Denise Agassi apresenta nesta quinta-feira, 16 de junho de 2022, sua mais recente net arte: Cachoeira de Dados, contemplado pelo XVI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia.
A obra online pode ser acessada aqui:
https://deniseagassi.net/



Cachoeira de Dados é uma net arte formada por diferentes recortes horizontais de fotografias coloridas da foz do rio Iguaçu. As imagens foram localizadas na internet a partir das tags "Cataratas do Iguaçu" traduzidas em diversos idiomas. As palavras se transformaram em imagens de uma longa queda d'água que pode ser percorrida continuamente através da tecla de rolagem do mouse. 



Em alguns momentos, essa água é mais caudalosa e preenche toda tela, e em outros, o fluxo de dados é mais intenso que a água, o que gera, em alguns trechos, acúmulos e sobreposições de informações. Alguns recortes são tão finos que se transformam em linhas coloridas. Um tanto de imagens têm boa qualidade, enquanto outras, a resolução é baixa e o pixel se torna uma textura que se mistura com a espuma de água.



No centro de cada página existe um sutil link-portal que dá acesso a outras páginas da internet. Essas conexões são como afluentes de rios que se desdobram em as camadas visíveis e invisíveis do corpo humano, recordando que somos água e estamos conectados em rede.



A obra Cachoeira de Dados também possibilitou o encontro das redes digitais e da net arte, pesquisa que a artista desenvolve desde 2007, com as redes energéticas, no que diz respeito aos trabalhos de cura que ela vem realizando desde 2017,  a partir da sua formação em medicina oriental.



Cachoeira de Dados, 2022. Net Arte

Criação e pesquisa: Denise Agassi

Orientação crítica: Christine Mello

Diagramação web: Julieta Tarraubella

Assessoria de imprensa: Carola Gonzalez

Audiodecrição: Denise Agassi (port), Lecio Rabello (eng), Daniel Gavilan (esp) Este projeto foi contemplado pelo XVI Premio Funarte Marc Ferrez de Fotografia. 

 

Cachoeira de Dados, de Denise Agassi
net arte disponível em https://deniseagassi.net/

Projeto contemplado pelo XVI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia.

 

 

Sobre a artista

 

A pesquisa artística refere-se à atuação em estruturas em rede que se relacionam com as dimensões físicas, energéticas e digitais, do corpo e do planeta. Em um primeiro momento, trabalhou com a net arte, através da articulação de sistemas de busca e das subjetividades das redes digitais. A partir da formação em Medicina Tradicional Oriental, a investigação de dados e memórias passou a ser nas redes físicas e energéticas do corpo. Criou o ateliê.consulta para práticas artísticas que possibilitam a ativação e a manutenção das tecnologias próprias do corpo e realização de dinâmicas de produção de self.



Mestre pela FASM/SP (2007-2009). Bacharel pela FAAP/SP (1997-2002), em Artes Visuais. Formada em Medicina Chinesa pela Escola Neijing, São Paulo/Espanha (2016-2019). Professora convidada para o curso de pós-graduação em Audiovisual Expandido, na FAAP (2022). Docente na Faculdade UniSantanna (2017-2018), na FMU (2012-1016) e Senac (2011). 



Realiza oficinas e workshops em instituições e centros culturais, desde 2004, integrando arte, mídias e processos de expansão da consciência.  No contexto das redes digitais, as práticas artísticas pedagógicas foram: Lanterna Mágica Celular, Mídia Magia Pré-cinemas, Arte em Rede, Cauda de Cometa Light Painting. Escrita-desenho, Boneca Estelar, Respiração-antena e Respiração Consciente tem o intuito de atuar nas redes físicas e energéticas do corpo. 

 

Foi contemplada pelas premiações: XVI Funarte Marc Ferrez de Fotografia, Produção Cultural Aldir Blanc, Proac Artes Visuais; Mídias Locativas no Festival Vivo Arte.mov. 



Participou das exposições: Campos de Invisibilidade, no Sesc Belenzinho; Es no es un Museo, no CCSP; Performatividade e Memória, no Paço das Artes; Exposição Multitude, no Sesc Pompeia; Viagem-arquivo (individual), na Oficina Cultural Oswald de Andrade; Tekhné, no MAB; Galeria Expandida, na Luciana Brito Galeria; Olhares Ampliados, no Sesc Vila Mariana (individual), Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo, entre outras.

 

Realizou as residências artísticas: Pivô Pesquisa; ALTav-Rede do Audiovisual Expandido; Residência Can Xalant, na Espanha; Programa de Residência Artística LabMIS, do MIS-SP; Residência Artística Brande, na Dinamarca.

 

Fotos: Divulgação


          Prefeito Rodrigo Medeiros, Procurador Ricardo Cidade e representante da empresa


O município de Tanguá deu mais um importante passo para a economia da cidade. Isso porque, nesta terça-feira (28), o prefeito de Tanguá, Rodrigo Medeiros, e os representantes da área da antiga Companhia Brasileira de Antibióticos (Cibran) - maior indústria farmacêutica da América do Sul nos anos 80 - formalizaram a desapropriação amigável do imóvel.

A propriedade tem cerca de 200 mil metros quadrados e sediará a Zona Especial de Negócios (ZEN) do município, que espera conceder a instalação de empresas de diversos segmentos.

Segundo Rodrigo Medeiros, o objetivo da ZEN é movimentar a economia local e gerar centenas de empregos diretos e indiretos.

"É importante informar que estamos adquirindo toda a área localizada após a linha férrea, que compreende 9 galpões e todo seu arruamento. Uma estrutura pronta para recepção de investidores e, também, para a construção do nosso parque tecnológico. Um investimento que mudará a vida da nossa cidade e contribuirá para a geração de empregos", explicou Rodrigo Medeiros.

 O encontro também contou com as presenças do secretário de Casa Civil, Fabiano Costa; do Procurador-Geral do município, Ricardo Cidade; do subsecretário de Obras, Gabriel Costa; e do subsecretário de Casa Civil, Alex Piciani.

 

Foto: Divulgação


 


Nesta sexta-feira (29/7), o Metrópolis conversa com Marieta Severo, Renata Sorrah, Andréa Beltrão e Ana Baird - que estreiam a peça O Espectador. O programa também retorna com os musicais no estúdio e conta com a presença de Gui Amabis, Juçara Marçal e Rodrigo Campos. Apresentado por Adriana Couto e Cunha Jr., vai ao ar às 19h20, na TV Cultura.
 

No dossiê, Adriana Couto vai até o Rio de Janeiro para falar do espetáculo O Espectador, que celebra encontros, reencontros e a reabertura do Teatro Poeira após o hiato da pandemia. E conversa com Marieta Severo, Renata Sorrah, Ana Baird e Andrea Beltrão que, na peça, quebram a quarta parede e colocam o público em um tribunal, dentro de um país chamado Brasil.
 

No estúdio, Cunha Jr. entrevista Gui Amabis, Juçara Marçal e Rodrigo Campos, que juntos apresentam um número musical no Metrópolis. No bate-papo, falam sobre o projeto Sambas do Absurdo Vol.2. Rumo ao final, Renata Simões traz reportagem sobre o Festival de Inverno de Garanhuns, em Pernambuco.

 

Foto: Narriman Romeiro


'Eliane Salek Trio convida Nilze Carvalho' em shows no Rio

|

 


Após o grande sucesso obtido em Concertos na Casa da Música do Porto e no Cascais Jazz Club, a cantora, pianista, flautista, compositora e produtora fonográfica Eliane Salek deslancha seu projeto de lançamentos, com cinco novos singles, videoclipes e EP, dando continuidade também aos seus autorais, lançados no Rio de Janeiro e Portugal em 2019. Os shows acontecerão dia 5/08, às 19h, no Centro de Referência da Música Carioca (Rua Conde de Bonfim, 824 - Tijuca -3238.3831) e dia 26/08, às 20h, no Teatro Solar de Botafogo (Rua Gal.Polidoro,180). No Centro de Referência, o Eliane Salek Trio contará com a participação especial da cantora e musicista Nilze Carvalho.

O primeiro single da nova série de 2022 foi lançado em 1/7 nas plataformas digitais, "A Rã" (João Donato e Caetano Veloso); o próximo, a música "Jardin d’Hiver", de autoria de Benjamin Biolay e Keren Ann , sucesso na voz de Henri Salvador,será lançado dia 29/07. A canção francesa, no arranjo da artista, que também assina a produção fonográfica e direção musical, ganhou contornos afro-cubanos. Esses e mais três farão parte do EP "Brasileira", que também trará o single "Falando de Amor" com uma bela e especial participação de Leila Pinheiro.

Sobre Eliane Salek, uma lenda da crítica nacional, o jornalista José Domingos Raffaelli, sentenciou:”-Uma das mulheres que fazem a grandeza do jazz”, ao lado de Toshiko Akiyoshi e Tânia Maria...”, que também considerou o seu segundo álbum como um dos três melhores de MPB do ano; e ainda sobre Eliane “Ella Fitzgerald brasileira” ( por François Loup, Maryland University). Sua música mistura influências das diferentes escolas por que passou, impregnada pelo poder rítmico do samba, da bossa-nova, do choro , emoldurados pelas referências harmônicas do jazz e o refinamento estilístico do clássico, mergulhando nos scats de jazz vocal junto a seu piano.

O repertório é composto pelosingles lançados , obras autorais e de Tom Jobim, Nelson Cavaquinho, Cartola, João Donato/ Caetano Veloso, Nelson Sargento, Noel Rosa/Vadico, Geraldo Pereira, Gilberto Gil, Chico Buarque de Holanda, Nelson Sargento, entre outros.


Foto: Divulgação


INPI confirma selo e qualidade das Laranjas de Tanguá e Região

|

 


O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) garantiu à Região de Tanguá, que engloba os municípios de Tanguá, Rio Bonito, Araruama e Itaboraí, o selo de laranja mais doce da região, ao conceder à fruta local a registro de reconhecimento de indicação geográfica que garante a oficialização do nome “Laranjas da Região de Tanguá”.

 

O processo de reconhecimento que contempla laranjas dos tipos seleta, natal folha murcha e natal comum, seguiu acompanhado de documento que destaca a qualidade da fruta, evidenciando suas características físicas e sensoriais, maior doçura e suculência, e que recebem influência direta dos conhecimentos dos agricultores da região.

 

Com o reconhecimento da indicação geográfica, o município, que recentemente recebeu o título de Capital Estadual da Laranja, espera aumentar o escoamento de sua produção e alcançar novos mercados, junto com os demais agraciados.

 

O prefeito de Tanguá, Rodrigo Medeiros, comemorou a conquista e se mostrou entusiasmado com a referência da 

fruta local.

 

“É com grande alegria que recebemos essa notícia. Sabemos o quanto o selo de indicação geográfica pode contribuir para a valorização da nossa produção e do trabalho do agricultor tanguaense. Agora iniciaremos o planejamento para que possamos potencializar esse reconhecimento da nossa laranja e, quem sabe, consolidarmos Tanguá como referência nacional na produção de frutas cítricas”, disse Rodrigo.

  

Rodrigo ressaltou, ainda, que todo o trabalho envolveu instituições de renome, como a Associação dos Citricultores e Produtores Rurais de Tanguá (ACIPTA), que apoiaram a construção de toda a documentação exigida pelo INPI e estas mesmas estarão em conjunto com a prefeitura de Tanguá e os demais municípios atuando de maneira ordenada para potencializar todas as chances de colocação diferenciada dos produtos reconhecidos como indicação geográfica.

 

Foto: Divulgação


Arena Chiqueiral realiza tributo a seu patrono, Sotero Teixeira de Souza

26 julho 2022 |

 


No último sábado (23/07), o Centro de Lazer e Cultural Arena Chiqueiral Sotero Teixeira de Souza, em São Vicente de Paulo, no Terceiro Distrito de Araruama, no Rio de Janeiro, promoveu um evento em homenagem ao Poeta e Fotógrafo Sotero Teixeira de Souza, falecido em 17/07/2022, em Arraial do Cabo. Homenageado em dar nome ao local, ele fez história na Região dos Lagos e se tornou uma das figuras mais importantes do entorno, nos últimos tempos.


          Daniel Chaves com a camiseta em homenagem ao radialista Ronaldo Cammarota e ao Poeta Sotero Teixeira de Souza

 

O responsável pelo espaço, o Poeta Daniel de Mendonça Chaves, apoiado por sua família e por uma rede de amigos, artistas, poetas e músicos, realizou mais um encontro na Arena, regado a um bom almoço à caipira e sobremesas com direito a doces diversos e um bom papo, além de músicas de qualidade, interpretada por diversos convidados. A data marcou mais um capítulo na história da Arena. Viva a Cultura!



               O verso da camiseta em homenagem a Sotero e Cammarota

 

A presidente da Academia de Artes, Ciências e Letras de Iguaba Grande, a professora Katia Regina Souza Lima também participou do evento, acompanhada da amiga Célia Guimarães Lacerda, também membro da instituição.


            Katia, Daniel, Célia, Ivan Navi e Rojangela (esposa do Daniel)


A presença do corneteiro oficial do Jockey Club do Brasil, o Poeta Pablo Demétrio:

 

Pablo entre os poetas e membros da Academia Araruamense de Letras (AARALETRAS)

 

O escritor  Leando Miranda também compareceu ao evento, acomapanhado por seu pai:


Leandro, Daniel, Ricardo Miranda (pai do Lenadro) e o professor Marcinho


Algumas fotos expostas na Arena Chiqueiral:


                                              Lembrança dos pais do Daniel Chaves


Mais um encontro marcante com a presença do Ronaldo Cammarota e sua esposa Maria Alves de Quadros


                                          Entrevista concedida à repórter Claudia Almeida


                                        Foto feita por Sotero em 2017


Mais um pouco do Tributo a Sotero Teixeira de Souza:

 














 

Fotos: Divulgação


Perdigão entra na 'Pipoca de Ivete Sangalo' com patrocínio ao seu novo programa

22 julho 2022 |

 


As tardes de domingo prometem ganhar um novo sabor de alegria e toque de energia com um dos nomes mais eletrizantes da música brasileira. Isso porque Ivete Sangalo, embaixadora da Perdigão, marca presente na mesa dos brasileiros há mais de oitenta anos, apresentará, a partir de 24 de julho, seu novo programa intitulado “Pipoca da Ivete” e contará com o patrocínio como parte de sua campanha “O sabor de Perdigão tem poder”. A marca preparou uma série de conteúdos para a abertura, as vinhetas do programa e diversas ações durante a exibição que prometem surpresas e interação com os produtos. Toda a estratégia foi criada pela agência Almap BBDO.

 

“Pipoca da Ivete” contará com um pouco de tudo: brincadeiras, adivinhações, desafios, som e bate-papo. Mais do que isso, Veveta também vai participar das gincanas junto com seus convidados, sejam famosos ou anônimos, trazendo descontração para encerrar o fim de semana com chave de ouro. “Estamos muito contentes ao lado de nossa embaixadora em seu novo projeto. Já que o ‘Pipoca’ tem como objetivo mostrar a praticidade e o propósito de se desconectar e se divertir, nada mais justo do que Perdigão estar presente e mostrar todo o poder de seu sabor para os consumidores, afinal como sempre reforçamos, não há nada melhor do que comer junto daqueles que amamos, ainda mais assistindo a um programa descontraído e acompanhado de uma refeição de qualidade”, explica Rafael Gonçalez, Gerente Executivo da Perdigão.

 

A campanha “O sabor de Perdigão tem poder” também conta com diversas versões de filmes que já estão no ar da Globo. Neles, Veveta traz foco aos produtos Linguiça Defumada, Salsicha, Mortadela Ouro e os pratos prontos da linha Meu Menu. A ativação ainda conta com desdobramentos de conteúdos no online. Para completar, Perdigão também foi patrocinadora ouro do São João da Thay, uma das maiores festas juninas do país, além de ter promovido ativações no Domingão do Huck. Assista o filme aqui: Link

 

 

Sobre a Perdigão

 

 

A Perdigão está presente na casa do consumidor há mais de oito décadas e acredita nas relações humanas para celebrar as refeições, sejam em ocasiões especiais ou situações cotidianas. Com o posicionamento ‘Comer Junto’, a marca tem em seu portfólio opções democráticas que atendem diferentes públicos e ocasiões de consumo, que vão desde café da manhã, passando pelo almoço, lanches até o jantar.

 

Foto: Divulgação


Águas do Rio leva realidade virtual para a Expo Cordeiro

|

 


Já imaginou navegar por um rio sem precisar estar nele? É isso que a Águas do Rio proporciona para os visitantes da Expo Cordeiro. As imagens, transmitidas por um óculos 3D, leva, de forma lúdica, mensagens sobre a importância do saneamento na preservação do meio ambiente. A ação tem sido um grande atrativo do stand da concessionária durante a exposição agropecuária e reúne famílias que entram, literalmente, em um barco para dar mais realidade ao conteúdo.

 

A friburguense Daniele Coelho e sua família curtiram a iniciativa a bordo da embarcação da Águas do Rio. “É uma iniciativa muito legal porque as crianças aprendem, de uma maneira mais interativa, a importância da água para a natureza, para a nossa vida, e essas mensagens também são importantes para nós adultos termos mais consciência sobre o meio ambiente”, avaliou ela, que visitou o espaço com o marido, Anderson, e a filha, Lavínia.

 

Um grande jogo de tabuleiro também agitou a criançada. Do começo ao fim, em cada ‘casa’ há um questionamento sobre o saneamento. Quem acerta a resposta avança até chegar ao final da brincadeira. Mais do que vencer um jogo, neste caso, a conquista está no aprendizado. “O foco na criança foi um diferencial que a gente encontrou aqui no stand. Desde ontem, todas foram bem recebidas pela equipe, aprenderam sobre a água, beberam água e pediram para voltar. Obrigada e parabéns para a equipe pela organização do trabalho”, disse a assistente administrativa Laís Souza Passos.

 

Apesar do evento ser realizado na Região Serrana, os dias têm sido de sol predominante. Para alegria do público, a concessionária, através da ação ‘Água Aêêê’, distribui água tratada e fresquinha em copos personalizados desde a abertura dos portões da festa até o fim da noite. “Adorei, porque ajuda a gente a aliviar esse calor que tem feito aqui na cidade. Adorei o copo também! Estão de parabéns”, destacou a professora Janaina da Silva Pinto.

 

Um laboratório móvel, montado em uma van, também faz parte das atividades oferecidas pela Águas do Rio durante o evento. Em tempo real, técnicos da empresa realizam o monitoramento da qualidade da água através das amostras coletadas na rede de abastecimento do Parque de Exposições. 


***Na Foto em destaque, Daniele e sua família curtindo a animação em realidade virtual, enquanto a criançada participa de jogo sobre saneamento básico.

  

Foto: Ascom Águas do Rio