um disco autoral e nele misturo ritmos e melodias brasileiras com jazz e jazz-fusion”, afirma o músico.

A jornada começa com “Viajante”, composta em 1980 a pedido da própria mãe, Janete Clair: “minha mãe me pediu uma música para um personagem de uma novela - Coração Alado (1980/81), sobre um nordestino que vinha ganhar a vida no Rio de Janeiro, interpretado por Tarcísio Meira. Nessa época, eu tocava na banda do Hermeto Pascoal e estava ‘respirando’ música brasileira, então compus para a trilha sonora da novela o baião “Viajante”, gravado pelo Dominguinhos. Agora, gravado em versão instrumental inédita”, revela o baterista. Música que dá nome ao disco, “Solar” foi composta em 7/4, com pegada pesada de bateria e melodia abrasileirada. Já “Trilhando” traz o andamento rápido do Jazz, o característico “walking bass”. Em “Corais”, o baterista apresenta seu lado mais doce e suave, com uma balada de melodia bem brasileira. Em “Smoky”, um jazz climático traz a bateria participando da melodia, dobrando juntamente com o sax. Outro grande momento do disco, a faixa “El Toreador” – composta por Alfredo Dias Gomes em 1993 para a trilha sonora da peça teatral de mesmo nome, escrita por sua mãe – traz tinturas hibéricas, fortemente espanholada. Já “Alta Tensão” é fusion inédito, com clima tenso e destaque, no final, para a bateria bem solta e improvisada. De nome sugestivo, a última faixa “Finale” continua na atmosfera fusion, terminando com duo de bateria e sax em ritmo de samba.


ALFREDO DIAS GOMES

Nascido no Rio de Janeiro, em 1960, Alfredo Dias Gomes estreou profissionalmente na Música instrumental aos 18 anos, tocando na banda de Hermeto Pascoal. Gravou o disco "Cérebro Magnético" e tocou em inúmeros shows, com destaque para o II Festival de Jazz de São Paulo e o Rio Monterrey Festival.  Alfredo tocou e gravou com grandes nomes da música instrumental como Márcio Montarroyos, Ricardo Silveira, Torcuato Mariano, Arthur Maia, Nico Assumpção, Guilherme Dias Gomes, Luizão Maia, entre outros.  Na MPB e no Rock, tocou com Ivan Lins, participou do grupo Heróis da Resistência, tocou e gravou com Lulu Santos, Ritchie, Kid Abelha e Sergio Dias, entre outros.

Completam sua discografia os CDs ECOS (2018), JAM (2018), Tributo a Don Alias (2017), Pulse (2016), Looking Back (2015), Corona Borealis (2010), Groove (2005), Atmosfera (1996, com participações de Frank Gambale e Dominic Miller); Alfredo Dias Gomes (1991, com a participação especial de Ivan Lins) e o single Serviço Secreto, de 1985.

CD SOLAR – Alfredo Dias Gomes – Links para download ou streaming


FICHA TÉCNICA

Alfredo Dias Gomes
Bateria, Teclados e composições

Widor Santiago
Sax tenor, sax soprano e flauta

Gravado e mixado por
Thiago Kropf no ADG STUDIO

Masterizado por
Alex Gordon no ABBEY ROAD STUDIOS 

Produzido por
Alfredo Dias Gomes

Programação Visual
Rec Design 

Foto: Divulgação

Espetáculo de improviso 'Não Tem Xícara' reestreia no Teatro Folha dia 05 de abril

22 março 2019 |



Cada sessão promete um espetáculo diferente a partir de estímulos dados pela platéia 

O espetáculo de improviso “Não Tem Xícara”, com direção de Ian Soffredini, reestreia no Teatro Folha dia 05 de abril e fará temporada durante todo o mês em sessões às 21h30. Com humor inteligente e ágil, o grupo de improvisadores promete fazer de cada sessão uma experiência única, através de espetáculos completamente diferentes, guiados a partir dos estímulos dados pela plateia. Todas as sessões contam com a presença de um improvisador convidado.

A ideia a ser desenvolvida em cada sessão parte de uma palavra qualquer dita por alguém da plateia. Esta palavra vai inspirar a criação de um monólogo que poderá ser realizado por um dos atores do elenco ou por um artista convidado. O ator usará todas suas referências pessoais relacionadas à palavra para desenvolver o monólogo. “Enquanto isso todos os outros atores observam e começam a se preparar para dar continuidade ao espetáculo”, explica o diretor Ian Soffredini, que também atua no espetáculo.

Os atores Cíntia Portella, Gui Neves, Maíra De Grandi, Rodrigo Arijon, Wesley Amorim e Ian Soffredini desenvolvem a técnica de improviso chamada de ‘long-form’, que resulta num espetáculo desenvolvido em torno de um mesmo tema. “A gente não ensaia. Não existe um roteiro a ser seguido e ensaiado. Fazemos encontros para exercitar a técnica”, explica a atriz Maíra De Grandi.
Os encontros na fase de preparação desenvolvem a criatividade dos atores, bem como o estado de prontidão para reagir em cena nas situações mais inusitadas. Para um grupo conseguir improvisar e desenvolver a ideia na frente da plateia é preciso uma afinada sintonia criativa. “No elenco há uma diversidade de referências artísticas e tipos de humor. Por isso os encontros possibilitam trocas de experiências que se mostram no resultado final”, explica Ian.

Webserie – “Não Tem Xícara” estreou em 2017 e as sessões da primeira temporada foram adaptadas para a internet, em formato de webserie. O resultado do trabalho pode ser visto no canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCIY2AyrYKsdpgGvEo7fiIGg

FICHA TÉCNICA

Direção geral - Ian Soffredini
Elenco – Cíntia Portella, Gui Neves, Ian Soffredini, Maíra De Grandi, Rodrigo Arijon e Wesley Amorim
Cenografia – Jhonny Braz e Ana Caramelo
Figurinos – Maíra De Grandi
Fotos para divulgação - Sassá Tamashiro
Produção/Cia. Não Tem Xícara –Maíra De Grandi e Ian Soffredini

“NÃO TEM XÍCARA”
Estreia: 05 de abril
Temporada: 26 de abril
Apresentações: sexta-feira, 21h30
Ingresso:  R$50,00 (setor 1) e R$40,00 (setor 2)*

*Valores referentes aos ingressos inteiros na plateia e mezanino. Meia-entrada disponível em todas as sessões de acordo com a legislação.

Duração: 60 minutos
Classificação etária: 12 anos 

TEATRO FOLHA

Shopping Pátio Higienópolis - Av. Higienópolis, 618 / Terraço / tel.: (11) 3823-2323 - Televendas: (11) / 3823 2423 / 3823 2737 / 3823 2323. Vendas on line: www.teatrofolha.com.br

Vendas por telefone e no site do teatro / Capacidade: 305 lugares / Não aceita cheques / Aceita os cartões de crédito: todos da Mastercard, Redecard, Visa, Visa Electron e Amex / Estudantes e pessoas com 60 anos ou mais têm os descontos legais / Clube Folha 50% desconto. Horário de funcionamento da bilheteria: terça a quinta-feira, das 15h às 21h;sexta-feira, das 15h às 21h30; sábado, das 12h às 22h30; domingo, das 12h às 20h / Acesso para cadeirantes / Ar-condicionado / Estacionamento do Shopping: R$ 14,00 (primeiras duas horas) / Venda de espetáculos para grupos e escolas: (11) 3661-5896, (11) 97628-4993 / Patrocínio do Teatro Folha: Folha de S.Paulo, Consigaz, Owens-llinois, EMS, Bain & Company, Grupo Pro Security, Previsul, Brasforma, NR Acampamentos, Nova Chevrolet.

SOBRE A CONTEÚDO TEATRAL

O grupo empresarial paulista Conteúdo Teatral atua há mais de quinze anos em duas vertentes: gestão de salas de espaços e produção de espetáculos. Como gestora é responsável pela operação do Teatro Folha, no Shopping Pátio Higienópolis, com direção artística e comercial de Isser Korik, programando espetáculos para temporada em regime de coprodução. No período de atuação a empresa soma mais de 2 milhões de espectadores.

Como produtora de espetáculos, viabilizou dezenas de peças, como “Gata Borralheira”, “O Grande Inimigo”, “Os Saltimbancos”, A Pequena Sereia”, Grandes Pequeninos”,  “Branca de Neve e os Sete Anões”, “A Cigarra e a Formiga”, “Cinderela” e “Chapeuzinho Vermelho” para as crianças. Para os adultos foram realizadas, entre outras montagens, “A Minha Primeira Vez”, “Os Sete Gatinhos”, “O Estrangeiro”, Senhoras e Senhores”, “O Dia que Raptaram o Papa”, “E o Vento Não Levou”, “Equus” a trilogia “Enquanto Isso...”, além de projetos de humor – como “Nunca Se Sábado...” e “IMPROVISORAMA” – Festival Nacional de Improvisação Teatral. Em parceria com Moeller e Botelho produziu os Musicais “Um Violinista no Telhado”, “Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos”, “Nine – Um Musical Felliniano” e “Beatles num Céu de Diamantes”.

Foto: Sassá Tamashiro


Comédia 'Coração Safado', no Teatro Santo Agostinho, prorrogada até 27 de abril

20 março 2019 |



Com texto de Ronaldo Ciambroni e direção de Kaká de Lyma, Coração Safado  é uma comédia de situação que entrelaça os personagens a partir de um transplante cardíaco. Depois de grande sucesso em 2018, volta em cartaz, todos os sábados, às 21 horas, no Teatro Santo Agostinho, até dia 27 de abril de 2019.
Após sofrer infarto, Safira recebe a doação do coração de Danilo, um conquistador barato, que morreu de congestão com a amante na cama de um motel.
A partir daí, tem início uma série de situações e fatos inusitados e hilários entre os personagens (doador, transplantado, esposa e amante) e a confusão estará armada!
Serão 80 minutos de diversão garantida!
Elenco: Kaká de Lyma, Kátia Roberta, Rogério Moretto, Kamila Bielawski e Allê Santy.

Espetáculo “Coração Safado”
Teatro Santo Agostinho
Rua Apeninos, 118 – Liberdade – 11.  3209-4858
Duração: 80 minutos 
Capacidade: 690 pessoas
Sábados 21:00hs
R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia).
Estacionamento conveniado na Rua Apeninos, 191 – R$20,00.
Temporada: até 27 de abril 2019.
Sites de venda:
Classificação: 12 anos.
Foto: Divulgação

Vicentini Gomez em tournée com seu novo espetáculo

13 março 2019 |



“Palhaçoando” é o novo espetáculo do ator, clown e mímico Vicentini Gomez que está em tournée pelo Brasil, com apresentações em Colégios e Clubes.

Com mais de quarenta anos de uma bem sucedida carreira na televisão, no teatro e no cinema, Vicentini preparou um mix de cenas de seus melhores espetáculos com o Palhaço Chico Picadeiro-sem a sua tradicional máscara-e compilou nesta peça uma sequencia de esquetes com números de mímica e clown, numa linguagem simples e acessível, onde o riso é o principal remédio.   A garotada ri com gosto, dá palpites, gritos espontâneos e se regala com as peripécias do espetáculo, ora aplaudindo, ora participando, ora torcendo pelo palhaço em seus números.


Um espetáculo para ser apresentado em Escolas e Clubes. No palco do auditório, no pátio, coberto na quadra de esportes ou onde tiver um espaço coberto possível para a realização do espetáculo.

No Palco, só o Vicentini e a sua simpatia, o seu humor facial e corporal, a sua capacidade de “contar” uma estória com toda sorte de incidentes e “acidentes”, fazendo-se entender por um público infantil atento e curioso por“decodificar” as mensagens  mudas, em meio a um silêncio pontilhado de risadas e exclamações infantis, comentou certa vez a crítica da Folha de São Paulo Tatiana Belinky.


Atualmente, Vicentini Gomez está na reprise da novela “Cúmplices de um Resgate”, no SBT, onde representa o Italiano “Giuseppe”.

Mais informações no Blog do espetáculo:


Fotos: Divulgação