João Baptista Vargens e sua relação com o Carnaval

31 janeiro 2023 |

 


Ele inspira Carnaval e faz, dessa festa, um espaço de alegria verdadeira, coletivamente. Une pessoas afins e exala inspiração o tempo todo. Sapiente, mas um homem simples e gentil. Esse é o Professor Titular da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJe escritor, João Baptista Vargens.

 

Morador do município de Rio Bonito e mestre, principalmente em matéria de Carnaval, concedeu entrevista exclusiva ao CULTURA VIVA hoje e fala, com propriedade, sobre o assunto.

 

Acompanhe!

 

 

CULTURA VIVA: Como o senhor analisa o Carnaval?

JOÃO BAPTISTA VARGENS: Vejo o carnaval como uma festa de congraçamento, em que as pessoas vivem, por um momento, um mundo utópico, cada um, a seu modo, dentro de suas possibilidades, faz a catarse, oxigenando o cotidiano áspero.

 

C.V.: Desde quando participa dessa festa? 

J.B.V.: Participo do Carnaval "profundo" desde 1967, quando me aproximei de compositores da Portela e, hoje, tenho a grata satisfação e a imensa honra de fazer parte do carro da Velha Guarda Show no desfile. Creio que tenha sido convidado não somente por viver o dia a dia da Escola, como, também, por ter relatado parte de sua história, agora centenária, em livros, tais como: "Candeia, luz da inspiração"; "Monarco, a dignidade do samba"; "Casquinha da Portela, andanças e festanças"; "A Velha Guarda da Portela", este em parceria com Carlos Monte, pai da cantora e compositora portelense Marisa Monte. Agora, no prelo, tenho "A casa da dona Neném", viúva do grande Manacéa.

  

C.V.: Pode nos contar uma experiência vivida no Carnaval?

J.B.V.: No Carnaval, vivi, também, a experiência de, a convite do Professor Darcy Ribeiro, à época Vice-Governador do Estado, participar, durante os quatro primeiros anos do "Sambódromo", de 1984 a 1987, do corpo de jurados do desfile do grupo especial.  Sem dúvida, foi uma experiência ímpar, porém é muito difícil avaliar, quantificar, cotejar a beleza, principalmente quando se tem amigos participando da competição em várias escolas.  Desse modo, prefiro assistir ao espetáculo, sem maior compromisso do que usufruir do momento mágico.

 

C.V.: O senhor também já compôs enredo com o Monarco, não foi?

J.B.V.: Em 1986, escrevi com o Monarco o enredo "Candeia, luz da Inspiração" - título de um de meus livros - para a Unidos do Jacarezinho.  Na oportunidade a Escola foi campeã e galgou o acesso ao grupo especial. Nesse campo de atuação permaneço invicto, pois não mais me aventurei a repetir a dose.  A tarefa requer dedicação integral e não disponho desse tempo. 

 

C.V.: O senhor já trouxe uma parte dos integrantes da Portela para animar o Carnaval Riobonitense. Como foi a experiência?

J.B.V.: Estive em Rio Bonito com um grupo da Portela, creio, em 1977 ou 1978.  O desfile foi da rodoviária ao Hotel Ximenes, onde havia um badalado bar, ponto de encontro da juventude local. 

 

C.V.: Nos Anos 80 o Carnaval era forte em Rio Bonito e algumas escolas de samba locais desfilavam. Que recordação maior o senhor tem daquela época?

J.B.V.: Em Rio Bonito havia três escolas de samba: Canarinhos da Bela Vista, Serrano e Cruzeiro.  As escolas da cidade ganhavam, ou compravam, fantasias de anos anteriores de escolas do Rio.  Certa vez, eu, o Casquinha e o Manacéa fizemos o samba da Canarinhos e um compositor local assinou a composição.  Para nossa alegria, a escola da Bela Vista foi a campeã. 


***Alguns momentos do Professor e escritor João Baptista Vargens com diversas personalidades da literatura e do samba:







 

Fotos: Arquivo pessoal de João Baptista Vargens


 


Estão abertas as inscrições para a “II Oficina de Zeladoria de Patrimônio Cultural”, uma iniciativa da Prefeitura de Cabo Frio, por meio do Instituto Municipal do Patrimônio Cultural (Imupac), em parceria com o Estúdio Sarasá. O período de inscrição vai de 30 de janeiro a 3 de fevereiro. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail: imupac@cabofrio.rj.gov.br.

 

A oficina vai acontecer no dia 6 de fevereiro, em dois momentos, das 8h30 às 12h, no auditório da Prefeitura, e das 13h30 às 18h, no corredor lateral da Casa de Cultura José de Dome, o Charitas. A coordenação dos trabalhos será de Antônio Luís Ramos Sarasá, diretor do Estúdio Sarasá, empresa especializada em conservação e restauração do Patrimônio Histórico Cultural, atuante nas áreas de consultoria, projetos, intervenções de conservação e restauro, zeladoria e pesquisa e responsável pela restauração e obras emergenciais do próprio Charitas e também pelo restauro do Palácio das Águias.

 

A proposta, segundo Antônio Sarasá, é construir a paleta de cores do Charitas, durante a oficina, buscando os tons utilizados nas épocas em que o prédio foi construído.

 

“Essa será uma oficina voltada para as pessoas apaixonadas pelo patrimônio cultural brasileiro. Vamos abordar a pintura a cal, quais as colorações a partir de pigmentos, construindo a paleta de cores que vão dar o tom das paredes, portas e janelas do prédio. Além disso, vamos montar um catálogo com todas as cores, com a formulação de cada uma”, explica Sarasá.

 

Os temas abordados na oficina serão: "O olhar e a prática da Zeladoria"; "Contexto histórico-cultural acerca das técnicas e dos materiais"; "Experimentos com os pigmentos e a Cal: a construção da paleta de Cabo Frio"; "O Charitas e suas cores".

 

O diretor do Imupac, Wilson Miranda Junior, destaca a importância de eventos como este para a cultura e o patrimônio do município.

 

“Esta oficina vai abranger temas importantes sobre o restauro do patrimônio histórico cultural. Além disso, a proposta de construção da paleta de cores do Charitas levará a todos para uma viagem ao passado, em que os participantes verão como eram feitas as tintas, a base de cal e como eram pigmentadas. A construção de um catálogo é algo inédito e muito importante, para a manutenção do nosso patrimônio histórico cultural”, finalizou.

  

Foto: Divulgação


Secretário de Estado garante retomada de atividades para juventude em Tanguá

|

 


O prefeito de Tanguá, Rodrigo Medeiros, recebeu nesta segunda-feira a visita do secretário de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável, Alexandre Isquierdo, que assumiu a pasta com a reeleição do governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. Isquierdo visitou a sede do Centro de Referência da Juventude (CRJ) de Tanguá, no bairro da Ampliação, e na ocasião, garantiu a continuidade de diversos cursos para a juventude, como os de sobrancelhas, barbeiro, alongamentos e maquiagem. Essas atividades, embora já contem com inscrições de moradores locais, ainda não foram iniciadas.

Durante a visita, Rodrigo Medeiros agradeceu ao Governo do Estado pela reforma do CRJ, realizada em 2022, e reforçou a importância da retomada dos projetos sociais na região.

"O Centro de Referência da Juventude é um espaço que, com apoio do governador, Claudio Castro, conseguimos recuperar. Ele estava degradado, abandonado, e a gente ficou muito feliz de poder entregá-lo novinho para a população. E hoje, para alegria de todos, recebemos a notícia da continuidade das atividades desse local, beneficiando diretamente os jovens da região", disse Rodrigo Medeiros.

Segundo o secretário de Estado, Alexandre Isquierdo, a determinação do governador é pela plena retomada do equipamento.

"Em breve vamos trazer novos cursos, incluindo o CRJ Games, de tecnologia e informática. Pode ter certeza que será um equipamento de referência", disse Isquierdo.

A expectativa é que em até 2 meses toda a parte burocrática da nova pasta seja solucionada e os cursos iniciados.

Participaram do encontro os secretários municipais de Comunicação, Chailon Conceição, da Casa Civil, Fabiano Costa, de Assistência Social, Hezimara Duarte, e de Esportes, Pyll Maciel.

 

Foto: Divulgação


Antonio Zimmerle é o novo Superintendente de Programação da TV Cultura

|

 


Antonio Zimmerle, considerado um dos grandes entendedores de televisão no Brasil, está de casa nova. A partir do dia 1º de fevereiro, o executivo assume a Superintendência de Programação da TV Cultura.

O presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf, afirma que a vinda de Antonio Zimmerle como Superintendente de Programação da TV Cultura será um divisor de águas na história do canal. "É um passo a mais no desenvolvimento da programação da principal emissora pública do país. Contamos com o Zimmerle para aumentar ainda mais a importância e a audiência da Cultura".

Depois de longos anos na TV Globo e, recentemente, um período na Bandeirantes, Zimmerle enfatiza que estar na TV Cultura é um imenso prazer. “Tendo o apoio do presidente José Roberto Maluf, tenho certeza que teremos grandes chances de fazer uma TV cada vez mais forte".

 

Foto: Alexani Barbosa/TV Cultura

 


Sabrina Sato se junta a Alcione como musa do Camarote Nº1

|

 

Foto: Gabriela Schmidt (@gabriela_schmdt)
Fantasia: Henrique Filho
Styling: Pedro Sales (@pedrosales_1)
Beleza: Krisna Carvalho (@krisna)


Já começou a contagem regressiva para uma das festas mais importantes do mundo, o Carnaval. E seguindo este ritmo, após anunciar Alcione como primeira musa do Camarote Nº1, nesta sexta-feira (27), Sabrina Sato se junta à artista para compor o time. O tradicional evento de Carnaval que agita a Marquês de Sapucaí há 33 anos acontece nos dias 19, 20 e 25 de fevereiro, no Rio de Janeiro.

 

Conhecida como Rainha do Carnaval, Sabrina Sato repete o cargo mais uma vez no Nº1, onde é considerada a musa eterna do evento. No carnaval carioca, a apresentadora desfila como Rainha de bateria para Vila Isabel, segunda maior quadra entre todas as escolas de samba do Rio de Janeiro. “N°1 é o melhor lugar para curtir o Carnaval no Rio de Janeiro e há anos venho celebrando com eles a maior festa do mundo. Esse ano ainda temos uma convidada dos sonhos, ver Alcione brilhando como musa será histórico, estou muito feliz de estarmos juntas”, explica Sabrina Sato.

 

A escolha para que Alcione e Sabrina integrassem o time de musas, partiu do constante desejo do Camarote Nº1 em homenagear a história, os nomes, aspectos e características que representam o Carnaval brasileiro, conceito presente no line-up e cenografia da edição. “Ter a Sabrina novamente como nossa eterna musa Nº1 é motivo de grande felicidade e orgulho. Ela é um grande ícone do Carnaval e temos certeza que continuará trazendo todo o glamour e alegria diretamente da Sapucaí para o Camarote”, destaca Juliana Ferraz, sócia, diretora de negócios e RP da Holding Clube.

 

Além da novidade, o evento aposta na diversidade de ritmos em 2023, com atrações que vão desde o Samba, gênero característico do Carnaval, até o Funk, MPB, Rap e música Eletrônica. Dentre os principais destaques da edição estão Silva, revelação da nova MPB no Brasil, e o rapper Xamã, conhecido pelo hit ‘Malvadão 3’, sucesso de reproduções nas plataformas de streaming. Além dos artistas, o evento receberá trio especial formado por Rebecca, Lexa e MC Marcinho, que interpretam clássicos do Funk carioca durante a apresentação.

 

Dudu Nobre, que interpreta o ‘Samba Nº1’, música tema da edição, ficará responsável pelo comando da Roda de Samba do evento. Além do cantor carioca, que integra o line-up do evento desde 2018, o grupo de pagode DDP Diretoria fará a alegria dos foliões. As pick-ups serão comandadas por nomes como Thiago Mansur, Jopin, Antônio Oliva e Bender.

 

Sobre a Holding Clube


Grupo especializado em comunicação e marketing de experiência há mais de 30 anos no mercado, sob o comando dos sócios Marcio Esher, Juliana Ferraz, Priscila Pellegrini, Fábio Brandão e Fernanda Abujamra. O grupo também dispõe de projetos proprietários, como Camarote Nº1, Reveillon Nº1 e o Torcida Nº1, além de contar com as agências Banco_, Roda Trade, Samba, Cross Networking, Storymakers e Auíri, em seu guarda-chuva, que se complementam para oferecer formas inovadoras de envolver o público e as marcas, transformando a experiência em um momento inesquecível para todos.

 

 

Camarote Nº1 2023

Data: 19, 20 e 25 de fevereiro;

Local: Setor 2 - Sambódromo da Marquês de Sapucaí;

VendasLink

 

Foto: Divulgação


 


O município de Tanguá recebeu, neste fim de semana, o VI Encontro Regional de Folias de Reis. A iniciativa ocorreu no centro da cidade, reunindo diversas pessoas que prestigiaram o evento.

 

A ação cultural foi possível a partir do projeto "Bandeira dos Três Reis do Oriente Guiada por São Jorge", inscrita e contemplada pelo edital Folias de Reis RJ, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa (SECEC), visando uma apresentação pública como contrapartida da folia de Tanguá. Na ocasião, participaram folias de reis de Tanguá, Itaboraí e, também, Duque de Caxias e São Fidélis, através de uma Chamada Pública, algo inédito na gestão da cultura do município.

 

Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Reginaldo Garcia, esse tipo de evento é uma forma de dar continuidade a essa importante manifestação que passa de geração em geração.

 

"A Folia de Reis é um patrimônio imaterial e uma forma de tradição da cultura popular extremamente representativa, que muitas vezes também ajuda a contar parte da história de Tanguá. Ao permitir que diferentes gerações e pessoas participem de um evento como esse, estamos contribuindo para sua manutenção", disse Reginaldo Garcia.

 

A Folia de Reis está associada a uma tradição cristã de origem portuguesa e espanhola. De caráter cultural e religioso, celebra a visita dos três reis magos ao menino Jesus. Entoando músicas e cantos tradicionais da cultura popular brasileira, as Folias reúnem vários participantes numa rica manifestação cultural.

 

 

Foto: Divulgação


Ticiane Pinheiro cria primeira jornalista virtual do Brasil no Metaverso

|

 


2023 chegou com muitas novidades para Ticiane Pinheiro. A apresentadora do Hoje em Dia acaba de se lançar no Metaverso. Enquanto muitos influenciadores virtuais são personagens que poderiam ter nascido apenas na imaginação, Ticiane desenvolveu um storytelling para que sua influenciadora virtual ultrapasse todas as fronteiras.


Seu avatar Tarcilla já nasce como a primeira jornalista virtual do país, e como comunicadora, tem como princípio básico a curiosidade e a busca por uma boa informação assim como a apresentadora.“Estou muito feliz em apresentar a Tarcilla para o mundo - principalmente como a primeira embaixadora e jornalista virtual do Brasil. Seu lançamento marca minha busca por inovação e ousadia em experimentar tendências para cativar ainda mais meu público e alcançar uma nova geração de seguidores, além de inspirar uma reviravolta na minha narrativa. Ao lançar Tarcilla em paralelo à minha presença atual nas redes sociais e no mercado, pretendo expandir minha influência de maneira muito mais imersiva e experiencial”, diz Tici. 


Tarcilla foi desenvolvida para ser atraente, tanto para os seguidores quanto para as empresas que buscam o metaverso como realidade hoje. O alter ego ajudará Ticiane a se conectar de uma maneira nova e divertida, enquanto o prepara para oportunidades expansivas de tecnologia e metaverso, entrando em diferentes mundos virtuais. Com todo esse fluxo de conteúdo, a apresentadora pretende atrair um público de qualidade, o que beneficia as parcerias com marcas que visam atingir consumidores alvos.

 

Foto: Divulgação


Circuito de Corrida e Caminhada Energia em Movimento, em Saquarema

|

 


O Circuito de Corrida e Caminhada Energia em Movimento é um evento voltado para toda a família e todas as classes sociais e busca resgatar para as provas de corridas de rua os atletas de cidades do interior do estado do Rio de Janeiro que desejam um evento seguro, bem organizado e de extrema qualidade por um preço justo.


O Circuito foi formatado sob medida para a ENEL e visa atuar em sintonia com a marca no sentido de estimular a saúde e qualidade de vida e valorizar as economias locais de diferentes municípios do Estado do Rio de Janeiro, oferecendo à população um evento de excelência. 


O projeto é realizado pela Backstage Produções, e conta com o apoio da Enel e da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Em seu primeiro ano, o Circuito ocorreu em Petrópolis e Búzios, estimulando a prática esportiva nestas localidades e incentivando a atratividade turística de ambos os municípios. 


Nesta nova etapa, dando sequência ao projeto anterior, o Circuito de Corrida e Caminhada Energia em Movimento realizar-se-á, em Teresópolis e Saquarema.


Dessa vez o kit oferecido aos participantes será ainda mais atrativo, o participante poderá escolher a cor da sua camisa! Serão 4 opções para colorir a cidade! Além da camiseta os atletas receberão números de peito, sacochila e chip de cronometragem.


Esse ano, em sua segunda edição o Circuito trará uma novidade! Será montado um espaço especialmente pensado para as crianças: O Espaço Kids! Será totalmente gratuito, e contará com uma minipista infantil, onde as crianças poderão vivenciar a experiência do atletismo e ao final de sua participação receberão uma sacola com camiseta e medalha. Além disso, nesse espaço também haverá monitores e recreadores realizando atividades lúdicas, recreativas e didáticas, não sendo necessária a inscrição prévia.

 

Sobre a Backstage


A Backstage vem atuando no segmento de corridas de rua desde 2007, com o objetivo de ampliar o acesso de todos os brasileiros a um dos esportes mais democráticos e acessíveis. 


Ao longo deste período de 15 anos, a Backstage já contabilizou mais de 140 etapas realizadas em 31 cidades do Brasil, superando o número de 400 mil participantes.


A empresa tem 100% de aprovação, nos últimos 10 anos, em todos os projetos submetidos às leis de incentivo ao Esporte e à Cultura, tanto em âmbito Federal quanto na esfera estadual.


A meta é sempre garantir a realização de eventos diferenciados, desenvolvendo projetos esportivos com características exclusivas para cada cliente, criados de acordo com o posicionamento e as necessidades de comunicação de cada marca.


O foco é difundir valores como: saúde e bem-estar, qualidade de vida, valorização do meio ambiente e do ecossistema urbano, convivência e cidadania.  


O público é formado tanto pelos “fun runners”, corredores amadores, quanto por competidores, pois além da técnica esportiva, as corridas realizadas são uma atividade democrática, descontraída e impactante. 


Em todos os eventos são realizadas pesquisas detalhadas que permitem aprendermos com o público, entendermos seus anseios e conhecermos seu perfil. De acordo com pesquisas recentes, o público participante é cada vez mais assíduo e consciente da importância da prática esportiva.

 

Circuito de Corrida e Caminhada Energia em Movimento em Saquarema
Data: 05/03/2023
Distância: 5 km
Participantes: 800
Local: Saquarema
Valor da inscrição: R$ 35,00
Site: https://minhasinscricoes.com.br/Evento/CircuitoEnergiaemMovimento  
Redes Sociais: @circuitoenergiaemovimento 


Premiação com troféu: para os 5 primeiros colocados no feminino, masculino e para as categorias de idade – com entrega de troféus
Medalhas de participação para todos
Espaço Kids: gratuito – 100 crianças – De 0 a 13 ano
Certificado de conclusão de prova


Programação


Dia 04/03, sábado, de 09 às 17h – Entrega de kits
Dia 05/03, domingo, de 07 às 11h – Largada, Espaço kids, Zumba, Postos de Hidratação (com frutas e água).


Foto: Divulgação


Vinni Barcellos e sua forma musical de conduzir a vida

29 janeiro 2023 |

 


Viver daquilo que ama praticar. Que privilégio! É, justamente, dessa forma que o cantor Vinni Barcellos, de São Paulo, escolheu sua forma de vida e segue uma carreira ascendente.

 

Paulista, foi muito pequeno para o Rio Grande do Sul (RS). Lá morou em Pelotas e, depois, em Jaguarão, na fronteira com o Uruguai. “Aprendi a falar espanhol lá e, em 1997, fui para Santa Catarina, onde morei em Criciúma, Joinville e Floripa”, relatou.


Na verdade, Barcellos foi para Santa Catarina para trabalhar com música. Chegou a se apresentar em diversos eventos com bandas e, em Florianópolis, cantou, por quanto anos, na Banda Os Nativos. “Gravei dois discos com eles: ‘A Verdade’, em 2006, e ‘Nativos no Batidão’, em 2008. Voltei para São Paulo só em 2010”, contou.


O artista fez um teste para ser o vocalista da Banda Os Nativos, foi aprovado e o clipe da música “A Verdade” (https://www.youtube.com/watch?v=QPNDDNW_nRM)  chegou a ser exibido, na época, no canal Multishow e na MTV, ou seja, um trabalho profissional e tanto!


Hoje, Barcellos concedeu uma entrevista ao CULTURA VIVA e, aqui, relatou um pouco dessa história de muito sucesso, a cada batalha. A gente agradece o carinho.


Acompanhe! 

 

CULTURA VIVA: Que fato marca seu início no meio musical?

VINNI BARCELLOS: Comecei, mais ou menos, em 1991, quando frequentava o grupo de jovens da igreja Episcopal Anglicana da cidade de Jaguarão (RS). Foi um começo despretensioso e, ao mesmo tempo, viciante porque não consegui mais parar de tocar desde quando o Reverendo, da época, resolveu dar aulas de violão e ensinar a cantar as músicas da igreja.

 

C.V.: Sobrevive somente da música ou tem outra profissão? 

V.B.: A palavra sobreviver é uma realidade para a maioria dos músicos do Brasil. Realmente, temos que ser muito profissionais para mantermos essa profissão. Já trabalhei, na minha juventude, com lojas no comércio e fui montador de móveis, mas foi por muito pouco tempo. Quando comecei a tocar, profissionalmente, em 1993, percebi que conseguiria pagar as minhas despesas e viver fazendo o que gosto e, desde então, não trabalhei com outra coisa a não ser com música, apesar de ter ensino superior (licenciatura em Artes Visuais).

 

C.V.: Em algum momento já pensou em desistir da carreira?

V.B.:Na pandemia as coisas ficaram bem difíceis porque não podia mais me apresentar em público e cheguei a trabalhar com a música na parte de produção de vídeo e áudio no meu home estúdio, mas mesmo assim não pensei em desistir da minha profissão.

 

C.V.: Como considera o mercado musical em São Paulo? Se comparado com outros Estados, é mais rentável?

V.B.: São Paulo, com certeza, tem muito trabalho no meio musical. Acredito que seja o mais rentável sim. Eu faço apresentações quase que toda a semana. Às vezes só paro nas segundas-feiras.

 

C.V.:  Além de cantar, você também toca instrumentos. Quais são? Com qual deles tem maior afinidade?

V.B.: Toco guitarra e violão, mas arranho contrabaixo e cavaquinho. Tenho mais afinidade com o violão e a guitarra. Acho essencial para qualquer cantor saber tocar um instrumento porque ajuda muito na percepção musical. Eu também sou guitarrista. Inclusive, me apresento como guitarrista e já gravei alguns trabalhos tocando guitarra.


 

C.V.: Você também dá aulas de violão e guitarra. Como é o Vinni professor? É muito exigente?

V.B.: Esporadicamente, dou aula de violão e guitarra. Não faço muito isso porque não é o meu foco. Não me considero muito exigente, mas fico feliz e empolgado quando o aluno realmente quer aprender.

 

C.V.: As aulas são somente presenciais ou você atende alunos online também?

V.B.: Os dois, dou aulas presenciais e online. Mas, ultimamente, estou com pouco tempo para me dedicar a dar aulas.

 

C.V.:  Em 2022 você participou de um quadro musical do Programa do Ratinho, no SBT, com grande destaque. Como foi a experiência?

V.B.: Para mim, foi muito legal ir aos estúdios do SBT! Nós, todos, fomos muito bem recebidos! Gostaria de ter mais tempo para mostrar meu trabalho. Mas, já valeu muito a experiência porque cantar em rede nacional mesmo que seja pouco tempo é muito importante para a divulgação da nossa arte.


 

C.V.: Quando vai preparar um show, qual o seu principal critério?

V.B.: A primeira coisa que eu penso é se vou me sentir bem com o estilo, com o repertório. Isso é fundamental para apresentar o meu melhor para o público.

 

C.V.: Antes de qualquer apresentação ensaia muito?

V.B.: Depende da apresentação. Se for um repertório que eu já toco, nem preciso ensaiar; agora, se forem músicas novas, com certeza, tenho que me dedicar. Lembrando que, independente de apresentações, antes disso eu tenho uma rotina de estudos, tanto na guitarra quanto no canto.


 

C.V.: Seu estilo musical é bem romântico e a gente percebe o romantismo em seu olhar. De onde vem todo esse sentimento que consegue transmitir ao público?

V.B.: Isso é natural. Tenho afinidade com músicas românticas. Uma vez fiz um show em São Paulo em homenagem ao Frank Sinatra e, nesse show, cantei muitas músicas românticas que ele gravou.


C.V.: Quais são as suas redes sociais?

V.B.: Tenho Facebook, Instagram, Tiktok e também YouTube. Podem procurar por Vinni Barcellos que vai ser fácil de me achar.

 

Fotos: Divulgação